quarta-feira, 20 de abril de 2011

Dia 109: Salmos 67-68

A salvação vem do Senhor
Leia: Salmos 67-68


É de Deus, o Senhor, que vem a salvação do homem. Salvação física, emocional e espiritual. Deus não se preocupa apenas com sua dimensão intangível: Ele quer cuidar de você completamente. Ele é misericordioso e trata com bondade os que O amam, e rega a terra para que haja alimento. Ele pensa nos órfãos, nas viúvas e nos prisioneiros. Deus é Deus também dos pobres, dos desabrigados, dos desvalidos. Deus é forte e dá livramento. Ele vence os seus inimigos até mesmo sem você se dar conta disso. Deus usa Seu grande poder em nosso favor e nos protege do mal. Ele fortalece e anima o Seu povo. Só Ele pode salvar o corpo, a alma e o espírito.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Dia 108: 2º Samuel 21-24

Esta postagem é mais uma contribuição de Joelma SanMelo. Confira também o blog dela, CurtaCristo!


Consertando um erro do passado
Leia: 2º Samuel 21




Saul tinha feito besteira quando tentou exterminar os gibeonitas, isso acarretou consequências gravíssimas para o povo de Israel, pois Deus os castigou pelo sangue dos justos que foi derramado sem necessidade (1). Houve fome durante três anos. Davi então mandou chama-los para se retratar com o povo e poder ser abençoado (3).


Quantas vezes temos que voltar atrás para consertar uma besteira que fizemos, ou até mesmo outros a fez, mas que está atrapalhando o bom andamento da vida! Às vezes foi uma palavra que feriu, e você nem notou. (Quem apanha nunca esquece!). Tem uma mancha na minha vida que foi feita na minha adolescência, e eu nunca pude voltar atrás para consertá-la simplesmente porque a pessoa ferida foi embora e eu nunca mais tive contato com ela. Então, para evitar que esse tipo de coisa aconteça novamente, busco a sabedoria no falar e no tratar às pessoas. Isso me livra das retratações!


Geralmente consertar uma leseira feita no passado custa caro. Para o rei Davi custou a execução de sete pessoas descendentes de Saul (6). Então vamos pensar bem antes de cometer erros que trarão manchas e consequências à sua vida. Peça sabedoria de Deus e Ele te dará.


Proteja quem você ama


Davi e seus soldados saíram para guerrear contra os filisteus. Um dos inimigos, Isbi-Benobe, tentou matar Davi no momento em que este estava cansado (16). Mas Abisai, um dos guerreiros do rei, o protegeu e matou o filisteu. Após este incidente, os israelitas juraram a Davi: “Nunca mais sairás conosco à guerra, para que não se apague a lâmpada de Israel” (17).


Já pensou que coisa linda! Eles protegeram o seu líder no momento da fraqueza, pois lhe davam a real importância. Será que estamos cuidando dos nossos lideres? Eles também passam por momentos difíceis, têm suas fraquezas, seus problemas... Sim, são homens e mulheres de Deus. Estão cheios da Palavra! Mas também são homens e mulheres de carne e osso, e estão sujeitos às mesmas tentações que todos nós. E o inimigo da nossa alma está à espreita, como um leão buscando a quem possa tragar (1ª Pedro 5.8).


Esteja atento às investidas do inimigo para que vocês não caiam e nem deixem quem ama cair! “Levem os fardos pesados uns dos outros e, assim, cumpram a lei do Senhor”. (Gálatas 6.2)


Louve sempre!
Leia: 2º Samuel 22


Depois de várias batalhas, Davi entoou um cântico ao Senhor, exaltando Sua grandeza e importância na vida dele. Ele sabia que a vitória contra os inimigos não era mérito seu, e sim do Senhor. Na batalha do nosso dia a dia também deve ser assim: Dar a honra aquém realmente pertence!


Nada que temos é mérito nosso. Todas as nossas vitórias foi o Senhor que conquistou, e até as derrotas são permitidas por Ele.


Mas o Senhor recompensa aqueles que vivem em retidão, conforme as instruções Dele. Ele diz: “Ao fiel, te revelas fiel, ao irrepreensível te revelas irrepreensível. Ao puro, te revelas puro, mas ao perverso te revelas astuto”. (26-27)


O Senhor é um Deus de amor, mas também é fogo consumidor! (Hebreus 12.29). Ele está pronto a nos ajudar, a nos livrar dos laços dos nossos inimigos, mas para sermos protegidos devemos estar debaixo da Sua proteção, isto é, debaixo dos seus mandamentos (25).


A perfeição do caminho do Senhor


Você lembra dessa música? 
http://www.vagalume.com.br/marcos-goes/o-caminho-de-deus-e-perfeito.html#ixzz1Jvx4AjDU


Quem nunca cantou está canção na igreja e se alegrou e declarar essas palavras? Eu ficava tão feliz quando o ministério escolhia essa música para cantar, pois eu me imaginava em uma guerra, me preparando para enfrentar meus inimigos... Com a Palavra do Senhor é assim, estamos sempre fortalecidos e prontos para a batalha, e nada nos abala. Creia que estamos em guerra e o Senhor está a adestrar nossas mãos para guerrearmos!


O que tenho feito...
Leia: 2º Samuel 23


Eita, o capítulo de hoje já começa nos fazendo refletir em nossas vidas a respeito do que estamos fazendo para o Reino! Será que alguém pode dizer de você as palavras citadas no verso 1? É muita responsabilidade a nossa, pois assim como Davi, nós também fomos ungidos para sermos embaixadores de Cristo na terra. E será que estamos fazendo jus ao cargo? É um fato a analisar.


No verso 2 ele diz que o Senhor colocou a Sua Palavra na boca dele. “Sua Palavra esteve na minha língua”. O que temos falado tem edificado vidas, ou temos jogado palavras ao vento? Olha, esse capítulo me fez refletir em tudo isso. Davi continua falando que Deus o escolheu e o usou para que se cumprisse a Sua vontade. E ainda diz que o Senhor concederá tudo o que ele deseja, pois ele obedece aos mandamentos de Deus. (5b)


Decisão difícil
Leia: 2º Samuel 24


Deus incitou o rei Davi contra os israelitas, e ele levantou seus homens para fazer um censo da população para saber quantos homens habilitados para o serviço militar. Após fazer isso (Ele não pediu consentimento de Deus e por isso Deus se irritou com Davi), ele se arrependeu e pediu perdão de Deus  (10). Mas Deus disse que iria castiga-lo, e ele tinha três opções a escolher: 


1- Três anos de fome
2- Três meses sendo perseguido por seus inimigos
3- Três dias de pragas sobre Israel


Que difícil escolha, não acha? Davi se viu encurralado: todas as opções afetarão o povo. E agora? O rei escolheu três dias de pragas, afinal, três dias passam logo! Na realidade essa passagem nos faz lembrar que tudo que fazemos reflete em alguém. E principalmente se você exerce função de liderança. Ai é que você é cobrado diante do Senhor! O que Davi fez desagradou a Deus e tinha que haver uma consequência. Todo pecado traz uma consequência, nunca esqueça disso. É impossível retirar um prego da madeira sem deixar marca. Então pense bem antes de fazer besteira!


O reconhecimento do erro


Davi sabia que o que tinha feito foi pecado contra o Senhor e reconheceu seu erro, indo edificar um altar para oferecer uma oferta de arrependimento a Deus. Sabemos que errar faz parte do homem, mas Deus quer que reconheçamos esse erro e nos prostremos aos Seus pés para sermos perdoados. Se você errou reconheça e arrependa-se. Deus é amor e um Pai perdoador. Dedique um coração puro e voltado à obediência ao Senhor. Você vai fazer Ele sorrir!

Dia 107: 2º Samuel 17-20

Esta postagem é uma contribuição muito bem-vinda de Rodrigo Fontes. Valeu, mano! 


Husai. Esse era brother!
Leia: 2º Samuel 17




Quando Aitofel contou seu plano para matar Davi, pensou em todos os detalhes. Tanto que Absalão e os chefes de Israel concordaram no ato (4). Só que Aitofel não contava com ele: Chapolin Colorado? Não, Husai, o arquita!


Dando um migué de conselheiro de Absalão, Husai discordou do plano de Aitofel e “criou” ele mesmo seu plano (7-13). Lógico, como era amigo de Davi, seu plano tinha o intuito de ajudar o rei a escapar dos homens de Absalão.


Deus fez de Husai Seu instrumento, para que Absalão fosse derrotado (14) e Davi pudesse fugir atravessando o Rio Jordão até chegar a Maanaim. Husai era amigo de Davi, daqueles chegados mesmo! Além de tudo, um brother inteligente. 


Muitas vezes não dá pra fazer tudo sozinho, né? Existem momentos em que precisamos da ajuda de um amigo de fé, irmão camarada, pra superar determinado obstáculo. Saber que podemos ter alguém em quem confiar é muito confortante nessas horas. Sem falar na força que isso te dá.


Amigo verdadeiro, leal, pronto pra ajudar em qualquer situação, principalmente nas horas de dificuldade. A mensagem de Provérbios 17:17 vai fazer você lembrar disso...


Pais e Filhos
Leia: 2º Samuel 18


Davi queria ir na frente de batalha de seu exército, porém seus homens o impediram. Concordando com eles, Davi ficou junto à porta da cidade (2-4). Uma coisa aqui me chamou a atenção. Enquanto o exército saía da cidade, Davi chamou Joabe, Abisai e Itai para pedir a eles que poupassem a vida de seu filho Absalão, caso ele fosse capturado (5). Lembre-se de que Absalão era o grande rival de Davi nessa batalha, mas ainda assim, não deixava de ser seu filho. Nesse momento, os sentimentos do rei, de amor e compaixão por Absalão, falaram mais alto que a batalha de início próximo. Mais adiante, Absalão ficou preso pelos cabelos em um grande carvalho. Joabe e seus homens se aproveitaram da oportunidade e o mataram (9-15). Dá pra imaginar o sofrimento de Davi ao descobrir da morte de seu filho...


Por mais que brigas e discussões (e até guerras, no caso) aconteçam, dificilmente o amor dos pais pelos filhos irá desaparecer ou até mesmo diminuir. E não é necessário ser especialista em relações familiares pra saber que isso é verdade. Lembre-se disso quando te der vontade de se revoltar contra seus pais.


Vossa Excelência deveria seguir o exemplo
Leia: 2º Samuel 19




Nesse capítulo destaco algumas características de Davi:
Força - Mesmo com o sentimento de perda do filho ainda forte (4), Davi sabia que precisava voltar para Jerusalém.
Sabedoria - Com a ajuda de seu sobrinho Amasa, Davi conseguiu convencer os chefes de Judá – tribo a qual ele pertence – a aceitar sua volta (13-14);
Benevolência e gratidão – Davi se prontificou a cuidar de Barzilai se este fosse com ele a Jerusalém (33). Barzilai havia sustentado Davi e seus soldados durante a fuga e, já idoso, preferiu apenas ajudar o rei na travessia e depois voltar pra casa (34-37).
Um rei forte, sábio, benevolente e grato. Que belo exemplo para os líderes de hoje, hein!


Eficiência, eficácia... Que tal efetividade?
Leia: 2º Samuel 20


Joabe sempre se mostrou fiel ao rei Davi. Para provar isso, utilizou de artifícios um tanto exagerados. Pelo simples fato de Amasa, sobrinho de Davi, não ter voltado nos três dias ordenados pelo rei para reunir as tropas de Judá, Joabe o encontrou em Gibeom e o matou (8 -10). Lembro também que Joabe matou Absalão, filho do rei, e Abner, outro general do mesmo. Mesmo demonstrando “fidelidade”, Davi não se agradava dos métodos truculentos de seu comandante-chefe. 


Não é somente por fazer o que parece ser de bom grado ao superior que podemos nos valer de procedimentos errados. É preciso discernimento na tomada de decisões e não se deixar levar pelo “calor do momento”.Mais adiante veremos que Joabe vai aprender isso da maneira com a qual se valia para manter seu cargo. Pois é.

Dia 106: 2º Samuel 13-16

Doente de Paixão
Leia: 2º Samuel 13


A paixão pode se tornar uma doença. É como um rio que corre veloz na direção de uma cachoeira... e você é um mero gravetinho no meio desse rio! Se você se deixa dominar pela paixão, você vai se machucar... Paixão é uma emoção forte, descontrolada. É a realização de um desejo latente. Paixão, sem amor, é um veneno!




E foi exatamente isso o que aconteceu com Amnom. O cara endoidou e, dando vazão à sua louca paixão, estuprou sua meia-irmã e depois a expulsou de casa. Veja como funciona esse processo da paixão: você deseja algo tanto, que chega a ficar doente; acaba arrumando maneiras de concretizar suas fantasias, mesmo que para isso use de métodos imorais ou ilegais; e, no final das contas, vem a repulsa e a culpa. . Como é impressionante o verso 15, na NVI: "Logo depois Amnom sentiu uma forte aversão por ela, mais forte que a paixão que sentira. E lhe disse: 'Levante-se e saia!'"  Repare que a paixão não quer deixar que você faça as coisas do jeito certo (11-17)


"Mui amigo"


Poucas pessoas falam do tal do Jonadabe (3-5). Esse sim, é amigo da onça, digo... do cão! Ao invés de aconselhar o amigo a não pecar contra o Senhor, encontrou uma forma de levar a cabo o desejo impuro de Amnom. Esse é um alerta bíblico que você não deve ignorar: Escolha bem suas amizades. Tenha cuidado com quem você se abre para falar de coisas íntimas. Evite pedir conselho de pessoas menos espirituais que você. Não siga o seu coração. Fique ligado! 


Vidas detruídas


Tamar, a moça abusada pelo próprio irmão, tornou-se uma mulher amarga e infeliz (20). Davi, quando soube o que aconteceu, ficou furioso, mas não fez nada. Então Absalão, irmão de Tamar (por parte de pai e de mãe), arquitetou um plano para se vingar de Amnom. E seguiu à risca o ditado popular que diz que vingança é um prato que se come frio. Absalão aguardou por dois anos para matar Amnom (22-29). Imagine o que dois anos de ressentimento e ódio não fazem com o coração de uma pessoa!!!


Absalão
Leia: 2º Samuel 14


Neste capítulo encontramos algumas informações sobre Absalão, filho de Davi:


- Era muito forte e bonito (25).
- Era cabeludo (26).
- Tinha 3 filhos e 1 filha. Absalão amava tanto Tamar que deu à sua filha o mesmo nome de sua irmã (27).
- Passou 3 anos no exterior e mais 2 anos em Jerusalém, sem ver Davi (13:38; 14:28).
- Era violento e não aceitava um "não" como resposta (29-32).


Campanha Eleitoral
Leia: 2º Samuel 15


Pasmem, caros leitores: Absalão fez campanha eleitoral. Aliás, acho que o cara inspirou a cartilha dos políticos atuais.




Pensando em tirar o próprio pai do poder, e já de volta à corte, Absalão sentava perto da porta da cidade e fazia promessas aos israelitas que por lá passavam!!! "Se eu for eleito, julgarei as causas de vocês com justiça" (1-4). E mais: saía beijando e abraçando seus eleitores, conquistando sua confiança (5-6). Ele fez isso por quatro anos, até dar o golpe no pai.


Um novo rei em Israel


Depois de enganar o povo, conseguir aclamação por meio de suborno e ter o apoio de nomes de peso do reinado de Davi, Absalão conseguiu o trono. Davi fugiu de Israel com seus homens de confiança, e deixou espiões em Jerusalém para se manter informado acerca dos movimentos de Absalão. Aflito e totalmente envergonhado, Davi saiu da capital, entregando a Deus o seu destino. Não esqueça que tudo isso aconteceu por causa do pecado que Davi cometeu com Bate-Seba... Custou caro aquela espiadinha, né? Pior é que isso é só o começo...


Em maus lençóis
Leia: 2º Samuel 16


Davi passou pro lado de lá do Monte das Oliveiras e descobriu que Mefibosete, o descendente de Saul que ele havia poupado, ficou em Jerusalém, na esperança de ser coroado rei. Ziba, o carinha que ficou cuidando de Mefibosete, "herdou" tudo o que era dele e passou também a seguir Davi (1-4).


Além disso, outro descendente de Saul, chamado Simei, jogou pedras e terra sobre Davi, e passou a amaldiçoá-lo e a xingá-lo. Mas Davi, mesmo abalado, não revidou nenhuma das acusações. Mesmo sendo palavras falsas e desrespeitosas, Davi não as rebateu e entregou tudo nas mãos de Deus. Que dureza, heim?



segunda-feira, 18 de abril de 2011

Dia 105: Salmos 64-66

O destino dos maus
Leia: Salmos 64


O salmista puxa a ficha completa com o perfil das pessoas más. Ele fala de suas principais características e, no final, ainda diz qual será seu futuro. A maldade é algo que, um dia, acaba destruindo a pessoa. Não importa o quanto tudo pareça bem para quem faz o que é errado ou perverso, uma hora a casa cai. Fica ligado para que você não se contamine e também não se torne uma pessoa cheia de maldade. Ficar planejando o mal dos outros, não importa a motivação, é uma coisa grave e que merece cuidado. Às vezes você pode acabar se pegando num momento estranho, com inveja, com despeito, sentindo ira ou desejo de vingança... cuidado, não se deixe dominar por essas coisas!!! Deus ferirá quem diz ou pensa coisas ruins e pagará cada um de acordo com suas atitudes. O destino dos maus é a destruição total e o inferno.


Deus é fantástico
Leia: Salmos 65


O salmista mostra uma interessante comparação. Deus ouve nossas orações e se importa conosco, mesmo sendo o poderoso a ponto de ter posto as montanhas no lugar! Deus é fantástico porque se preocupa com cada detalhe de sua criação, desde as plantinhas até os grandes mares... Nada está fora do alcance do poder de Deus! Ele ouve minha oração e me levanta, mesmo tendo o pecado me deixado caído. Ele perdoa e abençoa aqueles que O buscam.


Louvor
Leia: Salmos 66


Louvar a Deus é um desejo natural de quem O ama de verdade. Repare que o salmista diz que, mesmo debaixo das dificuldades (que foram inclusive permitidas por Deus), ele O louva, pois não abandona Seus filhos. Quem teme a Deus e pede a Sua ajuda não fica desamparado, nunca. Por isso, sempre que sua oração for respondida, não esqueça de agradecer e louvar, porque Ele merece!!!



Dia 104: 2º Samuel 10-12

Mexendo com a pessoa errada
Leia: 2º Samuel 10


Davi quis manter uma política de boa vizinhança com os amonitas mas Hanum, o novo rei de Amom, foi mal aconselhado e acabou arranjando confusão com quem não devia. Hanum humilhou os mensageiros de Davi rapando parte da barba e deixando os coitados quase nus. Isso enfureceu tanto o rei de Israel que ele enviou suas tropas para detonar com os amonitas.


Vendo que seriam esmagados por Israel, Hanum foi pedir ajuda para os sírios. E aqui temos uma outra batalha épica. Os amonitas vinham por um lado, e os sírios tomaram posição de ataque pelo outro. Duas frentes de batalha. Joabe, comandante dos exércitos de Davi, usou a seguinte estratégia. Dividiu os homens em dois grandes batalhões e os colocou um de costas para o outro. Abisai partiria pra cima dos amonitas, enquanto coube a Joabe entrar na briga com os sírios. E o verso 11 é bem interessante. Parece até aquele ditado popular: "Amigo que é amigo já chega dando voadora!"


Resultado: os israelitas venceram, subjugaram os amonitas, e os sírios não quiseram mais saber de ajudar Amom num fight com Israel. Pega-te!!!


Davi - um pecador miserável
Leia: 2º Samuel 11-12


Os próximos capítulos são tensos. Aliás, os livros de Samuel são um aperreio só. Tem perseguições implacáveis, guerras, fugas espetaculares, suspense, e muito, muito drama. Uma das coisas que fazem da Bíbila um livro especial é o fato de que ela não poupa ninguém. Todos os personagens passaram por algum tipo de problema. Até hoje, só encontrei dois caras que nunca tiveram um momento crítico: Abel e Enoque... e eu atribuo isso à falta de tempo (um morreu logo, o outro foi arrebatado). Se tivessem ficado mais tempo na terra, acredito que teriam algum pontos negativos para apresentar. 


Você sabe direitinho o que aconteceu. Deus chama Davi de homem segundo o Seu coração, mas Davi não era imune ao pecado. E pior... quando pecou, Davi foi cometendo um atrás do outro, e cada um mais "cabeludo" do que o anterior. Há várias formas da história de Davi com Bate-Seba ser analisada. Eu quero chamar sua atenção para o que eu chamo de "Os SEIS pecados mortais de Davi":




1) O primeiro pecado de Davi foi a preguiça (11:1-2a): Ao contrário do que você possa pensar, o primeiro pecado de Davi não foi cobiçar a mulher do próximo. Foi a preguiça. No período em que os reis iam fazer guerra, disputar territórios, aumentar riquezas, Davi tava em casa, tirando uma soneca... À TARDE!!! É aí que mora o perigo! Se for a sua época de estudar, estude! Se for sua época de trabalhar, trabalhe! Se for sua época de lavar a louça, lave! Porque se você perder a temporada em que deveria fazer algo, duas coisas acontecem: a) Você vai desperdiçar seu tempo, acumular tarefas, perder prazos; b) Você vai fazer besteira, porque, como dizia minha avó, "mente vazia é oficina do diabo". Se você não faz nada, com certeza Satanás vai fazer por você!!! Não dá pra baixar a guarda, não dá pra tirar férias espirituais!


2) Davi cobiçou (11:2b): Não vamos comentar aqui o fato de que uma mulher estava tomando banho de janela aberta, né!? Não estamos aqui para colocar em julgamento o comportamento de Bate-Seba. E também não quero fazer como Adão, que na primeira oportunidade jogou a culpa toda pra cima da mulher! Davi estava à toa, de boa, e viu uma mulher. E a desejou. É assim também quando você está à toa na internet, ou na TV... há varias tentações "na janela". Cuidado com as coisas que desviam o seu foco. Davi deveria estar focado na guerra, mas seu olhar ficou fixo na mulher de outro homem.


3) Davi adulterou (11:3-4): O pecado é um troço esquisito. Ele não te domina de uma vez. Ele vai te cozinhando aos pouquinhos. Primeiro, você está fora do seu foco; depois, você vai dar só uma espiadinha; aí passa a desejar... e depois, já era! É igual criança em festa de aniversário. Você diz: "não mexe no bolo!" Então ela olha de longe por um tempo... depois fica andando ali por perto, rodeando o tal bolo... Depois vem pra mais perto, sentir o cheirinho, ver os detalhes da decoração... Ela encosta um dedo bem de leve e põe na boca, pra sentir o gostinho. E então, quando menos se espera, tá toda lambuzada, as mãos cheias de bolo, a roupa suja de glassê. Entendeu? Não pode dar sopa pro pecado!


4) Davi não quis assumir suas responsabilidades (11:5-13): Todo pecado tem consequência, e Bate-Seba engravidou. Mas Davi não quis assumir sua responsabilidade. Quis dar um "jeitinho" no problema que arranjou. Quis passar a bola pra outra pessoa. E pra isso usou de várias artimanhas: enganou o marido traído, embebedou o cara, forçou a barra... Curioso é que, quando Saul vivia, Davi era seu oposto, era tudo o que Saul NÃO era... e agora, um soldado qualquer mostrava mais caráter do que o rei dos judeus!!! Urias é o bom exemplo a ser seguido, enquanto Davi brincava de ser Saul. Que coisa!


5) Davi planejou e executou um homicídio (11:14-27): Como não teve sucesso em convencer Urias a ir pra casa se encontrar com sua linda e infiel esposa, Davi arquitetou um plano malévolo. Mandou que Joabe colocasse Urias na pior frente de batalha, para morrer. E o mais sádico: a carta com a ordem para isso foi enviada pelas mãos do próprio Urias! Davi não era mais apenas adúltero, agora era também um assassino. Mas o finalzinho verso 27 é claro: Deus não curtiu nem um pouco o que Davi fez. E isso ia custar bem caro.


6) Davi foi hipócrita (12:1-6): O profeta Natã foi confrontar o rei. Contou uma historinha sobre uma ovelha. E Davi se doeu todo, ficou furioso com o homem rico e chegou a ordenar sua morte! Davi não só pecou, como agia descaradamente, como se nada tivesse acontecido. E isso tem nome: hipocrisia.


Consequências do pecado


Natã não passou a mão na cabeça de Davi. Ele o confrontou duramente. E Deus não pegou leve com o cara. Dentre as consequências dos pecados de Davi:


- Sempre um descendente de Davi teria morte violenta (12:10).
- Haveria muitas desgraças na família de Davi (12:11a).
- Outro homem teria relações com as mulheres de Davi (12:11b).
- O filho de Bate-Seba morreria (12:14).


O Senhor perdoou Davi, pois viu que ele se arrependeu sinceramente (12:13). Não era apenas remorso ou medo das consequências. Mas o mal estava feito. Como veremos adiante, Deus cumpriu Suas palavras e fez Davi sofrer muito por causa desses pecados.


Recomeço


O filho de Bate-Seba nasceu, mas logo ficou muito doente. E durante uma semana, Davi não comeu nada e ficou orando ao Senhor de rosto no chão. Mas, quando soube que a criança havia morrido, se levantou, tomou uma boa ducha, fez a barba, botou perfume e foi comer. As pessoas não entenderam nada, mas Davi deu uma baita duma explicação, nos versos 22 e 23. Ele buscou forças em Deus e o Senhor voltou a abençoá-lo. Bate-Seba ficou novamente grávida e deu à luz a Salomão.



quinta-feira, 14 de abril de 2011

Dia 103: 2º Samuel 7-9

Nova morada
Leia: 2º Samuel 7

Davi conseguiu domínio em toda aquela região. Nenhum rei, nenhum país, nenhum povo conseguia fazer frente a seu poderio. Então um dia, quando Davi estava pensando em Deus, se sentiu mal por morar bem e a Arca da Aliança ainda ficar dentro de uma barraca. E quis construir um Templo para Deus.

Deus gostou muito da ideia, mas não permitiu que Davi a levasse adiante. Deus prometeu abençoar a família de Davi para sempre, e determinou que o Templo seria construído pelo filho do rei Davi. Davi não ficou chateado com isso, pelo contrário, foi humilde e agradeceu muito ao Senhor pelas grandes bênçãos recebidas.

E aprendemos uma coisa bem legal aqui: às vezes, Deus não deixa a gente fazer alguma coisa, mesmo uma coisa boa. Ele tem os seus motivos para nos dizer "não", e devemos ser gratos. Mas veja que Deus se alegra com nossas boas iniciativas, ele gosta quando nosso desejo é fazer a Sua vontade, é agradá-lO.

Vitorioso

Leia: 2º Samuel 8

O capítulo repete 2 vezes uma mesma frase forte (6,14): "O SENHOR Deus fez com que Davi fosse vitorioso em todos os lugares aonde ia." Preciso falar mais alguma coisa? Não, né? Mas vou falar mesmo assim! Deus abria os caminhos do Davi. Eles eram amigos. Tudo o que Davi fazia dava certo, porque o rei buscava fazer a vontade do Senhor. Veja como Davi era um bom rei, no verso 15.

Aqui, Davi começou também a juntar o material que seria necessário para a construção do Templo. Ele não iria erguê-lo, mas já ia deixar tudo "no jeito" pro seu descendente botar a mão na massa!


Compaixão
Leia: 2º Samuel 9

Sem dúvida, Davi é um dos personagens mais famosos da Bíblia. E o mais comentado também. A própria Bíblia fala muito a seu respeito. Acho que só não fala mais dele do que de Jesus. Mas sabe por que Deus gostava tanto assim do cara? É que, apesar dos seus muitos e terríveis pecados, era um homem cheio de boas qualidades, de bom coração. Davi procurou o último membro vivo da família de Saul, chamado Mefibosete, e passou a tratá-lo como se fosse seu próprio filho. Assim, ele cumpriu a promessa que havia feito a Jônatas e deu melhores condições de vida a Mefibosete.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Dia 102: Salmos 62-63

Deus nunca falha
Leia: Salmos 62

O ser humano é falho e não vale nada. É algo sem importância. O homem é falso e mau em sua essência, e não é digno de confiança. Apenas Deus é sempre fiel. Deus nunca falha. Em Deus está todo o poder e todo o amor! Ele salva, ele dá paz.

O salmista ainda deixa um alerta interessante, bastante atual: não viva na violência, no roubo ou em qualquer atividade ilegal, mesmo que você esteja ganhando muito dinheiro com isso. Porque, em algum momento, você terá de prestar contas com Deus, e ele vai recompensar cada um de acordo com o que fez (10-12).

Esse tem que saber decorado
Leia: Salmos 63

Esse Salmo é maravilhoso! Ele fala de um relacionamento verdadeiro e íntimo com Deus. Vamos ver quais as características de uma pessoa que está em sintonia com o Senhor:


1) Procura por Deus como uma pessoa no deserto procuraria por água (1): Pare e pense um pouco a respeito! Não temos deserto por aqui, e graças a Deus a água é abundante. Eu mesmo, exagerado, já cheguei a dizer: "Daria tudo por um uma Cokinha bem gelada nesse calorzão!" É isso mesmo que o texto diz. O salmista quer sempre mais um "golinho" de Deus!

2) Gosta de estar na igreja (2): É junto com outras pessoas que têm os mesmos objetivos que podemos ver o poder e a glória de Deus agindo e transformando vidas! Quem está em sintonia com Deus tem prazer de estar na igreja.

3) Ama a Deus mais do que a própria vida (3): Quem está em sintonia com Deus reconhece que o amor de dEle é a melhor coisa que existe, e por isso é capaz de abrir mão de certos "prazeres" momentâneos pela alegria de agradá-lO. E isso também é louvar a Deus!

4) Compartilha a boa notícia (4a): Uma pessoa que recebe a bênção de ser resgatado por Deus não pode ficar de boca fechada. Quem está em sintonia com o Senhor compartilha com os outros a boa notícia da salvação através de testemunhos, convites, conversas santas, evangelismo...

5) Ora (4b): Comunicação é a base para qualquer relacionamento. Alguém que diz estar com Deus mas não ora está com sérios problemas! Oração é a chave para ajustar a sintonia fina com Deus. O Pastor Leandro sempre diz: "Deus está sempre transmitindo Sua mensagem, você precisa apenas sintonizá-lO!" Dobre os joelhos e ore!

6) É abençoado (5): Isso aqui não é teoria da prosperidade. Se você está com Deus, você é abençoado! Não há sequer UM personagem bíblico que, estando em sintonia com Deus, não tenha sido grandemente abençoado, mesmo no momentos difíceis. Deus não vai deixar faltar nada.

7) Tem bons pensamentos (6): Sim, eu sei... controlar pensamentos é um grande desafio. Mas veja que, se você busca sintonia com Deus, um dia vai acabar purificando seus pensamentos. As besteiras vão sendo pouco a pouco eliminadas e dando espaço para a meditação na Palavra.

8) É alegre (7): Se você tem sintonia com Deus, você é alegre! E ponto.

9) Está sempre seguro (8-10): Não importa quem ou o quê está querendo lhe fazer mal. Confie que Deus vai proteger você e viva com liberdade. Não estou dizendo aqui que você se tornou invencível. Eu sempre digo: "Tenho plena confiança em Deus, mas mesmo assim olho para os dois lados antes de atravessar a rua." Mas, em sintonia com Deus, você não precisa temer nada... nem mesmo a morte. Afinal, se você morrer, já sabe para onde vai... certo??? Se você ainda tem dúvidas, clique aqui.

10) Será vitorioso (11): Deus tem prazer em permitir que Seus filhos se deem bem! Nunca duvide disso! Ele quer que você tenha sucesso, que você seja feliz, que você tenha vitória! Lembre-se apenas de que o conceito de Deus a respeito dessas coisas pode não ser o mesmo que o seu. Mas, se você está em sintonia com Deus, sabe o que significam essas coisas. O sucesso que Deus tem para você talvez não seja dinheiro, mas que você seja um bom pai. A felicidade que Deus está reservando para você talvez não seja uma vida tranquila, mas a satisfação de ser um missionário em um país em guerra. Deus pode ter reservado para você a vitória de nunca ser promovido, justamente porque no seu atual cargo você influencia positivamente mais pessoas do que se fosse um chefe. Pense nisso!

Dia 101: 2º Samuel 3-6

Esta postagem é mais uma contribuição de Joelma SanMelo. Confira também o blog dela, CurtaCristo!

Se não consegue vencê-lo, una-se a ele!
Leia: 2º Samuel 3

Foi isso que Abner fez após se chatear com Isbosete por ser acusado de manchar o leito de Saul deitando-se com uma de suas concubinas. Ele viu que de nada adiantava tentar proteger o patrimônio de Saul, pois Davi havia sido ungido por Deus, e resolveu fazer um acordo com ele (12).

Davi concordou com a proposta feita por Abner, mas deu como condição que lhe trouxesse Mical, a filha que Saul havia dado como esposa a Davi em troca de cem prepúcios de filisteus (Lembra-se desta passagem?). Detalhe é que Mical já havia sido dada como esposa a outro homem. Já pensou que situação: A era casada com Davi e o amava, mas seu pai o odiava e quer matá-lo. Seu marido fugiu para não ser morto, e ela ficou à espera de sua volta. Sem ter escolha, seu pai decidiu lhe entregar a outro homem, pois naquela época era vergonhoso estar sem marido...

Eu fico pensando o que se passava na cabeça de Mical nessa situação. Será que ela ficou feliz por ter seu esposo Davi de volta, ou ela já havia superado a separação e já amava o novo esposo, afinal, no verso 16 diz que o esposo dela seguiu-a chorando até uma cidade chamada Baurim, mas Abner ordenou-lhe que voltasse para casa. Coitado de Paltiel! Casou-se com a mulher de outro homem e este voltou para reavê-la.
Cumprido o acordo, Abner falou com as autoridades sobre o reinado de Davi. E assim foi.


A morte do “traidor”

Joabe não acreditava na “boa intenção” de Abner e andava com ‘a pulga atrás da orelha’ com ele. Um dia Abner foi até Davi para contar o que havia acontecido, e o rei o recebeu muito bem. Ao saber disso, Joabe se chateou com o rei por este ter confiado em Abner (24-25).

Irritado com a astúcia de Abner, Joabe mandou que seus homens o trouxessem a ele para mata-lo. Detalhe: O rei Davi não sabia de nada (26)! Não sei que é mais traíra: Joabe ou Abner! Joabe tinha como razão matar Abner por este ter matado covardemente o seu irmão, Asael na batalha em Gibeom.

Amigo do rei

Quando o rei soube o que havia acontecido ficou irritado e amaldiçoou Joabe e toda a sua família (29). (Nunca brinque com um filho de Deus!).

Observamos nos versos 31 a 39 que Davi tinha um carinho especial por Abner e até lhe fez uma canção em homenagem por sua morte e jejuou em luto. Que amigo! O rei chorou por ele...
Da mesma forma Deus sente tristeza quando somos injustiçados e perseguidos.


A grande descoberta
Leia: Capítulo 4

Isbosete foi assassinado pelos dois filhos de Rimon durante uma invasão no meio da tarde. Eles pensaram estar fazendo a coisa certa, vingando as tentativas de homicídio que Saul fez contra Davi (8). Mas pensaram errado. Ao invés disso, Davi mandou matar os dois (11). Após a morte de Isbosete, foi descoberto que Jônatas tinha um filho, mas este tinha uma deficiência nos pés, pois quando a notícia de que Saul e seus filhos estavam mortos, a babá da criança levou para longe, a fim de livra-la da morte também. Mas durante a fuga, a criança caiu e quebrou os pés, o que o deixou manco. Seu nome é Mefibosete.

Enfim, Rei de Israel!
Leia: Capítulo 5
Davi foi ungido rei de Israel pelo povo! As autoridades de todas as tribos de Israel foram até Davi para pedir-lhe que reinasse o povo, e ele o fez por quarenta anos. Sete e meio reinou sobre Jerusalém, e trinta e três reinou sobre todo o Israel e Judá. Ele foi coroado rei aos trinta anos (4-5)!

Nunca duvide de um servo do Senhor!

Davi e os soldados tinham que guerrear contra os jebuseus, mas estes subestimaram a capacidade do rei e o insultaram dizendo que até os aleijados combateriam contra o rei e venceriam (6). Mas não foi bem assim...

O rei traçou a estratégia para invadir a cidade pelas passagens de água, e destruir os inimigos dele (8). E deu certo. Após esse evento, Davi passou a habitar na fortaleza aonde deu o nome de Cidade de Davi. E ficou cada vez mais poderoso, “pois o Senhor, o Deus dos Exércitos estava com ele”(10). O rei de Tiro quis logo fazer amizade e mandou que levassem o material necessário para construir um palácio para Davi. Essa atitude confirmou Davi como o escolhido do Senhor para reinar sobre Israel (12). Eu gostei do final do verso 12 quando diz: “o reino estava prosperando por amor de Israel, o seu povo”. Que maravilha! O povo amava seu rei, por isso tudo dava certo!

Não mexa com quem está quieto

Quando os filisteus souberam que Davi era o novo rei de Israel, foi com todo seu exército a fim de prendê-lo, mas ele se escondeu na fortaleza. Lá ele (mais uma vez) consultou a Deus sobre o que fazer. Deus disse que podia seguir em frente e atacar, pois os filisteus seria entregues em suas mãos.

Será que fazemos como Davi? Será que consultamos a Deus para saber qual rumo tomar para nossas vidas? Sobre o que fazer? O rei não reinava sozinho, por isso tinha êxito no que fazia.
O segredo do sucesso está em fazer “tudo o que o Senhor ordenar” (25).

A importância da presença de Deus
Leia: Capítulo 6
 Davi reuniu os seus guerreiros para levar a arca da Aliança de volta à Jerusalém. Para isso improvisaram uma carroça para locomove- lá.  O rei e o povo iam à frente da carroça cantado e dançando na presença do Senhor ao som dos tamborins e demais instrumentos de cordas (5). Mas no meio do caminho aconteceu um incidente. Uzá tentou segurar a arca para evitar que esta caísse no chão, pois os bois haviam tropeçado. Ele esqueceu que ninguém podia tocá-la a não ser as pessoas que o Senhor havia autorizado. No verso 7 diz que a ira do Senhor se acendeu contra Uzá porque ele desobedeceu, e ele morreu. Naquele dia Davi teve medo de Deus (9).

Sabemos que Deus é um Deus de amor, mas também é de justiça e Ele odeia a desobediência, por isso castigou a Uzá. Devido ao medo que Davi teve, pois não saberia como levar a arca, a deixou na casa de Obede-Edom. E por isso Deus abençoou aquela família, afinal, a presença do Senhor estava naquele lar!

Onde o Senhor habita há prosperidade, amor, saúde... E isso desperta nas pessoas que vêm essas bênçãos, o desejo de também estar na presença de Deus. Foi isso que Davi fez. Quando ele soube que a família de Obede estava sendo abençoada pediu que levassem a arca para a Cidade de Davi. E fez isso com grande festa! (12).

Mical viu que Davi dançava e celebrava na presença do Senhor e desprezou a atitude dele. Muitas vezes na nossa vida é assim. As pessoas vêm que somos felizes e abençoados e querem jogar ‘um balde de água fria’ em nossa alegria. Elas não sabem que é estar a presença do Senhor!
Ela não entendeu isso e o criticou, mas ele logo rebateu e explicou o motivo de sua alegria (21-22). Será que defendemos nossa fé quando as pessoas começam a nos criticar? Esteja pronto para defender a razão da sua fé.

domingo, 10 de abril de 2011

100 dias de leitura bíblica


Meus amigos! Bando de leitor de Bíblia!

Conseguimos chegar a CEM DIAS de leitura!
Isso é demais! 

Agora só faltam 265... hehehehe!

Bom, eu gostaria de saber se a gente pode marcar alguma coisa lá pro final do mês pra comemorar
O que vocês acham?

Deixe seu comentário aqui com sugestões.
Abraço!


Dia 100: 1º Samuel 30-31 / 2º Samuel 1-2

Todos são importantes

 
Quando voltou para Ziclague, Davi e seus homens tomaram um susto! A cidade havia sido atacada e queimada pelos amalequitas, e todos os seus moradores foram levados como escravos. Os homens que estavam com Davi ficaram tão desolados que culparam seu líder e até pensaram em matá-lo a pedradas. Mas Davi consultou o Senhor e conseguiu retomar tudo.

O caso é que, durante a perseguição, uma parte dos homens acabou ficando na beira do rio, pois estavam cansados demais. Quando Davi retornou com muitos bens e animais, alguns homens perversos que lutaram com os amalequitas não quiseram compartilhar com os que ficaram as riquezas. Mas Davi instituiu uma nova lei: tudo deveria ser repartido igualmente:


"Tudo deve ser repartido em partes iguais: quem ficou atrás com a bagagem deve receber o mesmo que aquele que lutou na batalha." (1º Samuel 30:24b)

Isso nos dá uma lição muito legal: não importa qual o papel que você desempenha, ele é sempre importante. E mais: se você estiver fazendo algo para Deus, mesmo que isso pareça insignificante para você, é tão importante para Ele quanto a pregação do maior evangelista que existe. Portanto, todo serviço na Obra é digno e merece ser considerado. Quem limpa o banheiro da igreja ou dá um sorriso para um visitante, é tão digno quanto aquele que canta ou prega. Não deixe de trabalhar para Deus só porque você acha que não pode fazer nada. Encontre algo que você faça bem e use isso para fazer com que mais pessoas conheçam Jesus!

A morte de Saul

Vamos conhecer mais detalhes sobre a morte de Saul quando formos ler o primeiro livro de Crônicas. Aqui, temos um resumo do que aconteceu. Os filhos de Saul foram mortos em batalha, inclusive Jônatas, melhor amigo de Davi. E Saul se jogou sobre a sua espada e se matou. Trágico.

Péssima notícia

Um rapaz foi dar a notícia da morte de Saul e de Jônatas. Eu tenho pra mim que ele achava que seria recompensado por ter matado Saul. Afinal, todo mundo sabia que Saul tava doido pra matar Davi. Então, Davi deveria se sentir aliviado e bem por alguém finalmente ter conseguido matar o rei de Israel... Certo? Não, errado! O garoto amalequita se lascou! Mentiu e acabou morto. Davi ficou muito triste. Acredito que ele deve ter ficado mais triste por causa de Jônatas, claro, a quem chama de irmão e cujo amor considerava até mesmo mais valioso do que o amor entre homem e mulher. O cara era parceirão! E morreu em batalha. Davi ficou arrasado.

Racha

Davi (como sempre) consultou o Senhor para saber se já estava na hora de voltar para Israel. Deus disse que sim, e indicou uma cidade para que ele governasse: Hebrom. Além disso, Davi conquistou também a confiança dos povos de Gileade e da tribo de Judá, sendo bondoso para com eles - pois tinham sido corajosos e dado um sepultamento digno ao rei e aos príncipes de Israel.

Só que Abner, comandante do exército de Israel, fez com que Isbosete fosse rei. Então houve um racha: uma galera ficou com Isbosete, mas o pessoal de Judá fechou com Davi. E você já sabe no que deu: mais guerra!
E aí temos um festival de morte besta: no campo de batalha, 24 homens - 12 de cada partido - se mataram. Depois, um dos 3 filhos de Zeruia, o tal do Asael, perseguiu Abner. Abner avisou para que Asael parasse de correr atrás dele, mas o garoto não ouviu e acabou sendo morto com um golpe de lança. Detalhe: Abner golpeou Asael de costas (23)!!!


 

Dia 099: 1º Samuel 26-29

Uma lição sobre respeito às autoridades
Leia: 1º Samuel 26





Davi sabia respeitar suas autoridades. Ele reconhecia que quem está no poder só está lá por causa da vontade e da permissão de Deus. Por isso, ele nos ensina uma importante lição: não importa se a autoridade que está sobre você é chata, desagradável, incapaz ou tirânica – você deve respeitá-la (11). Sim, é uma palavra difícil de digerir, mas é isso mesmo! É por isso que você precisa ficar atento. Você pode questionar, tentar compreender, buscar motivos nas atitudes de suas autoridades, mas jamais desrespeitá-la (18). Deus não diz que quem está no topo está sempre certo! Se você percebeu uma falha, talvez seja sua missão informar seu líder e ajudá-lo a corrigir o curso (21). Mas lembre-se: sempre com respeito.

Quem são suas autoridades? Seus pais, seus professores, seu chefe, seu pastor, seu líder de grupo pequeno, seu prefeito, seu governador, seu presidente... e todas as pessoas que, de certa forma, foram colocadas por Deus numa posição de liderança, acima da sua. Deus com certeza tem um propósito para você e também para ela a cada situação que acontece.

Como você desrespeita uma autoridade? Além das clássicas, que são as insubordinações, a resposta atravessada, o comportamento indisciplinado e o desprezo, há outras, mais sutis: falar mal pelas costas, fazer piadinhas, "puxar o tapete"... Pare um pouco e pense em quem são as suas autoridades hoje e o que você tem feito em relação a elas... Cuidado! Veja bem o que diz o verso 9:

Mas Davi respondeu: - Não o mate, pois o SENHOR Deus castigará quem levantar a mão para matar o rei que ele escolheu.

Sujo de sangue

Sim, Davi era sanguinário. Depois que ele passou a viver entre os filisteus, para sair do raio de ação de Saul, Davi atacava os povos vizinhos e matava todo mundo: homens, mulheres, crianças... A Bíblia não esconde os "podres" de ninguém! Davi detonasse apenas os povos pagãos, que não adoravam a Deus. Mas isso também não era legal. Você vai ver, depois, que Deus não permite que Davi construa o Templo justamente porque tinha as mãos sujas de sangue, pelas muitas batalhas que enfrentou: afinal, Davi era um pastor de ovelhas, transformou-se num grande soldado e, somente bem depois, foi rei. E como rei também se envolveu em muitas e muitas guerras.

Não vou meter meu nariz aqui

Olá, caro leitor! Se você veio até aqui doido pra saber o que eu acho a respeito do episódio da médium, tenho que lhe informar que, desta vez, vou ficar devendo. Ainda que eu tenha minha opinião pessoal e tenha batido (muito) a cabeça para entender o texto, qualquer comentário que eu fizesse aqui seria apenas uma visão limitada. Por isso, deixo alguns links que poderão dar algumas ideias. Acesse e tire suas conclusões, mas lembre-se disso aqui. Quem sabe no próximo ano eu resolva meter meu nariz nessa polêmica:


"Davi não é bem-vindo"

Foi exatamente isso que os governadores filisteus disseram, quando ficaram sabendo que Aquis, filisteu que acolheu Davi por mais de um ano em Ziclague, iria levá-lo a uma batalha contra os judeus. Ficaram com medo de que Davi pudesse se voltar contra eles no meio da briga. E há 3 coisinhas nesse capítulo que eu gosto muito:

1) Aquis era crente? Aquis era filisteu, mas acho que Davi deve ter evangelizado o cara. Veja como ele fala em Deus pelo menos umas duas vezes!
2) Aquis defendeu Davi: O filisteu botava a mão no fogo por Davi!
3) Davi continuava obediente: Veja que, mesmo do outro lado, Davi continuava obediente à autoridade, ou seja, servia a Aquis, mesmo sendo ele um filisteu. E o servia muito bem, com fidelidade!