sábado, 8 de janeiro de 2011

Dia 008: Gênesis 18:16-23

Aprenda a orar com Abraão em 5 lições básicas

Deus não achou justo esconder de Abraão que iria destruir as cidades de Sodoma e Gomorra. E contou a Abraão o que iria fazer. Quando 2 anjos continuaram o caminho, Abraão ficou sozinho com o Senhor (16-21)... Opa! Uma pausa aqui. TRÊS anjos encontraram Abraão. Pelo que dá pra entender aqui, 2 eram anjos mesmo, e o outro homem era o "Anjo do Senhor", a parte visível de Deus - Jesus. Há várias aparições deste Anjo do Senhor, que é chamado de Deus também... uma comprovação da Trindade Divina. Jesus nasceu em Belém, perto do ano 3, mas existe desde a eternidade.

E então acontece uma conversa muito interessante entre Abraão e Deus/Jesus (23-33), que nos ensina como orar pelos outros. Oração, você sabe, é conversar com Deus:

1 - Ore pelos membros de sua família - Ló era sobrinho de Abraão.
2 - Para orar, prefira ficar sozinho, você e Deus (22).
3 - Para orar, chegue perto de Deus (23).
4 - Exalte as boas qualidades de Deus (25).
5 - Seja humilde, mas ousado (27-32). Diga o que é preciso dizer, Deus vai te ouvir.

Sin City

Antes de ler essa parte, acesse a parte de comportamento, do post Nossa Bússola. O que vem a seguir pode ser um pouco desagradável...

Ló insistiu, e recebeu os anjos em sua casa (1-3). Mas os homens da cidade souberam da novidade e partirar pra cima de Ló. O que esses homens queriam? Bem, eles queriam transar com os visitantes. Isso aí. Queriam ter relações sexuais com eles, homens com homens, tanto os moços quantos os velhos (4-5). Sodoma era uma cidade cujos moradores tinham uma orientação sexual que é condenada por Deus. Sodoma e Gomorra foram destruídas completamente por causa disso (23-25;29). Homossexualismo não está nos planos de Deus. Não sou em quem diz isso, mas a Bíblia. Veremos mais sobre isso ainda no Antigo Testamento, e também especificamente nas listas de pecados nas cartas de Paulo.

Bem, o pessoal levava a sério o lance de hospitalidade antigamente. Tanto que Ló ofereceu as próprias filhas - que eram virgens! - para saciar a imoralidade dos homens da cidade. Mas eles não aceitaram e quase pegaram o pobre do Ló (6-10). Mas os anjos deixaram os homens da cidade cegos e assim puderam ter alguns momentos em segurança (11).

Ló: um crente "Raimundo"?

Os Raimundos que por favor me perdoem o trocadilho. Mas tem uma expressão de igreja que diz bem assim: "Fulano tá crente Raimundo: um pé na igreja e outro no mundo!" Crente Raimundo é aquele que não é muito firme nos seus propósitos. É um cristão carnal que ainda se apega muito aos prazeres da vida. Será que Ló era um desses? Eu sei é que ele era um "Cristão 007", ou seja, agente secreto. Ninguém na cidade sabia que ele servia a Deus e, quando souberam, tentaram machucá-lo. E seus futuros genros acharam que ele estava brincando quando disse que Deus ia destruir a cidade... ou seja, não levavam Ló muito a sério (14). Digo isso de Ló parecer apegado ao mundo porque ele enrolou pra sair da cidade a ponto de os anjos terem de carregá-lo pra fora (15-16). E ainda assim ele não quis ir pra longe da cidade (17-22)!!! O que você acha disso???

Quem olha pra trás vira pedra

A mulher de Ló (ainda mais apegada à cidade do pecado do que ele) olhou para trás e se transformou numa estátua de sal (26). Não é isso o que acontece com quem se apega ao passado, às coisas que já se foram, àquilo que não é da vontade de Deus? Quem decide de coração abandonar o pecado não olha pra trás, como quem deseja voltar... Olhar para trás é ficar estático, improdutivo... esquece de olhar pra frente. Deixa de aproveitar um futuro bom porque ainda guarda com carinho um passado ruim. Isso já aconteceu com você? Comigo já, e fiquei por muito tempo sem sair do lugar... perdendo tempo!

Pai dos próprios netos

Ló ficou um tempão morando em cavernas, próximas à cidade de Zoar. Como não tinham tido filhos, puseram em prática um plano pra lá de estranho: ter filhos com o próprio pai. Embebedaram o homem (culpa do Noé) e tiveram filhos com o seu pai. Assim preservaram a descendência dele. Vamos falar melhor sobre esses rolos depois de amanhã... Mas registrando: essa foi a origem dos moabitas e dos amonitas, povos importantes na história bíblica.

Uma meia-verdade

De novo isso, Abraão? Mentiu para Abimeleque dizendo que Sara era sua irmã, o que, de certa forma, é verdade (lembrem desse versículo 12... vamos voltar a ele para falar sobre essas relações entre pessoas de mesma família no dia 10, quando Isaque for ganhar sua esposa...). Mas Deus, de alguma forma, usava isso para abençoar ainda mais Abraão. E dá uma olhada no verso 6: Deus muitas vezes nos livra do pecado, sem nem mesmo sabermos!
 

Isaque e Ismael

Isaque significa "riso" ou "aquele que sorriu", ou ainda "aquele que fez sorrir"... Nome bonito, né? E lembra do que falei sobre os nomes? O nome fazia parte da pessoa... é como quando olhamos para alguém e dizemos: "Você não tem cara de 'José', mas de 'Roberto'!" Mais ou menos por aí. Isaque nasceu no tempo que os anjos disseram, e foi circuncidado com 8 dias. E mais: Sara não só deu a luz com 90 anos, como também amamentou (1-8)!!!

Mas Sara devia ter problemas sérios com auto-imagem. Ela não gostou de ver Ismael, o filho da escrava Agar, brincando com Isaque, e novamente os expulsou. Abraão ficou triste, porque também amava Ismael. Mas Deus o tranquilizou (9-14). Mas no deserto aconteceu uma coisa impressionante. Já ouvi muitos comentários dizendo que o Deus do AT não é o mesmo do NT, pois no AT Deus era muito cruel e tal... mas Deus não muda. A Bíblia tem diferentes enfoques entre os Testamentos, como disse nesses slides aqui. Mas podemos ver o cuidado que Deus tinha, quando ouviu o choro da criança e abençoou Ismael. Os povos árabes foram abençoados por Deus também, e por isso se tornaram um povo numeroso e rico (15-20).

Uma experiência de quase-morte

Deus mandou Abraão sacrificar Isaque. Por quê? Não tenho uma resposta pronta. Essa é uma passagem que entra na minha lista de "Vou perguntar pra Deus depois que morrer". O que eu vejo aqui é um teste de fé. Mas acima disto, uma profecia. Gosto de caçar profecias bíblicas. O legal é que elas sempre se realizam, então você pode ver quando Deus falou e quando aconteceu. O que eu vejo aqui é um homem que foi pai aos 100 anos, aceitar abrir mão de seu único filho, o filho da promessa, por obediência a Deus. O garoto era esperto (6-7) e não sei se ele se deitou no altar numa boa, pois Deus colocou em nós um ato reflexo chamado "autopreservação". Veja que Abraão teve de amarrar Isaque ao altar (9). Mas Abraão estava bastante calmo e confiante... talvez o garoto estivesse confiando no pai dele (8). Bem, Deus não deixou que Abraão matasse Isaque, claro, mesmo porque Deus odeia esse tipo de prática (sacrifício humano), como veremos depois lá com Moisés.

Mas eu quero mesmo chamar sua atenção para essa profecia, que aparece timidamente no verso 8 e depois vem com tudo nos versos 16-18. "Deus proverá o carneiro para o sacrifício", não fala somente daquele momento, mas do sacrifício de Jesus, pois Cristo morreu no lugar de cada um de nós, assim como aquele carneirinho morreu no lugar de Isaque. E "por meio da sua descendência abençoarei todas as nações do mundo", mostra que Deus, desde o princípio, não salvaria apenas Israel, seu povo escolhido, mas daria a oportunidade para todos os povos da terra, por meio da descendência de Abraão - Jesus. Eu só consigo dizer uma coisa: "UAU!"

O primeiro pedacinho judeu na terra prometida

Sara morreu aos 127 anos. E para enterrá-la, Abraão quis comprar um terreno em Canaã, terra que Deus havia prometido dar a ele, mas que, por enquanto, morava como estrangeiro. Até ofereceram gratuitamente um lugar à sua escolha, mas Abraão queria comprar (Davi faz algo parecido depois, como veremos futuramente). A caverna de Macpela foi adquirida por 4,5kg de prata de um heteu chamado Efrom. E assim os judeus conseguiram o primeiro bocadinho na terra prometida.

Só um detalhe particular: todos falam da fé de Abraão, e eu não duvido disso. O homem foi o pai da fé, heroi da fé, um gigante da fé. Isso é fato, falado e repetido ao longo de toda a Bíblia, até no Novo Testamento. Mas a característica que eu mais gosto em Abraão é a humildade. Os heteu o chamaram de "chefe poderoso", mas mesmo assim ele se curvava a eles e os tratava com respeito e deferência (12). Que grande lição! Deus abençoa quem é humilde e correto, e trata os outros como sendo importantes.