sábado, 15 de janeiro de 2011

Dia 015: Gênesis 42-44

Chance de vingança
Leia: Gênesis 42, 43 e 44

O mundo dá muitas voltas... é como eu sempre digo! Depois de ter sido maltratado e vendido pelos irmãos para os ismaelitas. Depois de ter sido vendido pelos ismaelitas ao oficial egípcio chamado Potifar. Depois de ter sido injustiçado e lançado na cadeia... Depois de ter se tornado segundo no comando do Faraó... José teve sua chance de vingança...
A fome apertou em Canaã, e Jacó enviou todos os seus filhos ao Egito, para comprarem mantimento. Deram de cara com tal de Zafenate Paneia, sem perceber que o vice-rei do Egito era, na verdade, seu irmão José.

Será que José tinha sede de vingança, e por isso fez o que fez com os seus irmãos? Tratou os irmãos duramente, acusou, prendeu, ameaçou...

Acho que José não estava se vingando dos irmãos, mas dando-lhes uma lição. José queria mostrar o erro que eles haviam cometido há muitos anos. Rúben foi o primeiro que sentiu a peia (42:22). Simeão foi o próximo a ralar, quando foi preso (42:24b). Judá assumiu a responsa por Benjamim (43:8).

Vamos a algumas observações:

- Estava muito difícil para José manter a compostura diante dos seus irmãos. A emoção estava forte e ele precisou se retirar várias vezes para chorar (42:24; 43:30).
- Jacó se tornou realmente um homem honesto, quando mandou os filhos devolverem o dinheiro que encontraram nos sacos (43:11-12).
- Simeão deve ter ficado um bom tempo preso no Egito, pois os filhos de Jacó já poderiam ter ido e voltado duas vezes. Uma viagem de Canaã até à capital do Egito era uma pernada boa... deixaram o coitado preso por lá e só voltaram quando acabou a comida! Ô família (43:10)!!!
- José provavelmente só conheceu seu irmão Benjamim no Egito (43:29; 34).
- Os sonhos proféticos de José se concretizaram (42:6-9; 43:26; 44:14).