terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Dia 039: Salmos 21-23

A expressão da gratidão
Leia: Salmos 21

Davi, o homem segundo o coração de Deus. Davi, o rei de Israel. Davi, o artista. O rei Davi tinha muitas qualidades. E uma das mais notáveis era a imensa gratidão que ele demonstrava por Deus. Davi reconhecia que sua vida, suas vitórias, sua saúde e seu reino eram propriedade de Deus. O rei sabia que prosperava apenas por causa da misericórdia do Senhor, e não pela sua própria força. Acompanhe os motivos que ele tem para agradecer a Deus:
- Força para vencer e, consequentemente, verdadeira felicidade (1).
- Satisfação das necessidades e pedidos (2).
- Bênçãos e reconhecimento público (3,6).
- Vida longa e próspera (4-5,7).
- Livramento dos inimigos (8-12).

Desespero
Leia: Salmos 22

O Salmo 22 é lindo. A gente nem dá muita bola pra ele, afinal, está próximo do capítulo mais "pop" da Bíblia. Mas essa passagem é repleta de emoções e sentimentos profundos, onde o sofrimento humano tem um encontro decisivo com a misericórdia divina. O salmista chega a ser impertinente e atrevido quando questiona a Deus (1-2), para logo em seguida oferecer o respeito (3-5). Vemos aqui uma pessoa completamente desesperada, deprimida, arrasada... alguém que se sentia pior do que um verme (6). Uma pessoa sem amor, sem paz, sem amigos... uma pessoa perseguida pelo mundo (7-8). Este salmo é o pedido de socorro de uma pessoa solitária (11-13) e sem forças para lutar (14-18,21). Então o salmista se achega a Deus, lembrando que desde sempre Ele o acompanha (9-10) e que é o Único que pode livrá-lo (20-21). Mesmo estando em dificuldades, o desejo do salmista é louvar a Deus (22-26). Em nenhum momento Davi põe a culpa em Deus pelos seus problemas... pelo contrário: Deus é a solução.

Davi falou de Jesus... e também falou de mim e de você!

Eu sou um caçador de profecias bíblicas, e faço isso por 3 motivos: 1) Elas sempre se cumprem; 2) Elas são evidências da santidade das Escrituras; 3) É muito divertido!

O Salmo 22 impressiona porque é cheio de profecias interessantíssimas. Pasme: este Salmo fala da crucifiação de Cristo.

E é Jesus quem dá a dica lá em Mateus 27:46 (ARA)... são exatamente as mesmas palavras do verso 1 desse Salmo! O verso 6 é um "link" com Isaías 52.14, que fala dos terríveis sofrimentos de Cristo. Os versos seguintes são clara referência às provocações dos soldados romanos e do povo de Israel, que zombaram de Jesus (Mateus 27:43). Veja que os soldados romanos eram pessoas que desprezavam a cultura judaica, e não conheciam os textos antigos... mesmo assim, eles estavam falando as palavras descritas nos Salmos... é de arrepiar, amigo! No 14, Davi menciona ossos fora do lugar. Os ossos, principalmente dos braços, acabavam se deslocando por causa do tremendo esforço para sustentar o corpo pregado na cruz. Jesus teve sede na cruz (João 19:28), correspondente ao verso 15; e teve mãos e pés rasgados pelos pregos da cruz, conforme relata o verso 16. Nenhum osso de Jesus foi quebrado (João 19:32-33), e as suas roupas foram sorteadas pelos guardas (Marcos 15:24), exatamente como descrevem os versos 17 e 18... Está mais do que claro para mim... e pra você???

Depois dessa impressionante descrição da crucificação de Cristo, Davi parte para falar sobre mim... e sobre você também! Os versos 27-29 afirmam que todos conhecerão o nome de Deus. Além disso, os versos 30 e 31 falam de pessoas, num futuro muuuuuito distante, que sequer haviam nascido, falarão sobre Deus e conversarão sobre o que Ele fez... E não é exatamente o que estamos fazendo nesse momento, eu e você??? UAU! E tem gente que diz que a Bíblia não é atual...

Davi falou de Jesus... e também falou de mim e de você!
Leia: Salmos 23


Esse é, provavelmente, o tiquinho de Bíblia mais conhecido no mundo! Todos sabem de cor pelo menos 1 desses versos. Você provavelmente já o viu pintado no parachoque de algum caminhão, escrito numa placa... Juntamente com o Salmo 91, esse é o campeão de "bíblia-enfeite-de-pagina-aberta-na-estante-da-sala"... Será que você já parou para ler, de verdade, esse capítulo?

E, só pra ficar no primeiro verso: repare que temos a mania de dar ênfase no "nada me faltará", mas passamos batido no "O Senhor é o meu Pastor"... Se Deus é o meu pastor, ele vai me tratar como uma ovelha. Aprendi numa mensagem da NIB que a ovelha é o animal mais burro que existe: se uma se jogar no precipício, as outras fatalmente a seguirão. As ovelhas precisam de direção, e é isso o que um pastor faz. Ele cuida da ovelha machucada, mas se tem alguma teimosa que insiste em ir pelo caminho errado, ele quebra uma das patinhas e passa a carregá-la no colo, ou até mesmo arrastá-la por aí. O pastor alimenta e protege dos lobos, mas também tosquia... entende o que eu quero dizer? Nada vai te faltar, isso é promessa... mas pra isso acontecer, Deus tem que ser o teu Pastor. E isso significa que você tem que fazer o que Ele quer...