domingo, 10 de abril de 2011

100 dias de leitura bíblica


Meus amigos! Bando de leitor de Bíblia!

Conseguimos chegar a CEM DIAS de leitura!
Isso é demais! 

Agora só faltam 265... hehehehe!

Bom, eu gostaria de saber se a gente pode marcar alguma coisa lá pro final do mês pra comemorar
O que vocês acham?

Deixe seu comentário aqui com sugestões.
Abraço!


Dia 100: 1º Samuel 30-31 / 2º Samuel 1-2

Todos são importantes

 
Quando voltou para Ziclague, Davi e seus homens tomaram um susto! A cidade havia sido atacada e queimada pelos amalequitas, e todos os seus moradores foram levados como escravos. Os homens que estavam com Davi ficaram tão desolados que culparam seu líder e até pensaram em matá-lo a pedradas. Mas Davi consultou o Senhor e conseguiu retomar tudo.

O caso é que, durante a perseguição, uma parte dos homens acabou ficando na beira do rio, pois estavam cansados demais. Quando Davi retornou com muitos bens e animais, alguns homens perversos que lutaram com os amalequitas não quiseram compartilhar com os que ficaram as riquezas. Mas Davi instituiu uma nova lei: tudo deveria ser repartido igualmente:


"Tudo deve ser repartido em partes iguais: quem ficou atrás com a bagagem deve receber o mesmo que aquele que lutou na batalha." (1º Samuel 30:24b)

Isso nos dá uma lição muito legal: não importa qual o papel que você desempenha, ele é sempre importante. E mais: se você estiver fazendo algo para Deus, mesmo que isso pareça insignificante para você, é tão importante para Ele quanto a pregação do maior evangelista que existe. Portanto, todo serviço na Obra é digno e merece ser considerado. Quem limpa o banheiro da igreja ou dá um sorriso para um visitante, é tão digno quanto aquele que canta ou prega. Não deixe de trabalhar para Deus só porque você acha que não pode fazer nada. Encontre algo que você faça bem e use isso para fazer com que mais pessoas conheçam Jesus!

A morte de Saul

Vamos conhecer mais detalhes sobre a morte de Saul quando formos ler o primeiro livro de Crônicas. Aqui, temos um resumo do que aconteceu. Os filhos de Saul foram mortos em batalha, inclusive Jônatas, melhor amigo de Davi. E Saul se jogou sobre a sua espada e se matou. Trágico.

Péssima notícia

Um rapaz foi dar a notícia da morte de Saul e de Jônatas. Eu tenho pra mim que ele achava que seria recompensado por ter matado Saul. Afinal, todo mundo sabia que Saul tava doido pra matar Davi. Então, Davi deveria se sentir aliviado e bem por alguém finalmente ter conseguido matar o rei de Israel... Certo? Não, errado! O garoto amalequita se lascou! Mentiu e acabou morto. Davi ficou muito triste. Acredito que ele deve ter ficado mais triste por causa de Jônatas, claro, a quem chama de irmão e cujo amor considerava até mesmo mais valioso do que o amor entre homem e mulher. O cara era parceirão! E morreu em batalha. Davi ficou arrasado.

Racha

Davi (como sempre) consultou o Senhor para saber se já estava na hora de voltar para Israel. Deus disse que sim, e indicou uma cidade para que ele governasse: Hebrom. Além disso, Davi conquistou também a confiança dos povos de Gileade e da tribo de Judá, sendo bondoso para com eles - pois tinham sido corajosos e dado um sepultamento digno ao rei e aos príncipes de Israel.

Só que Abner, comandante do exército de Israel, fez com que Isbosete fosse rei. Então houve um racha: uma galera ficou com Isbosete, mas o pessoal de Judá fechou com Davi. E você já sabe no que deu: mais guerra!
E aí temos um festival de morte besta: no campo de batalha, 24 homens - 12 de cada partido - se mataram. Depois, um dos 3 filhos de Zeruia, o tal do Asael, perseguiu Abner. Abner avisou para que Asael parasse de correr atrás dele, mas o garoto não ouviu e acabou sendo morto com um golpe de lança. Detalhe: Abner golpeou Asael de costas (23)!!!


 

Dia 099: 1º Samuel 26-29

Uma lição sobre respeito às autoridades
Leia: 1º Samuel 26





Davi sabia respeitar suas autoridades. Ele reconhecia que quem está no poder só está lá por causa da vontade e da permissão de Deus. Por isso, ele nos ensina uma importante lição: não importa se a autoridade que está sobre você é chata, desagradável, incapaz ou tirânica – você deve respeitá-la (11). Sim, é uma palavra difícil de digerir, mas é isso mesmo! É por isso que você precisa ficar atento. Você pode questionar, tentar compreender, buscar motivos nas atitudes de suas autoridades, mas jamais desrespeitá-la (18). Deus não diz que quem está no topo está sempre certo! Se você percebeu uma falha, talvez seja sua missão informar seu líder e ajudá-lo a corrigir o curso (21). Mas lembre-se: sempre com respeito.

Quem são suas autoridades? Seus pais, seus professores, seu chefe, seu pastor, seu líder de grupo pequeno, seu prefeito, seu governador, seu presidente... e todas as pessoas que, de certa forma, foram colocadas por Deus numa posição de liderança, acima da sua. Deus com certeza tem um propósito para você e também para ela a cada situação que acontece.

Como você desrespeita uma autoridade? Além das clássicas, que são as insubordinações, a resposta atravessada, o comportamento indisciplinado e o desprezo, há outras, mais sutis: falar mal pelas costas, fazer piadinhas, "puxar o tapete"... Pare um pouco e pense em quem são as suas autoridades hoje e o que você tem feito em relação a elas... Cuidado! Veja bem o que diz o verso 9:

Mas Davi respondeu: - Não o mate, pois o SENHOR Deus castigará quem levantar a mão para matar o rei que ele escolheu.

Sujo de sangue

Sim, Davi era sanguinário. Depois que ele passou a viver entre os filisteus, para sair do raio de ação de Saul, Davi atacava os povos vizinhos e matava todo mundo: homens, mulheres, crianças... A Bíblia não esconde os "podres" de ninguém! Davi detonasse apenas os povos pagãos, que não adoravam a Deus. Mas isso também não era legal. Você vai ver, depois, que Deus não permite que Davi construa o Templo justamente porque tinha as mãos sujas de sangue, pelas muitas batalhas que enfrentou: afinal, Davi era um pastor de ovelhas, transformou-se num grande soldado e, somente bem depois, foi rei. E como rei também se envolveu em muitas e muitas guerras.

Não vou meter meu nariz aqui

Olá, caro leitor! Se você veio até aqui doido pra saber o que eu acho a respeito do episódio da médium, tenho que lhe informar que, desta vez, vou ficar devendo. Ainda que eu tenha minha opinião pessoal e tenha batido (muito) a cabeça para entender o texto, qualquer comentário que eu fizesse aqui seria apenas uma visão limitada. Por isso, deixo alguns links que poderão dar algumas ideias. Acesse e tire suas conclusões, mas lembre-se disso aqui. Quem sabe no próximo ano eu resolva meter meu nariz nessa polêmica:


"Davi não é bem-vindo"

Foi exatamente isso que os governadores filisteus disseram, quando ficaram sabendo que Aquis, filisteu que acolheu Davi por mais de um ano em Ziclague, iria levá-lo a uma batalha contra os judeus. Ficaram com medo de que Davi pudesse se voltar contra eles no meio da briga. E há 3 coisinhas nesse capítulo que eu gosto muito:

1) Aquis era crente? Aquis era filisteu, mas acho que Davi deve ter evangelizado o cara. Veja como ele fala em Deus pelo menos umas duas vezes!
2) Aquis defendeu Davi: O filisteu botava a mão no fogo por Davi!
3) Davi continuava obediente: Veja que, mesmo do outro lado, Davi continuava obediente à autoridade, ou seja, servia a Aquis, mesmo sendo ele um filisteu. E o servia muito bem, com fidelidade!