terça-feira, 29 de março de 2011

Dia 086: Salmos 53 / Juízes 17-19

Deus versus ateus
Leia: Salmos 53


Antes de começar a leitura do dia de hoje, talvez você queira dar uma checada em nossa Bússola. Os assuntos poderão ser um pouco polêmicos.

O salmista já começa dando uma voadora. Os ateus são tolos porque dizem que Deus não existe e não é importante. Potencialmente injustos e corruptos, pela falta de um código de conduta alinhado com os valores bíblicos.

O salmista vai além e mostra que nenhum ser humano é digno de Deus. Tomos são pecadores e também potencialmente injustos e corruptos, como os tolos são. As pessoas não buscam a Deus, não pedem Seu auxílio, e fazem o mal.

O salmista está indignado! E fala de sua época com a mesma força com que poderia falar nos dias de hoje... infelizmente.


Mico? Não: Mica!
Leia: Juízes 17 e 18 

Os últimos capítulos de Juízes, a meu ver, foram escritos para que pudéssemos perceber o caos político e moral total em que o povo de Israel se atolou. Ninguém obedecia as leis de Deus e cada um fazia o que dava na telha. E a história de Mica mostra bem isso.

Mica não era um juiz, nem um líder em Israel. Era um cara comum da tribo de Efraim. Ele roubou a própria mãe (!!!) que, como forma de louvor a Deus pelo dinheiro recuperado, iria usar a prata para fazer um ídolo. Louvar a Deus fazendo um ídolo. É mole? Infelizmente isso era comum. E ainda é hoje. O ser humano tem uma necessidade de acreditar apenas naquilo que pode ver, de materializar ideias, pensamentos, fé. Mas Mica tinha era uma coleção de ídolos em casa. E, pra cuidar de tudo isso e ter o seu culto pessoal e particular a Deus, "contratou" o seu próprio levita!

Mas a tribo de Dã, que ainda não tinha dado conta do seu serviço de expulsar os cananeus da terra que receberam, foram procurar algum povoado mais fraco para vencer e, passando pela casa do Mica, roubaram seus ídolos e ofereceram uma proposta irrecusável ao levita (afinal, muito melhor ser sacerdote de toda uma tribo do que de um só homem!). Mica até correu atrás do prejuízo, mas teve que voltar pra casa de mãos abanando e rabinho entre as pernas.

Mais uma vez, o pecado aqui é cobiça. Mica cobiçou a prata da mãe. Depois cobiçou ter um ídolo. Depois cobiçou ter seu sacerdote pessoal. A tribo de Dã cobiçava a terra de um povo mais fraco, cobiçou os ídolos e o sacerdote de Mica. O sacerdote cobiçou o conforto da casa de Mica, e depois o posto de "sacerdote de uma tribo inteira".

Outra coisa que eu fiquei impressionado foi com a falta de pulso da mãe do Mica. Ela foi roubada na cara-dura e nem repreendeu o moleque! Já foi perdoando sem dar uma lição! Fala sério! Engraçado também que, no começo, a mãe de Mica ofereceu a Deus 1.100 barras de prata, mas na hora H deu só duzentas!!! Cobiça?

Cabe aqui também uma reflexão: às vezes, no impulso de agradar a Deus, acabamos metendo os pés pelas mãos. Na Bíblia há diversos exemplos, mas só pra ficar no livro de Juízes, temos Gideão (que fez um manto idolatrado) e de Jefté (que teve de oferecer a própria filha em sacrifício). Cuidado!

A concubina do levita
Leia: Juízes 19

A Bíblia é realmente incrível. Essa história é muito interessante! Um levita amigou com uma concubina (relação estável). E por causa disso morreu gente pra chuchu... O cara deve ter feito muita raiva pra ela, porque a mulher simplesmente pegou as coisas e foi embora para a casa dos pais (2). O levita, arrasado, foi atrás pra tentar amolecer o coração duro da mulher (3). Daí o pai da moça enrolou o levita um tempão, mas no quinto dia eles pegaram a estrada (4-10). Estava anoitecendo, e a cidade mais próxima era Jerusalém, que na época ainda não tinha sido conquistada pelos judeus. Então, dedução lógica, o levita achou melhor procurar uma cidade israelita, claro! Afinal, estaria mais seguro com o seu prórpio povo... certo? 

Infelizmente não foi bem assim. O levita chegou a Gibeá, dos benjamitas, mas ninguém ofereceu teto. Só isso já era uma coisa gravíssima para os judeus. Hospitalidade é lei deixada por Moisés. Enfim, depois de ter conseguido repouso na casa de um senhor, trabalhador. Mas o povo daquela cidade fez igualzinho ao povo de Sodoma, e queria transar com o viajante. Para evitar que todos na casa fossem mortos, o levita entregou a sua concubina, que foi abusada e maltratada até à morte.

O levita, claro, ficou arrasado. Fez picadinho da mulher e enviou os pedaços a cada uma das tribos de Israel. E geral ficou espantado com a história. E isso não ia acabar assim...