terça-feira, 19 de abril de 2011

Dia 108: 2º Samuel 21-24

Esta postagem é mais uma contribuição de Joelma SanMelo. Confira também o blog dela, CurtaCristo!


Consertando um erro do passado
Leia: 2º Samuel 21




Saul tinha feito besteira quando tentou exterminar os gibeonitas, isso acarretou consequências gravíssimas para o povo de Israel, pois Deus os castigou pelo sangue dos justos que foi derramado sem necessidade (1). Houve fome durante três anos. Davi então mandou chama-los para se retratar com o povo e poder ser abençoado (3).


Quantas vezes temos que voltar atrás para consertar uma besteira que fizemos, ou até mesmo outros a fez, mas que está atrapalhando o bom andamento da vida! Às vezes foi uma palavra que feriu, e você nem notou. (Quem apanha nunca esquece!). Tem uma mancha na minha vida que foi feita na minha adolescência, e eu nunca pude voltar atrás para consertá-la simplesmente porque a pessoa ferida foi embora e eu nunca mais tive contato com ela. Então, para evitar que esse tipo de coisa aconteça novamente, busco a sabedoria no falar e no tratar às pessoas. Isso me livra das retratações!


Geralmente consertar uma leseira feita no passado custa caro. Para o rei Davi custou a execução de sete pessoas descendentes de Saul (6). Então vamos pensar bem antes de cometer erros que trarão manchas e consequências à sua vida. Peça sabedoria de Deus e Ele te dará.


Proteja quem você ama


Davi e seus soldados saíram para guerrear contra os filisteus. Um dos inimigos, Isbi-Benobe, tentou matar Davi no momento em que este estava cansado (16). Mas Abisai, um dos guerreiros do rei, o protegeu e matou o filisteu. Após este incidente, os israelitas juraram a Davi: “Nunca mais sairás conosco à guerra, para que não se apague a lâmpada de Israel” (17).


Já pensou que coisa linda! Eles protegeram o seu líder no momento da fraqueza, pois lhe davam a real importância. Será que estamos cuidando dos nossos lideres? Eles também passam por momentos difíceis, têm suas fraquezas, seus problemas... Sim, são homens e mulheres de Deus. Estão cheios da Palavra! Mas também são homens e mulheres de carne e osso, e estão sujeitos às mesmas tentações que todos nós. E o inimigo da nossa alma está à espreita, como um leão buscando a quem possa tragar (1ª Pedro 5.8).


Esteja atento às investidas do inimigo para que vocês não caiam e nem deixem quem ama cair! “Levem os fardos pesados uns dos outros e, assim, cumpram a lei do Senhor”. (Gálatas 6.2)


Louve sempre!
Leia: 2º Samuel 22


Depois de várias batalhas, Davi entoou um cântico ao Senhor, exaltando Sua grandeza e importância na vida dele. Ele sabia que a vitória contra os inimigos não era mérito seu, e sim do Senhor. Na batalha do nosso dia a dia também deve ser assim: Dar a honra aquém realmente pertence!


Nada que temos é mérito nosso. Todas as nossas vitórias foi o Senhor que conquistou, e até as derrotas são permitidas por Ele.


Mas o Senhor recompensa aqueles que vivem em retidão, conforme as instruções Dele. Ele diz: “Ao fiel, te revelas fiel, ao irrepreensível te revelas irrepreensível. Ao puro, te revelas puro, mas ao perverso te revelas astuto”. (26-27)


O Senhor é um Deus de amor, mas também é fogo consumidor! (Hebreus 12.29). Ele está pronto a nos ajudar, a nos livrar dos laços dos nossos inimigos, mas para sermos protegidos devemos estar debaixo da Sua proteção, isto é, debaixo dos seus mandamentos (25).


A perfeição do caminho do Senhor


Você lembra dessa música? 
http://www.vagalume.com.br/marcos-goes/o-caminho-de-deus-e-perfeito.html#ixzz1Jvx4AjDU


Quem nunca cantou está canção na igreja e se alegrou e declarar essas palavras? Eu ficava tão feliz quando o ministério escolhia essa música para cantar, pois eu me imaginava em uma guerra, me preparando para enfrentar meus inimigos... Com a Palavra do Senhor é assim, estamos sempre fortalecidos e prontos para a batalha, e nada nos abala. Creia que estamos em guerra e o Senhor está a adestrar nossas mãos para guerrearmos!


O que tenho feito...
Leia: 2º Samuel 23


Eita, o capítulo de hoje já começa nos fazendo refletir em nossas vidas a respeito do que estamos fazendo para o Reino! Será que alguém pode dizer de você as palavras citadas no verso 1? É muita responsabilidade a nossa, pois assim como Davi, nós também fomos ungidos para sermos embaixadores de Cristo na terra. E será que estamos fazendo jus ao cargo? É um fato a analisar.


No verso 2 ele diz que o Senhor colocou a Sua Palavra na boca dele. “Sua Palavra esteve na minha língua”. O que temos falado tem edificado vidas, ou temos jogado palavras ao vento? Olha, esse capítulo me fez refletir em tudo isso. Davi continua falando que Deus o escolheu e o usou para que se cumprisse a Sua vontade. E ainda diz que o Senhor concederá tudo o que ele deseja, pois ele obedece aos mandamentos de Deus. (5b)


Decisão difícil
Leia: 2º Samuel 24


Deus incitou o rei Davi contra os israelitas, e ele levantou seus homens para fazer um censo da população para saber quantos homens habilitados para o serviço militar. Após fazer isso (Ele não pediu consentimento de Deus e por isso Deus se irritou com Davi), ele se arrependeu e pediu perdão de Deus  (10). Mas Deus disse que iria castiga-lo, e ele tinha três opções a escolher: 


1- Três anos de fome
2- Três meses sendo perseguido por seus inimigos
3- Três dias de pragas sobre Israel


Que difícil escolha, não acha? Davi se viu encurralado: todas as opções afetarão o povo. E agora? O rei escolheu três dias de pragas, afinal, três dias passam logo! Na realidade essa passagem nos faz lembrar que tudo que fazemos reflete em alguém. E principalmente se você exerce função de liderança. Ai é que você é cobrado diante do Senhor! O que Davi fez desagradou a Deus e tinha que haver uma consequência. Todo pecado traz uma consequência, nunca esqueça disso. É impossível retirar um prego da madeira sem deixar marca. Então pense bem antes de fazer besteira!


O reconhecimento do erro


Davi sabia que o que tinha feito foi pecado contra o Senhor e reconheceu seu erro, indo edificar um altar para oferecer uma oferta de arrependimento a Deus. Sabemos que errar faz parte do homem, mas Deus quer que reconheçamos esse erro e nos prostremos aos Seus pés para sermos perdoados. Se você errou reconheça e arrependa-se. Deus é amor e um Pai perdoador. Dedique um coração puro e voltado à obediência ao Senhor. Você vai fazer Ele sorrir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário