quinta-feira, 10 de março de 2011

Dia 069: Deuteronômio 32-34

A Canção de Moisés



Moisés, obedecendo a uma ordem de Deus (em 31:19), escreveu uma música e a cantou para os israelitas... E que musicão! É um belíssimo poema, com início, meio e fim. Começa exaltando algumas das qualidades de Deus (1-4). Fala também da forma como Deus escolheu e guiou o povo através do deserto (7-14). Vemos que a teimosia e rebeldia do povo crescia conforme ia sendo abençoado (15), de maneira que passaram a adorar deuses estrangeiros (16-17). Esqueceram o Senhor, e por isso Ele os castigou (18-25). Mas ainda que Israel seja um povo pecador e sem juízo (5-6; 28-33), Deus sempre terá compaixão deles e os resgatará da morte (36-43).

As últimas de Moisés 

Vital o verso 47: a Bíblia é vital e valiosíssima! É ela que dá a vida e nos orienta pelo caminho da verdade. Obedecê-la é pré-requisito para agradar a Deus. É o manual da vida, fonte da vontade de Deus para você. Por isso, valorize, ame, cuide, leia e, principalmente, PRATIQUE as Escrituras. É melhor ouvir o que Moisés tá dizendo! Vai por mim...

Bênçãos para as tribos

Um grande líder. Um grande servo. Um grande homem. Esse foi Moisés. Amigo de Deus, conversava com Ele frente a frente. Humilde, nunca se considerava acima dos outros, mas um mero instrumento do Senhor. Intercessor, dava a própria vida em favor do povo de Israel.
Um herói da fé. Antes de morrer, Moisés ainda abençoou tribo por tribo, como um verdadeiro patriarca. Ele foi o "pai" daquela nação em tempos difíceis. Seu governo foi 100% dentro de uma crise tremenda, e não se deixou abater! Mesmo punido pelo seu único deslize, não deixou de lado sua tarefa como líder e abençoou, de coração, o povo. O mesmo povo que quase o apedrejou, que o desobedeceu, que se rebelou e colocou em dúvida suas capacidades. Foi por esse povo que Moisés orou... foi por esse povo que Moisés pecou. Foi esse povo que Moisés aprendeu a amar, com o grande amor de Deus.

Fim da linha

Moisés subiu o monte Nebo e olhou Canaã. Viu tooooda a extensão da Terra Prometida. Queria saber o que Moisés sentiu. Mas, pelo que conhecemos de seu caráter, ele deve ter ficado satisfeito. A missão que Deus tinha para ele era tirar o povo do Egito e levá-lo à Canaã, ou seja, "missão cumprida". Provavelmente ele não foi ganancioso nem pecou pela cobiça, ao ver algo que jamais poderia ter.

E morreu. Ninguém sabe onde foi enterrado, porque foi o próprio Deus que o sepultou (5-6)!!! Dá pra acreditar? Ele era tão chegado, que Deus o enterrou! Incrível! E mais: morreu bem de saúde, aos 120 anos (7).
 
E se liga no currículo do homem, nos versos 10-12.