terça-feira, 5 de abril de 2011

Dia 092: 1º Samuel 8-11

Maria-vai-com-as-outras

O povo queria um rei. Deus já sabia que isso ia acontecer lá na época de Moisés, lembra? Pois é. Mas a circunstância em que isso aconteceu foi meio esquisita. Depois de governar Israel por uns bons 20 anos, colocou seus filhos para substitui-lo. O problema é que Samuel passou a sofrer a mesma coisa que Eli sofreu: prole desobediente. Então o povo ficou muito chateado e se cansou dos Juízes. Mas esse não foi o motivo principal. O principal é bem pior. Israel queria ser como as outras nações.

Já vi muito cristão com esse problema. Acho que, na verdade, de vez em quando tem umas "crises". Ele esquece que é diferente, que não se encaixa mais na sociedade de hoje. Esquece que agora rema na contramão. Às vezes bate uma vontade de ser como os outros, de fazer o que os outros fazem... Israel era o povo escolhido de Deus e deveria agir como tal, seguindo às Suas ordens. Mas eles queriam ser como os outros, queriam fazer o que os outros países faziam... enfim, queriam um rei. E então rejeitaram a Deus. Péssima escolha.


Saul, o primeiro rei de Israel


Saul era bonito, forte, alto, garotão! Mas tinha sérios problemas com a sua auto-imagem. Ele se achava pequeno! O verso 21 do capítulo 9 mostra bem isso. O cara simplesmente não tinha, no coração, a força para liderar. Quem olhava para ele se impressionava, mas sua personalidade era fraca. E isso foi a sua ruína.

Saul foi ungido (10:1) e recebeu o Espírito de Deus (10:6-7), mas mesmo assim, na hora "H", se escondeu (10:22-24). E uns caras perceberam que Saul não era lá grande coisa, e falaram mal dele na reunião... Problemas à vista!

Batismo de fogo

Os amonitas cercaram Jabes e quiseram humilhar os israelitas. Mas, quando soube do que tava rolando, Saul ficou irado e, com a ajuda do Espírito Santo, reuniu o povo e destruiu o inimigo. O interessante aqui é que os amonitas aceitaram um cessar-fogo para que o povo de Gileade pudesse pedir ajuda. Será que Naás, rei de Amon, não ficou muito convencido de que era mais forte não? Saul não devolveu a gentileza: atacou de surpresa, de madrugada. Que coisa!

Teve gente que quis matar o grupinho "do contra" que ficou falando mal de Saul, mas o rei não quis matar ninguém do seu povo. Para ele, aquele dia só teria festa! Afinal, tinha passado no seu "batismo de fogo", sua primeira experiência no campo de batalha como rei de Israel.

 

Dia 091: Salmos 54-56

Tema recorrente

A maioria dos Salmos foi escrita por Davi. Até aí, nenhum segredo. Mas você já percebeu como há um tema que sempre aparece? Sim, eu estou falando do desespero, do medo, do pavor da morte, da luta contra os inimigos. A inspiração vinha das perseguições, dos tempos em que Davi passou por maus bocados nas mãos de Saul ou de Absalão. Os Salmos foram escritos em cavernas, em valas, em fendas de rocha, em descampados... sobre ou sob árvores, ao relento. Muitos dos Salmos de Davi são produto de suas conversas com Deus a respeito das dificuldades. Acho que escrever e fazer música eram formas que Davi tinha de suportar tanta pressão! E esse hábito acabou deixando para nós pérolas poéticas fantásticas, e ensinamentos importantes sobre como lidar com os problemas.

Outra coisa que me chama a atenção é o jeito bem direto com que Davi conversava com Deus. Era um relacionamento de pai e filho mesmo, rolava uma amizade. Davi falava abertamente e derramava o coração diante de Deus. Suas aflições e seus pensamentos estavam todos descobertos. Davi não tinha meias-palavras. Era claro. E sempre buscava o consolo e a resposta do Senhor. 

Você percebe também que, nestes Salmos, Davi começa meio triste, reclamão até, mas sempre acaba reconhecendo o poder e a graça salvadora do Senhor. Deus sempre responde a sua oração, mesmo que talvez a resposta não seja lá a desejada.


E deixo aqui esses versículos de que gostei bastante:


"Entregue os seus problemas ao SENHOR, e ele o ajudará; ele nunca deixa que fracasse a pessoa que lhe obedece." (55:22)

"Tu sabes como estou aflito, pois tens tomado nota de todas as minhas lágrimas. Será que elas não estão escritas no teu livro? Quando eu pedir a tua ajuda, os meus inimigos fugirão. Uma coisa eu sei: Deus está comigo." (56:8-9)

Dia 090: 1º Samuel 5-7

Leva essa arca daqui!
Leia: 1º Samuel 5 e 6

Os filisteus roubaram a Arca da Aliança e a levaram para a cidade de Asdode. E lá, Deus mostrou o seu poder, fazendo a imagen de Dagom literalmente ficar aos pés da Arca. Por ter castigado duramente o povo de Israel, os filisteus foram também castigados pelo Senhor, com doenças terríveis e uma praga de ratos. A Arca era santíssima e não era qualquer um que poderia carregá-la, ou qualquer lugar onde poderia ficar guardada. A Arca trouxe condenação para o povo filisteu.

Por isso a Arca ficou pulando de cidade em cidade por 7 meses. Até que o povo da cidade de Ecrom resolveu que iria devolvê-la aos judeus. Os conselheiros dos reis filisteus foram malandros, e relembraram as temíveis coisas que Deus fez com os egípcios.

Botaram a Arca numa carroça nova, puxada por vacas que nunca haviam trabalhado, e deixaram-na seguir seu curso de volta à Israel, juntamente com ofertas de ouro. Os moradores de Bete-Semes, já do lado israelita, ficaram alegres. No entanto, alguns desavisados olharam para dentro da Arca e morreram.

A presença do Senhor incomoda o mal. Você, que carrega o Espírito de Deus, tem incomodado o mal com as suas ações, ou você é café-com-leite? Entenda que você não está onde está à toa. Você precisa ser agente de mudança em seu ambiente, refletir a glória do Senhor e demonstrar com o exemplo a santidade de Deus. Hoje, você é a Arca e o mundo em que vivemos é a Filístia!

O caminho de volta para Deus
Leia: 1º Samuel 7


Samuel dá todo o mapa de volta para Deus no versículo 3:

1) O ponto de partida é a vontade ("Se vocês querem com todo o coração voltar a Deus"): Deus ama você, e o amor não é uma coisa forçada. É uma decisão consciente, que parte da sua mente. O caminho de volta para Deus começa em você mesmo, com um desejo sincero. Não adianta esperar uma visão, uma revelação, um fogo... O primeiro passo é sempre você que tem que dar.

2) Jogue o lixo no lixo ("joguem fora todos os deuses estrangeiros e as imagens da deusa Astarote"): Os deuses estrangeiros atrapalhavam os israelitas de manterem o foco no Senhor. Tudo aquilo que tira o lugar central de Deus na sua vida é um ídolo. Pare e pense no que realmente é importante para você. O resto, é lixo. O peso, o fedor e as doenças que lixo acumulado trazem formam uma barreira que impedem você de enxergar o amor de Deus. Ponha o Senhor em primeiro lugar.

3) Busque dedicação máxima ("Dediquem-se completamente ao SENHOR e adorem somente a ele"): O último passo para encontrar o caminho de volta para Deus é a dedicação máxima, é dar 100%. Não somente na Obra, mas no dia-a-dia. Dar tudo de si para Deus faz com que você firme seus passos. Isso evita que você acabe caindo e ficando pelo caminho.

O texto fala que os israelitas cumpriram tudo o que Samuel disse, e ainda mais: oraram, jejuaram e confessaram seus pecados a Deus (4-8). O resultado não poderia ser outro: Deus ouviu os pedidos dos israelitas e os salvou (9-14).

Melhor que isso? Nem GPS!