terça-feira, 26 de julho de 2011

Dia 157: Neemias 3-5

(*** 06 de Junho de 2011 ***)

Faça a sua parte
Leia: Neemias 3

A reconstrução de Jerusalém não era uma tarefa fácil. A cidade havia sido devastada na última conquista babilônica. As ruas estavam tomadas por entulhos. As muralhas eram um amontoado de pedras e madeira imprestável. Neemias sabia que o trabalho era imenso. E por isso todos os moradores ajudaram. Quero dizer, quase todos. Gente de todos os níveis sociais e profissões participaram: ourives, sacerdotes, levitas, governantes, cidadãos comuns ou líderes... todos estavam juntos. Mas alguns homens da cidade de Tecoa se julgavam mais importantes do que os demais israelitas e não quiseram botar a mão na massa (5). A Bíblia não diz se algo aconteceu com eles. Mas o fato é que Deus lhes deu uma oportunidade imperdível de participar de algo grandioso, de fazer a diferença naquela e nas gerações posteriores... Deu-lhes a oportunidade de ter o privilégio de servir ao Senhor. O que eles fizeram? Disseram "não". Você não é tão importante assim para não sujar as mãos... Pense nisso!

Alerta geral
Leia: Neemias 4

Era guerra que eles queriam, era guerra que teriam. Neemias não se intimidou com as ameaças dos inimigos e manteve o povo unido com uma estratégia de alerta geral. O que podemos aprender com ele?

1) Se toca, estamos em guerra! (8): Os dias de hoje são maus. Não há como negar. Se você ainda não percebeu que a coisa tá preta e que ainda vai piorar, se liga! Os movimentos políticos, as ideologias, as crises financeiras, os desastres naturais... não sou chegado a ser arauto do apocalipse, mas os sinais estão aí para quem quiser ver. Além disso, temos que lidar ainda com as batalhas espirituais que ocorrem à nossa volta e dentro de nós. 

2) Vigie e ore (9): Regrinhas básicas. Tá sendo oprimido pelo inimigo? Tá passando por um aperto no trabalho, na escola, nas finanças? A tentação tá forte? Isso é guerra! E na guerra, você precisa vigiar (pra não ser pego de surpresa) e orar (para que Deus lute por você). Simples assim.

3) Conheça seu inimigo e os planos dele (11-12): O maior inimigo do cristão é Satanás, que veio para roubar, matar e destruir. Mas não é o único: a natureza humana, pecaminosa, convive com o espírito renovado por Cristo, e precisa ser crucificada diariamente por Ele. Em que momentos você fica mais fraco? Quais são os seus pecados "favoritos"? O que faz você se esquecer de Deus? O que te afasta do caminho certo? Atenção! Respondendo a essas perguntas, você saberá os planos do seu inimigo. Sem essas informações, você continuará sendo derrotado. Faça uma auto-análise sicera.

4) Tome providências (13): Já sabe o que teu inimigo quer? Então faça alguma coisa! Não fique aí parado esperando para ser atacado. Arme-se! Se o inimigo usa o trânsito pra fazer você ficar irado e pecar, então comece a ouvir músicas cristãs enquanto dirige, ou passe a dar carona. Eu fico muito mais tranquilo no trânsito quando tenho boa companhia para conversar e sorrir enquanto aguardo no engarrafamento!

5) Lembre-se de que você está lutando por uma causa (14): Os israelitas lutavam por sua cidade, seus familiares e suas casas. Será que você está lutando pela coisa certa? O cristão é como os judeus da época de Neemias, pois luta por sua cidade (Nova Jerusalém), pela sua família (os irmãos em Cristo) e por sua casa (a igreja).

6) Lutar ou trabalhar? Faça as duas coisas (16-18): Os inimigos de Neemias queriam fazer com que o povo de Israel lutasse e assim esquecesse de trabalhar nas muralhas. O contrário também pode acontecer: você pode ficar tão focado no trabalho (e quando eu digo "trabalho", estou falando mesmo é do serviço na Obra de Deus) que esquece da luta. Solução: Numa mão a pá de pedreiro; na outra, a espada.

7) Quando o bicho pegar, fique junto do seu time (19-20): Sozinhos, podemos ser derrotados. Juntos, a chance de vencermos é bem maior. Quando o sapato apertar no seu pé, não faça cerimônia, toque a corneta e peça ajuda do seu time. Reúna-se com pessoas espirituais que se importam contigo para que lutem a seu lado. Evite enfrentar o inimigo sozinho. Ninguém é assim tão forte!

8) Carregue a espada com você (21-23): Os israelitas nem trocavam de roupa. Eles estavam 100% focados. Ok, você pode - e deve - tomar um banho de vez em quando, mas nunca deixe de lado a sua espada. A arma do cristão é a Palavra de Deus. Aonde quer que você vá e o que quer que esteja fazendo, não a deixe. Não tô dizendo que você precisa carregar a Bíblia pra todo lugar... o bom cristão sempre tem muitos versículos decorados, prontos pra atacar o mal! Medite continuamente, para golpear o inimigo assim que a tentação surgir.

O tipo de político que o Brasil deveria ter
Leia: Neemias 5

Neemias era um cara de atitude. Além de muitas qualidades, ele era honesto, incorruptível e justo. Trabalhava duro como governador de Jerusalém e não cobrava salário, não abusava do povo, dava comida e abrigo a quem precisasse, sem pedir nada em troca. Não superfaturou as obras de reconstrução das muralhas, não traficava influência, não usava sua autoridade de modo abusivo e dava o exemplo antes de exigir algo de seus governados.

Quem me dera se o Brasil tivesse um político como Neemias!

Nenhum comentário:

Postar um comentário