quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Dia 048: Números 14-16

Confiança total em Deus

O povo estava triste. Por causa de dez, dos doze espiões que foram até a Terra Prometida, que botaram pilha no pessoal, espalhando mentiras e agitando a insatisfação contra os líderes. Novamente, os israelitas reclamaram... eles eram bons nisso (1-5). Josué e Calebe, os outros espiões que não tinham medo dos cananeus, defenderam Moisés e Arão e, por causa disso, quase foram apedrejados (10). Mesmo assim, enfrentaram a multidão enraivecida e foram autores de dois dos versículos mais legais da Bíblia (8-9):

- Se Deus ajudar, podemos fazer qualquer coisa.
- Com Deus, não devemos ter medo.
- O Senhor sempre cumpre suas promessas, mesmo que pareça difícil aos olhos humanos.
- Debaixo da proteção de Deus, até as coisas mais impossíveis se tornam fáceis.

O nome disso é "intercessão"



Moisés era realmente um cara manso, humilde e bom. Mesmo tendo sido humilhado, ameaçado e xingado pelo seu próprio povo... e mesmo vendo sua impecável liderança ser colocada em dúvida, não hesitou nenhum segundo e intercedeu por aqueles que estavam o acusando falsamente. Deus estava tão chateado que queria destruir os israelitas com uma doença, mas Moisés se colocou no caminho e conversou com o Senhor. Isso é intercessão: é se colocar no meio do caminho, é cruzar na frente. Interceder é estar disposto a tomar uma bala no peito para defender alguém! Esse é a verdadeiro sentido da oração de Moisés (11-20).

Quarenta anos de castigo, pra ver se aprende!


Deus quebrou o galho dos israelitas, por causa do pedido de Moisés. Mas não deixou barato: Israel já havia chegado à Terra Prometida, mas, por causa de sua "cabeçadurisse", acabou sendo condenada a vagar por 40 anos no deserto. Ninguém morreu imediatamente - exceto os espiões safados que jogaram o povo contra Moisés -, mas Deus iria fazer com que todos que tinham acima de 20 anos morressem no deserto, sem conhecer Canaã... Os judeus não tinham desculpa: viram os milagres... passaram no meio do Mar Vermelho... eram guiados pela nuvem e pela coluna de fogo... eram alimentados com ave e pão que caíam do céu... mas mesmo assim continuavam negando a Deus (21-38).


Depois de ficarem sabendo sobre o que Deus tinha planejado pra eles, os israelitas ficaram tristes, e quiseram, tardiamente, uma nova chance. Não ouviram os alertas de Moisés e seguiram para uma batalha sem o apoio de Deus. Resultado: se deram muito mal (39-45).

A regra é clara!
  
Veja bem: Deus perdoava todos os pecados que eram cometidos sem intenção. Aqueles em que o pessoal fazia por impulso, sem pensar, sem ter muita noção do que está fazendo... Mas quem cometia um pecado de propósito, conscientemente, só tinha uma punição possível: a morte. Foi exatamente o que aconteceu com um homem que trabalhou no sábado (32-36). Infelizmente, algumas vezes não conseguimos aprender através do amor: é necessário um choque pra tomar jeito! E Deus sabe muito bem como fazer isso! O bizu é se consertar antes de pegar um cascudo dEle...

A revolta contra a liderança é sempre uma fria...

Corá se revoltou contra Moisés. A Bíblia chama isso de "atrevimento". Juntou-se com mais três rebeldes e com uma pá de descontentes ingratos, mais precisamente 250 agitadores. Eles desafiaram a liderança instituída por Deus. Mas Deus mostrou quem estava no comando, ao fazer a terra engolir os rebeldes. Além disso, fogo desceu do céu e matou os 250 homens que ofereceram incenso... Entenda isso de uma vez por todas: toda autoridade é instituída por Deus... é furada querer ir contra a vontade do Senhor! 

O povo ficou com medo, mas já no dia seguinte voltou a falar contra Moisés... aí Deus mandou uma doença terrível que matou 14.600 pessoas, e só não matou mais gente porque Moisés e Arão agiram a favor do povo! Cara, eu não sei se conseguiria ter essa mansidão toda de Moisés não! E você? 

Mas quando eu penso que deixaria Deus matar todo mundo, lembro que sou, de certa forma, igualzinho o povo de Israel: sou pecador, sou reclamão, sou infiel a Deus... peco de propósito, fico maravilhado com um milagre, mas no dia seguinte já me esqueci... Você também é assim de vez em quando? Você consegue se identificar com as histórias de Israel no deserto? Jesus é o novo Moisés: Ele se coloca entre você e Deus para que você não morra por causa do pecado. Quando Deus olha pra você, Ele te vê através de Jesus e, por causa deste Intercessor, você pode ter uma nova chance... Pense nisso!!!