segunda-feira, 7 de março de 2011

Dia 066: Deuteronômio 25-27

O dever de cunhado


A Lei mandava que, se uma mulher ficasse viúva e sem filhos, seu cunhado (irmão do falecido) tinha a obrigação de casar-se com ela. Além disso, o primeiro filho do casal seria considerado filho legítimo do morto, para que seu nome permanecesse na terra de Israel (5-6). Mas, vá lá que cargas d'água o tal cunhado não queira se casar com a viúva de jeito nenhum, então deverá ser humilhado perante o povo para sempre (7-10).

Fico aqui pensando com os meus botões: para um cara escolher ser marcado para sempre na comunidade ao invés se casar com a mulher do irmão... enfim... Acho que os irmãos também deveriam aconselhar uns aos outros na hora de escolher uma esposa!

Bem, brincadeirinhas à parte, essa Lei tinha como objetivo, além de manter vivo o nome do morto, amparar a viúva e não deixar que ela ficasse sem suporte. Lembre-se de que, naquela época, uma mulher sem filhos era mau-vista e não tinha a quem recorrer... Dessa forma, casar-se com a mulher do irmão era, digamos, um dever social.

"É caveira, meu capitão!"

Na hora da volta do anzol, os israelitas não deveriam ser bonzinhos com os amalequitas. A ordem era pra limpar geral, passar o rodo mesmo! Eliminar todo aquele povo, de maneira que só ficassem registrados nos livros de História (17-19).

Povo de Deus

Eu gosto muito desses versículos finais do capítulo 26:

- Repare que Moisés usa muito a palavra "hoje", dando um significado de recomeço. É como se o passado tivesse sido zerado, e uma nova vida estivesse para começar a partir daquele dia.
- Deus deixa claro o que Ele quer: obediência total: corpo, sentimentos, razão (16).
- Os israelitas decidiram voluntariamente seguir a Deus, firmando um compromisso de obediência (17).
- Deus declara que Israel é Seu escolhido e que irá abençoá-lo enquanto o país caminhar debaixo da Sua vontade (18-19).
Hoje também pode ser um dia de recomeço para você. A partir de hoje, você pode deixar o passado pra trás e partir para uma nova vida, junto com Deus. Ele não quer sacrifícios, não quer dinheiro, não quer promessas. Deus quer o seu amor, e a obediência que vem desse amor. Assim, se você escolher segui-lO, Ele fará com que você também faça parte do Seu povo escolhido. Saiba mais nesse vídeo.

Maldições

Deus é Deus de bênção. Ele não deseja o nosso mal. Mas Deus, enquanto é misericordioso, também é justo. Ele é paciente, mas não devemos testá-lo, pois Ele castiga se for preciso, e é vingador... Cuidado com a lista daqueles que serão amaldiçoados (11-26):

- Quem faz imagens e as adora no lugar de Deus.
- Quem desrespeita o pai ou a mãe.
- Quem é ganancioso e quer sempre mais do que já tem.
- Quem é ruim para com os estrangeiros, viúvas e órfãos.
- Quem é imoral e comete pecados sexuais.
- Quem é assassino.
- Quem não segue as leis de Deus.