quinta-feira, 30 de junho de 2011

Dia 150: 2º Crônicas 30-33

(*** 30 de Maio de 2011 ***)

A vontade de Deus no coração de um homem

"Tudo o que Ezequias fez para o Templo ou em obediência à lei deu certo porque ele procurou sempre seguir com todo o coração a vontade de Deus." (2º Crônicas 31:21)


O rei Ezequias, de Judá, não parava quieto. Depois de purificar o Templo, ele fez outras coisas muito importantes para trazer todo o povo de volta para Deus:

* Comemorou a Páscoa, de acordo com a Lei de Moisés. Há décadas os judeus não celebravam essa festa. Ezequias fez questão de chamar todo o povo, puxando a orelha geral e argumentando para que ninguém permanecesse na teimosia, como os antepassados.

* Inspirou um quebra-quebra de ídolos e altares pagãos por todas as cidades de Judá.

* Reorganizou o serviço no Templo, escalando os levitas e sacerdotes de acordo com seus grupos de famílias e serviço.

* Incentivou o povo a dar ofertas para tocar o serviço no Templo e sustentar os sacerdotes e levitas, para que eles se dedicassem exclusivamente ao serviço religioso. O povo ofertou generosamente suas melhores colheitas e gado.

* Colocou homens honestos e capazes para cuidar das finanças e do gerenciamento dos depósitos de ofertas no Templo, de maneira que todo o suprimento era distribuído com justiça e sem favorecimentos. Não havia entre os funcionários de Ezequias nenhum corrupto ou larápio. O cara sabia escolher bem os cargos de confiança.

Do lado certo

O capítulo fala da guerra contra a Assíria, da doença, cura e morte de Ezequias. Tudo isso já foi comentado aqui. Hoje vamos conversar sobre dois versículos muito legais:
"Sejam fortes e corajosos! Não fiquem assustados, nem tenham medo do rei da Assíria e do seu enorme exército. Pois aquele que está do nosso lado é mais poderoso do que o que está do lado dele. Ele só conta com a força dos homens, mas do nosso lado está o SENHOR, nosso Deus, para nos ajudar e para guerrear por nós. E o povo ficou animado ao ouvir as palavras do rei Ezequias." (2º Crônicas 32:7-8)

Ezequias, cheio do Espírito Santo, manda esse recado para nós. Todos os dias, saímos de casa como se fôssemos guerrear: no trânsito, contra o chefe, nas provações, tentando resistir às tentações... são várias as "assírias" que nos ameaçam. Às vezes dá vontade de desistir, de simplesmente parar de lutar. Às vezes a gente perde as forças e dá a derrota como certa. Mas então aparece o tal do Ezequias e dá essa mensagem.

Não devemos ter medo das dificuldades e problemas que enfrentamos, porque Deus, que está do nosso lado, é mais poderoso do que a "força" que está por trás das coisas que tentam nos derrubar. É Deus quem luta as nossas batalhas, é Ele quem vai na frente e derruba o inimigo. Basta você ficar forte. Assim como os judeus daquela época, somos convidados a nos animarmos com essa promessa do Senhor, que nunca falha. Deus derrotou os assírios e salvou os judeus. Ele também pode fazer isso por você!

Do melhor para o pior

Depois do grande Ezequias, Manassés, seu filho, assumiu o trono de Judá. E como pode sair do melhor soberano um sucessor tão ruim??? Vai entender essa linhagem real! O cara desfez tudo o que seu pai havia feito, e profanou de maneira terrível o Templo, colocando um poste-ídolo para ser adorado lá dentro! Loucura total. Os assírios invadiram Jerusalém (de novo!) passaram o rodo e levaram Manassés como prisioneiro. No cativeiro, sofrendo muito, Manassés se arrependeu dos seus pecados e Deus lhe deu uma nova chance, que ele aproveitou. E aqui temos uma lição importante: Todo mundo merece uma nova chance, não importa o tamanho da encrenca. Se Deus, que foi o maior ofendido, estendeu a mão para um pecador como Manassés, quem sou eu para dizer não?!?


Dia 149: 2º Crônicas 27-29

(*** 29 de Maio de 2011 ***)


Jotão

Às vezes me pergunto por que a Bíblia fala tanto a respeito dos reis que não agradaram a Deus, e tão pouquinho daqueles que fizeram as coisas direito. Acho que é porque aprendemos melhor sabendo o que não devemos fazer. As lições do fracasso tem mais "cola" na mente humana do que as boas histórias. Jotão foi um rei bom. Deus não apresenta na Bíblia nenhuma vírgula contra ele, pelo contrário. Foi ficando muito poderoso, pois fazia certinho a vontade do Senhor (6). E melhor: pelo jeito, não se sujeitou ao pecado do orgulho, como seu pai.

Acaz era assim mesmo!

Um pedacinho do verso 22 é revelador: "Acaz era assim mesmo!", dizem as Escrituras. Mesmo no aperto, o cara insistia no erro. Fez coisas terríveis, adorando a outros deuses, queimando os próprios filhos, vendendo a honra para os inimigos. Ele multiplicou os altares pagãos e colocou postes-ídolos em cada esquina de Jerusalém. Será que algum dia, vão pensar em você e dizer: "________ era assim mesmo!" ???

O serviço na Obra de Deus

"Portanto, meus filhos, não sejam relaxados, pois o SENHOR os escolheu para que vocês o sirvam no Templo, para que ajudem nos cultos de adoração e para que queimem incenso em honra dele." (2º Crônicas 29:11)


Essa frase é de Ezequias, o melhor rei que Judá teve. Ele mandou consertar e purificar o Templo, para trazer o povo de volta aos caminhos do Senhor. Chamou todos os sacerdotes e os levitas para uma reunião e os encorajou a voltarem ao trabalho na Obra de Deus:

1) Não seja relaxado: O serviço na Obra de Deus é muito importante. Não faça de qualquer jeito! Dê o seu melhor, sempre! O esforço físico e mental do trabalho terá recompensas espirituais. Esteja disposto a levantar o bumbum do banco e agir!

2) Você foi escolhido: Você não foi salvo à toa. Deus olhou para você e te deu muitos dons e talentos para serem bem administrados. Por alguma razão muito especial, o Senhor o chamou. Atenda ao chamado e trabalhe, sabendo que isso é um privilégio para poucos. Ter uma missão vinda do coração de Deus é algo muito, mas muito especial.

3) Faça o que tiver pra fazer: Não importa onde você vai servir, se vai queimar incenso, se vai ajudar na adoração, se vai cantar, se vai limpar banheiro: todos os tipos de serviço são importantes, até mesmo aqueles que parecem menos honrosos. Faça tudo como se fosse (e é!) para Deus, que com certeza o trabalho não será em vão.

Dia 148: 2º Crônicas 23-26

(*** 28 de Maio de 2011 ***)

Coragem para fazer o que é certo

A Bíblia conta que Joiada, sacerdote do Senhor, tomou coragem e deu o golpe de estado pra cima da Atalia, colocando Joás, de sete anos, como rei em Judá. Atalia era uma rainha durona, metia medo em todo mundo, e ela governou sem oposição por um bom tempo.

Joiada, claro, não estava feliz com a situação de Judá. A rainha fazia o povo pecar, e multiplicaram-se pela terra os postes-ídolos e os altares pagãos. Havia até mesmo um templo dedicado a Baal. A decisão do sacerdote não deve ter sido fácil. Qualquer um que professasse a fé no Deus verdadeiro era perseguido. Ele havia escondido Joás desde a morte de Acazias, e estava na hora de revelá-lo ao mundo.Com a ajuda de Deus e da maior parte dos líderes de Judá, Joiada conseguiu derrubar Atalia e fazer de Joás rei, sob a sua regência. O povo ficou feliz e houve tranquilidade em Jerusalém.

Às vezes, precisamos reunir toda a coragem que nos resta para agir conforme a vontade de Deus. Nem sempre as condições serão perfeitas, nem sempre tudo estará encaixado e pronto. Às vezes será preciso sair do esconderijo, agir de maneira ousada e fazer aquilo que o Senhor mandou você fazer. Não é algo simples, mas é necessário. É mais fácil se esconder, é mais fácil se omitir... Mas o cristão precisa ser corajoso e enfrentar as adversidades, inclusive aquelas impostas pela sua própria natureza pecaminosa. Siga o exemplo de Joiada e se disponha a resolver a parada!

Na companhia dos reis

Enquanto viveu, orientou o rei Joás muito bem, e Jerusalém prosperou, adorando a Deus diariamente. O Templo foi consertado e ficou melhor do que antes, pois as ofertas que os judeus traziam alegremente (10) foram usadas para fortificar os alicerces e produzir novos utensílios para o Templo. O sacerdote Joiada foi um homem tão valoroso, e serviu a Deus de maneira tão dedicada, que ele foi enterrado com honras reais, numa sepultura na Cidade de Davi, junto com os grandes reis de Judá (15-16).

Orgulho: a pedra no sapato dos poderosos


O que Amazias e Uzias tinham em comum, além de serem pai e filho? Sofriam do mesmo mal: o orgulho. Amazias venceu os edomitas com a ajuda do Senhor, mas trouxe os deuses estrangeiros de lá e passou a adorá-los. Quando foi repreendido, deu piti e não quis ouvir. Resultado: foi derrotado por Israel e foi traído. Já Uzias organizou o exército de Judá e obteve muitas vitórias, com a bênção de Deus. Mas começou a se achar a última bolacha do pacote. Errou ao querer oferecer incenso no Templo. Ficou leproso e perdeu o direito de morar no próprio palácio.

Veja que, para ambos os reis, a Bíblia diz que fizeram aquilo que agradava a Deus. Foram abençoados pelo Senhor. Consultavam a opinião de Deus antes de fazer qualquer coisa, e seguiam os mandamentos... até... sim, até serem vencidos pelo orgulho:

"Porém, quando se tornou assim poderoso, Uzias ficou cheio de orgulho, e essa foi a sua desgraça." (2º Crônicas 26:16a)

O orgulho é o primeiro passo na direção do abismo. O orgulho deixa você surdo para os conselhos mais sinceros. O orgulho deixa você cego, incapaz de enxergar os próprios erros. O orgulhoso fica com mania de perseguição e se acha sempre o incompreendido. O orgulhoso pensa que pode fazer qualquer coisa, sem se importar com os outros. 

Nunca se esqueça de que tudo o que você tem e tudo o que você é vem de Deus. A Ele seja dada a glória para todo o sempre! 


Dia 147: 2º Crônicas 20-22

(*** 27 de Maio de 2011 ***)

A luta é minha


"Quando os encontrarem, vocês não precisarão lutar. Fiquem parados ali e verão como o SENHOR Deus salvará vocês. Povo de Judá e moradores de Jerusalém, não se assustem, nem fiquem com medo; marchem contra os inimigos amanhã, pois eu, o SENHOR, estarei com vocês." (2º Crônicas 20:17)

A pessoa que mexe com um cristão, ou com o nome de Cristo, tem que ser muito corajoso. Digo isso porque é fácil achar que um cristão é zé-mané, por causa do lance de oferecer a outra face e talz, pela ordem de sempre buscar estar em paz com todos, etc etc etc. O que os outros esquecem é que o Pai do crente é Deus. E Ele nunca deixa barato, porque é justo. Quando alguém mexe com um cristão, está mexendo com a pessoa errada... porque arruma briga com Deus e, cai pra nós, arrumar confusão com o Senhor é pedir pra apanhar feio. 

Deus sai em defesa daqueles que O amam, daqueles que O obedecem. Josafá e os judeus oraram com humildade ao Senhor, pedindo livramento. Um grande exército, formado por 3 povos, vinha para atacar o reino de Judá. Às vezes, muitas pessoas formam um verdadeiro exército contra você, querendo te fazer mal. Ladrões, criminosos, motoristas no trânsito caótico, valentões na escola... Você precisa orar por eles, e entregá-los nas mãos do seu Paizão. Esse é o seu trabalho.

Jeorão... Who?
Leia: 2º Crônicas 21


Esse é um dos versículos mais tristes da Bíblia, na minha opinião (20b): "Quando morreu, ninguém sentiu falta dele; ele foi sepultado na Cidade de Davi, mas não nos túmulos dos reis." 


Ninguém gosta de lembrar das pessoas más. Seus nomes são citados apenas como mau exemplo, numa bizarra lista do que há de pior na humanidade. Jeorão foi uma dessas pessoas. Seu primeiro ato como rei em Judá foi matar todos os seus irmãos...

Acho esse verso triste porque é o indicador do desperdício. Desperdício de vida, de dons, de tempo, de oportunidades. Deus deu a Jeorão grandes bênçãos: um reino maravilhoso e bem organizado, um povo contente, cidades protegidas, uma família amorosa. E o cara jogou tudo no lixo, corrompido pelo poder. Quando Jeorão morreu, ninguém sentiu falta dele. Ninguém acendeu uma fogueira em sua homenagem. Foi enterrado sem honras. Imagino inclusive o povo festejando sua morte dolorosa...

Essa é a mensagem: viva a sua vida de maneira que você cause impacto positivo nas vidas de outras pessoas. Faça diferença no mundo, aproveitando cada oportunidade, cada bênção, cada talento. Use tudo o que Deus te deu para construir laços de amizade, para fazer sorrir, para ajudar os outros. Viva de forma que, quando você morrer, as pessoas sintam sua falta...

Maus conselhos

Você precisa tomar uma importante decisão, todos os dias: em quem você vai confiar? Quem vai te influenciar? Essa é uma escolha sua. Todos nós, de certo modo, somos influenciados pelas outras pessoas, até mesmo por aquelas que nós não conhecemos. No trânsito, por exemplo, se você leva uma fechada e fica chateado, e aquilo acaba com seu dia, você decidiu ser influenciado pelo motorista que te fechou. E essa é uma decisão muito importante. Acazias decidiu ser influenciado pelos conselhos de sua mãe, Atalia, e pelos funcionários de seu pai, o rei Jeorão. Tais conselhos eram tão nefastos que Acazias se perdeu em atos de crueldade, idolatria e imoralidade. Seu reinado foi um dos mais curtos em Jerusalém. As más influências acabaram encaminhando Acazias para uma morte violenta, depois de uma vida longe da vontade de Deus. Reflita sobre a vida do rei Acazias e, todos os dias, decida: a quem vou dar ouvidos? A resposta para essa pergunta pode definir a vida e a morte.

Dia 146: Salmos 95-96

(*** 26 de Maio de 2011 ***)

Cabeça-dura
Leia: Salmos 95

O salmista lembra do povo de Israel no deserto, após a libertação do Egito. No episódio de Meribá, os israelitas perturbaram a Deus murmurando, reclamando e se comportando de maneira ridícula. Eram rebeldes sem fé. O salmista faz a gente lembrar disso como um exemplo, para que a gente abra o olho e não faça igual. Sabe quando você é cabeça-dura, e de vez em quando insiste em cometer os mesmos erros, cair nos mesmos pecados, agir de forma boba? Pois é. Nesses momentos, você é como um daqueles israelitas do mundo antigo, teimoso e burro! Eles não quiseram obedecer às palavras de Deus, e por isso nunca entraram na Terra Prometida. Fica ligado!

Melhor do que eu!
Leia: Salmos 96

Esse salmo é para ler quando você estiver animado: ele vai te deixar exultante!
Esse salmo é para ler quando você estiver desanimado: ele vai te dar uma injeção de alegria na veia!

É o tipo de texto bíblico que deve ser lido em voz alta! Ele vai te envolvendo numa atmosfera de positividade... Fala das qualidades de Deus e de como Ele cuida daqueles que O obedecem. Eu sempre fico feliz quando penso em como Deus é fantástico! Basta pensar nos deuses romanos e egípcios, falsos, com características humanas das mais terríveis. Deuses imorais, invejosos, orgulhosos, perversos! Agora leia o salmo novamente e compare! Deus não tem medo de ser comparado a outros deuses. Ele sabe que sempre vai ganhar. Ele é Deus santo, puro e justo. Ele quer que você seja igual a Ele. Imagine ter como deus uma imagem que representa os piores pecados da humanidade. Eu quero um Deus que é melhor do que eu. 

Dia 145: 2º Crônicas 16-19

(*** 25 de Maio de 2011 ***)

Confiança Zero

Assim como Salomão e Roboão, Asa fez um bom reinado nos seus primeiros anos. Caminhou com Deus e foi fortalecido. No entanto, seguindo o exemplo de seus antecessores, Asa deu uma série de mancadas. Tornou-se orgulhoso e passou a confiar mais nos homens do que em Deus. Primeiro, pediu a ajuda do rei da Síria numa peleja contra Israel, ao invés de se apegar a Deus, como já havia feito antes. Mandou prender o profeta que lhe havia alertado sobre seu pecado, e ainda perseguiu pessoas no seu reino. Depois, quando estava doente, apostou todas as fichas nos médicos e na medicina da época, ao invés de pedir misericórdia do Senhor. 

Josafá

Josafá foi um grande rei em Judá. Era justo, temente a Deus, tinha bom coração. Se meteu em muitas "roubadas" para ajudar Acabe, de Israel, inclusive quase sendo morto no lugar do outro. Mas o mais legal nesse trecho é a aula de gestão pública de Josafá, principalmente a respeito de integração nacional, educação e justiça. Ele enviou professores e levitas por todo o país a fim de ensinarem a Lei de Moisés. Implantou comarcas locais com juízes escolhidos a dedo, por competência e caráter. Eles eram instruídos pelo próprio rei. Josafá fazia questão de visitar pessoalmente todas as cidades e vilas de Judá, uma por uma. E assim o povo via no seu rei um bom exemplo de servo de Deus. Que aula!