sexta-feira, 18 de março de 2011

Dia 077: Josué 20-24

Cidades especiais

Exatamente como Deus havia ordenado a Moisés, algumas cidades tinham condições e características especiais: eram as cidades reservadas aos fugitivos e as cidades dadas aos levitas. 

Você lembra que, pela Lei, um crime de morte cometido sem intenção de matar não era punido com a morte; o culpado poderia se esconder nas cidades de fugitivos até ser julgado ou até que o Sumo Sacerdote daquele tempo morresse. Lá, a pessoa estaria a salvo dos vingadores da vítima e poderia recomeçar a sua vida. As cidades escolhidas para esse fim foram:

- Quedes >>> no território da tribo de Naftali.
- Siquém >>> no território da tribo de Efraim.
- Hebrom >>> no território da tribo de Judá.
- Bezer >>> no território da tribo de Rúbem.
- Ramote >>> no território da tribo de Gade.
- Golã >>> no território da tribo de Manassés.

Você tá por dentro também da notícia de que os levitas não receberam terras em Canaã. A tribo de Levi era considerada uma tribo especial, totalmente dedicada ao serviço de Deus e separada para Ele. Por isso não receberam terras, porque a sua herança era o serviço na Obra do Senhor. Sua herança eram os sacrifícios e ofertas do povo. Mas Deus ordenou que 48 cidades fossem dadas aos levitas, para eles morarem (6 refúgio + 42). Assim, os levitas receberam algumas cidades, dentro de cada território das tribos de Israel. Desta forma os levitas estariam em todas as tribos, prontos para o serviço sagrado.


Tensões internas
Leia: Josué 22 

As tribos de Rúben, de Gade e de Manassés do Leste cumpriram fielmente os votos que haviam feito a Moisés. Lutaram à frente dos irmãos israelitas até que toda a terra fosse conquistada. Então Josué os abençoou e os mandou de volta para o lado de lá do Jordão.

Maaaaaaasss... alguém teve a brilhante ideia de construir um altar, e esse altar era tão grande que dava pra vê-lo à distância (10). Isso deu um rolo daqueles! Daí você pode se perguntar: "Mas poxa vida, os caras fizeram um altar em honra de Deus!" Sim, concordo contigo, mas Deus havia ordenado que os sacrifícios só poderiam ser feitos na Tenda Sagrada, por levitas. Ter um altar próprio pareceu aos outros que a galera de lá do Jordão não queria "se misturar" e que ofereceria suas próprias ofertas, do seu próprio jeito.

Até provar que fucinho de porco não é tomada, Israel mandou ninguém mais, ninguém menos, que Finéias (esse aqui ó) para resolver a parada. Mas quando chegou lá tudo foi esclarecido: Rúben e Gade ergueram o altar como um memorial de que faziam parte de Israel, apesar de estarem separados pelo rio (22-28). E aqui tem um versículo muito legal: "Nunca tivemos a intenção de nos revoltar contra o SENHOR, nem pensamos em deixar de segui-lo." (Josué 22:29a)        Ufa! Quase rola uma guerra civil! 

Deus é fiel
Leia: Josué 23

Josué já estava no final da carreira e reuniu o povão para conversar. E afirmou a grande fidelidade de Deus para com Israel. Deus cumpriu tudo o que havia prometido a Abraão, a Isaque, a Jacó e a Moisés. Todas as terras foram dadas aos israelitas. Nenhum inimigo foi páreo para o poder de Deus. Não foi por meio da força humana que Israel prevaleceu, mas sim porque Deus lutou na frente do Seu exército. Deus foi fiel aos israelitas. E Ele é o mesmo Deus hoje também! Ele é fiel a você e tem planos para a sua vida (14-15).

Eu e minha casa serviremos a Deus
Leia: Josué 24

Mais um daqueles "momentos da verdade". Com os líderes reunidos, Josué apresentou tudo o que Deus havia feito por Israel. Josué também deixou com eles uma decisão importante: permanecer seguindo esse Deus, ou buscar os deuses antigos ou os novos, dos povos conquistados. Mas a galera soube escolher bem! Decidiram servir ao Senhor!

O destaque aqui é o clássico finalzinho do verso 15. Josué não esperou para ouvir a resposta dos líderes, já foi dizendo que, independentemente do que decidissem, ele e sua família se manteriam firmes, obedecendo e servindo ao Deus de Abraão. Isso é que é convicção!

Um morto muito louco

Lembram do último pedido de José, no Egito? Pois é, promessas e profecias são cumpridas à risca na Bíblia. Depois de ter passado um tempão vagando no deserto, os restos mortais de José receberam finalmente sua parte na Terra Prometida. Foi enterrado no túmulo de Jacó. em Siquém, em Efraim.