domingo, 10 de abril de 2011

Dia 100: 1º Samuel 30-31 / 2º Samuel 1-2

Todos são importantes

 
Quando voltou para Ziclague, Davi e seus homens tomaram um susto! A cidade havia sido atacada e queimada pelos amalequitas, e todos os seus moradores foram levados como escravos. Os homens que estavam com Davi ficaram tão desolados que culparam seu líder e até pensaram em matá-lo a pedradas. Mas Davi consultou o Senhor e conseguiu retomar tudo.

O caso é que, durante a perseguição, uma parte dos homens acabou ficando na beira do rio, pois estavam cansados demais. Quando Davi retornou com muitos bens e animais, alguns homens perversos que lutaram com os amalequitas não quiseram compartilhar com os que ficaram as riquezas. Mas Davi instituiu uma nova lei: tudo deveria ser repartido igualmente:


"Tudo deve ser repartido em partes iguais: quem ficou atrás com a bagagem deve receber o mesmo que aquele que lutou na batalha." (1º Samuel 30:24b)

Isso nos dá uma lição muito legal: não importa qual o papel que você desempenha, ele é sempre importante. E mais: se você estiver fazendo algo para Deus, mesmo que isso pareça insignificante para você, é tão importante para Ele quanto a pregação do maior evangelista que existe. Portanto, todo serviço na Obra é digno e merece ser considerado. Quem limpa o banheiro da igreja ou dá um sorriso para um visitante, é tão digno quanto aquele que canta ou prega. Não deixe de trabalhar para Deus só porque você acha que não pode fazer nada. Encontre algo que você faça bem e use isso para fazer com que mais pessoas conheçam Jesus!

A morte de Saul

Vamos conhecer mais detalhes sobre a morte de Saul quando formos ler o primeiro livro de Crônicas. Aqui, temos um resumo do que aconteceu. Os filhos de Saul foram mortos em batalha, inclusive Jônatas, melhor amigo de Davi. E Saul se jogou sobre a sua espada e se matou. Trágico.

Péssima notícia

Um rapaz foi dar a notícia da morte de Saul e de Jônatas. Eu tenho pra mim que ele achava que seria recompensado por ter matado Saul. Afinal, todo mundo sabia que Saul tava doido pra matar Davi. Então, Davi deveria se sentir aliviado e bem por alguém finalmente ter conseguido matar o rei de Israel... Certo? Não, errado! O garoto amalequita se lascou! Mentiu e acabou morto. Davi ficou muito triste. Acredito que ele deve ter ficado mais triste por causa de Jônatas, claro, a quem chama de irmão e cujo amor considerava até mesmo mais valioso do que o amor entre homem e mulher. O cara era parceirão! E morreu em batalha. Davi ficou arrasado.

Racha

Davi (como sempre) consultou o Senhor para saber se já estava na hora de voltar para Israel. Deus disse que sim, e indicou uma cidade para que ele governasse: Hebrom. Além disso, Davi conquistou também a confiança dos povos de Gileade e da tribo de Judá, sendo bondoso para com eles - pois tinham sido corajosos e dado um sepultamento digno ao rei e aos príncipes de Israel.

Só que Abner, comandante do exército de Israel, fez com que Isbosete fosse rei. Então houve um racha: uma galera ficou com Isbosete, mas o pessoal de Judá fechou com Davi. E você já sabe no que deu: mais guerra!
E aí temos um festival de morte besta: no campo de batalha, 24 homens - 12 de cada partido - se mataram. Depois, um dos 3 filhos de Zeruia, o tal do Asael, perseguiu Abner. Abner avisou para que Asael parasse de correr atrás dele, mas o garoto não ouviu e acabou sendo morto com um golpe de lança. Detalhe: Abner golpeou Asael de costas (23)!!!


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário