domingo, 3 de julho de 2011

Dia 152: Salmos 97-99

(*** 01 de Junho de 2011 ***)

As qualidades do caráter de Deus


Não sei você, mas quando eu leio o livro dos Salmos, sempre fico boquiaberto. Como suas palavras são profundas! Como elas mexem com meu coração! Oro para que essas palavras também movam o seu espírito. Os salmos de hoje são uma verdadeira declaração de amor a Deus. Veja só quantas qualidades do caráter de Deus esses três salmos apresentam (tente localizá-las ao longo do texto):

1) Deus é Rei de toda a terra.
2) Deus reina com honestidade e justiça.
3) Deus destrói todos os Seus inimigos.
4) A natureza (força mais poderosa da Terra), respeita e teme a Deus.
5) A glória de Deus é vista nos céus, não pode ser escondida, tá na cara de todo mundo!
6) Nenhum outro "deus" pode enfrentar o Senhor; Ele está acima de todos os deuses.
7) Os atos de Deus alegram aqueles que nEle confiam.
8) Deus protege os que O amam e O obedecem.
9) Deus é santo.
10) Deus faz coisas maravilhosas e milagres.
11) Deus é poderoso e forte.
12) Deus é vitorioso.
13) Deus é amoroso e fiel.
14) Deus cumpre Sua palavra; sempre cumpre Suas promessas.
15) As atitudes de Deus são sempre corretas.
16) Deus é extremamente poderoso.
17) Deus merece o nosso respeito.
18) Deus merece o nosso louvor e adoração.
19) Deus gosta de conversar, é comunicativo e pessoal.
20) Deus é misericordioso e perdoa.
21) Deus ensina e castiga conforme os pecados de cada um.

UAU! Você conseguiu "pescar" alguma outra qualidade que eu perdi? Coloque nos comentários!

Dia 151: 2º Crônicas 34-36

(*** 31 de Maio de 2011 ***)

O iconoclasta

O rei Josias era um caçador de imagens, um iconoclasta, um exterminador de deuses. O cara viajou por toda a terra de Judá e também foi até a alguns lugares de Israel para destruir, pessoalmente, os ídolos pagãos que o povo de Deus adorava naquela época. Josias matou os sacerdotes pagãos e reduziu a pó (literalmente) as imagens dos deuses. Ele buscou obedecer fielmente a todos os mandamentos escritos no Livro da Lei. No entanto, cometeu um erro que lhe custou a vida. Entrou numa guerra que não era sua... e pior: guerreou contra a vontade de Deus (35:21). E essa é a lição da morte de Josias: não lute contra Deus. Siga a Sua vontade e ouça o que Ele diz. Caso contrário, você será destruído. Ninguém pode se opor aos planos do Senhor. Ou você está dentro, ou você é contra. Não há meio-termo. Josias pagou sua teimosia com a vida. Pense nisso!

Sem remédio

Os livros de Reis e Crônicas mostram um panorama desolador. O povo de Israel e de Judá era inconstante e levado de um lado para o outro nas ideologias, de acordo com o seu rei. Misturavam-se a outros povos e não mantinham a firmeza no caminho reto traçado por Moisés. Geração após geração, israelitas e judeus colocaram a paciência de Deus à prova com sua idolatria e imoralidade sem limites. O Senhor os avisou seguidas vezes, e buscou, por meio dos profetas, convencer o povo de sua teimosia. E então vem o verso 16: "Mas eles riram desses mensageiros de Deus, rejeitaram as suas mensagens e zombaram deles. Finalmente, Deus ficou tão irado com o seu povo, que não houve mais remédio." Teve início o período do cativeiro babilônico, época em que o povo de Deus ficou exilado por 70 anos.

Isso me faz pensar no Espírito Santo, e em como Deus continua nos avisando a respeito de nossos pecados, diariamente. Muitas vezes pensamos que algum erro que cometemos não terá consequências, não fará diferença, que Deus não está vendo, ou não se importa. Abusamos da misericórdia do Senhor e somos teimosos em permanecer nas mesmas faltas. Mas a qualquer momento o cativeiro pode chegar. Cuidado!