quinta-feira, 14 de abril de 2011

Dia 103: 2º Samuel 7-9

Nova morada
Leia: 2º Samuel 7

Davi conseguiu domínio em toda aquela região. Nenhum rei, nenhum país, nenhum povo conseguia fazer frente a seu poderio. Então um dia, quando Davi estava pensando em Deus, se sentiu mal por morar bem e a Arca da Aliança ainda ficar dentro de uma barraca. E quis construir um Templo para Deus.

Deus gostou muito da ideia, mas não permitiu que Davi a levasse adiante. Deus prometeu abençoar a família de Davi para sempre, e determinou que o Templo seria construído pelo filho do rei Davi. Davi não ficou chateado com isso, pelo contrário, foi humilde e agradeceu muito ao Senhor pelas grandes bênçãos recebidas.

E aprendemos uma coisa bem legal aqui: às vezes, Deus não deixa a gente fazer alguma coisa, mesmo uma coisa boa. Ele tem os seus motivos para nos dizer "não", e devemos ser gratos. Mas veja que Deus se alegra com nossas boas iniciativas, ele gosta quando nosso desejo é fazer a Sua vontade, é agradá-lO.

Vitorioso

Leia: 2º Samuel 8

O capítulo repete 2 vezes uma mesma frase forte (6,14): "O SENHOR Deus fez com que Davi fosse vitorioso em todos os lugares aonde ia." Preciso falar mais alguma coisa? Não, né? Mas vou falar mesmo assim! Deus abria os caminhos do Davi. Eles eram amigos. Tudo o que Davi fazia dava certo, porque o rei buscava fazer a vontade do Senhor. Veja como Davi era um bom rei, no verso 15.

Aqui, Davi começou também a juntar o material que seria necessário para a construção do Templo. Ele não iria erguê-lo, mas já ia deixar tudo "no jeito" pro seu descendente botar a mão na massa!


Compaixão
Leia: 2º Samuel 9

Sem dúvida, Davi é um dos personagens mais famosos da Bíblia. E o mais comentado também. A própria Bíblia fala muito a seu respeito. Acho que só não fala mais dele do que de Jesus. Mas sabe por que Deus gostava tanto assim do cara? É que, apesar dos seus muitos e terríveis pecados, era um homem cheio de boas qualidades, de bom coração. Davi procurou o último membro vivo da família de Saul, chamado Mefibosete, e passou a tratá-lo como se fosse seu próprio filho. Assim, ele cumpriu a promessa que havia feito a Jônatas e deu melhores condições de vida a Mefibosete.