terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Abrindo a Caixa Preta

A Bíblia não é uma "caixa preta". Não foi escrita para permanecer intocada num aparador, aberta no Salmo 91... pra sempre! Não foi preservada por milênios até chegar a nós à toa. Não é o livro mais vendido no mundo há séculos por um mero acaso.

A Bíblia, é claro, merece respeito e temor, mas o seu verdadeiro poder está na prática de seus conselhos e no conhecimento de Deus que seu estudo proporciona. Tratá-la como uma obra mítica ou mística, complicada demais para ser compreendida, ou simplesmente considerá-la como apenas "mais um" livro são erros que nós não devemos cometer.

A leitura da Bíblia independe de religião. Até os ateus reconhecem seu valor. Os antropólogos a utilizam como fonte segura para o estudo das antigas civilizações. Arqueólogos encontram evidências que comprovam passagens bíblicas. Cientistas de diversos ramos põem as Escrituras à prova e acabam considerando os fatos narrados no mínimo plausíveis.

A riqueza de detalhes, que vai desde à descrição de terreno, referências cronológicas, genealogias, até os costumes mais íntimos, faz a Bíblia alcançar um status de documento histórico valioso, que outros livros tidos como sagrados não puderam obter.

E hoje em dia? A Bíblia tem tanta ou mais influência sobre os dias atuais do que antigamente. Ditados populares, códigos de ética, as leis, a economia, a política, o comércio... Tudo à nossa volta está constantemente nos mostrando um pedacinho da Palavra... Basta você abrir os olhos...

Cheque os slides abaixo para ter uma visão básica e geral da Bíblia. Enquanto formos mergulhando mais fundo na leitura durante o ano, você com certeza irá também compreender melhor o Livro dos Livros.



Você também pode visualizar, imprimir e baixar os slides no SCRIBD ou no SLIDESHARE.

Se você tiver alguma dúvida a respeito da Bíblia e de nosso desafio, deixe um comentário que eu vou tentar respondê-la pra você. Se eu não souber a resposta, vou tentar achar alguém que saiba!