terça-feira, 26 de julho de 2011

Dia 157: Neemias 3-5

(*** 06 de Junho de 2011 ***)

Faça a sua parte
Leia: Neemias 3

A reconstrução de Jerusalém não era uma tarefa fácil. A cidade havia sido devastada na última conquista babilônica. As ruas estavam tomadas por entulhos. As muralhas eram um amontoado de pedras e madeira imprestável. Neemias sabia que o trabalho era imenso. E por isso todos os moradores ajudaram. Quero dizer, quase todos. Gente de todos os níveis sociais e profissões participaram: ourives, sacerdotes, levitas, governantes, cidadãos comuns ou líderes... todos estavam juntos. Mas alguns homens da cidade de Tecoa se julgavam mais importantes do que os demais israelitas e não quiseram botar a mão na massa (5). A Bíblia não diz se algo aconteceu com eles. Mas o fato é que Deus lhes deu uma oportunidade imperdível de participar de algo grandioso, de fazer a diferença naquela e nas gerações posteriores... Deu-lhes a oportunidade de ter o privilégio de servir ao Senhor. O que eles fizeram? Disseram "não". Você não é tão importante assim para não sujar as mãos... Pense nisso!

Alerta geral
Leia: Neemias 4

Era guerra que eles queriam, era guerra que teriam. Neemias não se intimidou com as ameaças dos inimigos e manteve o povo unido com uma estratégia de alerta geral. O que podemos aprender com ele?

1) Se toca, estamos em guerra! (8): Os dias de hoje são maus. Não há como negar. Se você ainda não percebeu que a coisa tá preta e que ainda vai piorar, se liga! Os movimentos políticos, as ideologias, as crises financeiras, os desastres naturais... não sou chegado a ser arauto do apocalipse, mas os sinais estão aí para quem quiser ver. Além disso, temos que lidar ainda com as batalhas espirituais que ocorrem à nossa volta e dentro de nós. 

2) Vigie e ore (9): Regrinhas básicas. Tá sendo oprimido pelo inimigo? Tá passando por um aperto no trabalho, na escola, nas finanças? A tentação tá forte? Isso é guerra! E na guerra, você precisa vigiar (pra não ser pego de surpresa) e orar (para que Deus lute por você). Simples assim.

3) Conheça seu inimigo e os planos dele (11-12): O maior inimigo do cristão é Satanás, que veio para roubar, matar e destruir. Mas não é o único: a natureza humana, pecaminosa, convive com o espírito renovado por Cristo, e precisa ser crucificada diariamente por Ele. Em que momentos você fica mais fraco? Quais são os seus pecados "favoritos"? O que faz você se esquecer de Deus? O que te afasta do caminho certo? Atenção! Respondendo a essas perguntas, você saberá os planos do seu inimigo. Sem essas informações, você continuará sendo derrotado. Faça uma auto-análise sicera.

4) Tome providências (13): Já sabe o que teu inimigo quer? Então faça alguma coisa! Não fique aí parado esperando para ser atacado. Arme-se! Se o inimigo usa o trânsito pra fazer você ficar irado e pecar, então comece a ouvir músicas cristãs enquanto dirige, ou passe a dar carona. Eu fico muito mais tranquilo no trânsito quando tenho boa companhia para conversar e sorrir enquanto aguardo no engarrafamento!

5) Lembre-se de que você está lutando por uma causa (14): Os israelitas lutavam por sua cidade, seus familiares e suas casas. Será que você está lutando pela coisa certa? O cristão é como os judeus da época de Neemias, pois luta por sua cidade (Nova Jerusalém), pela sua família (os irmãos em Cristo) e por sua casa (a igreja).

6) Lutar ou trabalhar? Faça as duas coisas (16-18): Os inimigos de Neemias queriam fazer com que o povo de Israel lutasse e assim esquecesse de trabalhar nas muralhas. O contrário também pode acontecer: você pode ficar tão focado no trabalho (e quando eu digo "trabalho", estou falando mesmo é do serviço na Obra de Deus) que esquece da luta. Solução: Numa mão a pá de pedreiro; na outra, a espada.

7) Quando o bicho pegar, fique junto do seu time (19-20): Sozinhos, podemos ser derrotados. Juntos, a chance de vencermos é bem maior. Quando o sapato apertar no seu pé, não faça cerimônia, toque a corneta e peça ajuda do seu time. Reúna-se com pessoas espirituais que se importam contigo para que lutem a seu lado. Evite enfrentar o inimigo sozinho. Ninguém é assim tão forte!

8) Carregue a espada com você (21-23): Os israelitas nem trocavam de roupa. Eles estavam 100% focados. Ok, você pode - e deve - tomar um banho de vez em quando, mas nunca deixe de lado a sua espada. A arma do cristão é a Palavra de Deus. Aonde quer que você vá e o que quer que esteja fazendo, não a deixe. Não tô dizendo que você precisa carregar a Bíblia pra todo lugar... o bom cristão sempre tem muitos versículos decorados, prontos pra atacar o mal! Medite continuamente, para golpear o inimigo assim que a tentação surgir.

O tipo de político que o Brasil deveria ter
Leia: Neemias 5

Neemias era um cara de atitude. Além de muitas qualidades, ele era honesto, incorruptível e justo. Trabalhava duro como governador de Jerusalém e não cobrava salário, não abusava do povo, dava comida e abrigo a quem precisasse, sem pedir nada em troca. Não superfaturou as obras de reconstrução das muralhas, não traficava influência, não usava sua autoridade de modo abusivo e dava o exemplo antes de exigir algo de seus governados.

Quem me dera se o Brasil tivesse um político como Neemias!

Dia 156: Salmos 100-101

(*** 05 de Junho de 2011 ***)

Celebrai

Esse Salmo é um clássico entre os cristãos, por causa dessa musiquinha, que você aprende desde criança:



Deus é bom e merece nossa gratidão e louvor. Nós somos dEle, e devemos agir de acordo com essa verdade.

Os compromissos da integridade

(2a) Ser honesto em TUDO que fizer.
(2b-3a) Viver corretamente, não só quando as pessoas estiverem olhando, mas também dentro de casa.
(3b) Não fazer as mesmas coisas que as pessoas que não gostam de Deus fazem
(4) Afastar pensamentos ruins na hora em que surgirem.
(5) Não participar das rodinhas dos fofoqueiros, nem fazer amizade com os orgulhosos e arrogantes.
(6a) Estar sempre disponível para aqueles que são fiéis a Deus.
(6b) Só fazer negócios ou contratar outros cristãos.
(7) Não se deixar influenciar pelos mentirosos, fingidos ou hipócritas.
(8) Ser intolerante com o pecado, mas lembrar que há um pecador que precisa ser salvo.