terça-feira, 14 de junho de 2011

Dia 132: Salmos 85-86

(*** 12 de Maio de 2011 ***)

Vida equilibrada nos caminhos de Deus
Leia: Salmos 85

O salmista exalta uma das características de Deus que eu mais gosto: a facilidade para perdoar. Já pensou se fosse diferente? Imaginou se Deus ficasse chateado à toa, e punisse severamente (conforme merecemos) de acordo com nossos erros? Acho que não tinha mais ninguém na face da Terra. Deus está sempre pronto para perdoar e salvar aqueles que O buscam de coração, aqueles que lutam para não voltar aos caminhos errados. E essa nova vida com Deus é equilibrada: amor sem fidelidade é na verdade paixão desenfreada; fidelidade sem amor é obediência cega; justiça sem paz é tirania; paz sem justiça é impunidade! O que vem de Deus tem sempre a dose certa!!!

Um pedido inteligente
Leia: Salmos 86

O salmista, no meio de sua oração fervorosa, em que roga por salvação e livramento, faz um pedido muito inteligente, um pedido que Deus não costuma negar. No verso 11, o salmista pede para que o Senhor o ensine a fazer a Sua vontade, e firma o compromisso de obedecê-la fielmente! Devemos fazer essa oração todos os dias bem cedinho. Sair de casa sem abrir o coração e a mente para os ensinamentos do Senhor é como atravessar uma avenida movimentada sem olhar para os dois lados...

Dia 131: 1º Crônicas 9-12

(*** 11 de Maio de 2011 ***)

Causa Mortis
Leia: 1º Crônicas 9-10

Após tratar especificamente das genealogias e demarcação de terras, o livro de Crônicas segue para a sua principal tarefa: dar mais detalhes a respeito dos atos de coragem, guerras, e "causos" que ocorreram durante o período dos reis de Israel e de Judá.

O autor (ou autores) começam o relato com a morte de Saul, primeiro rei de Israel, e dá detalhes de como isso ocorreu. E mais: não revela apenas a "causa mortis" física, mas o que moveu o plano espiritual para que Saul fosse arrancado da Terra por Deus. Está lá nos versos 13-14, do capítulo 10. Saul consultou o espírito dos mortos, ao invés de confiar no Senhor, e desobedeceu Seus mandamentos. Essas foram as verdadeiras causas da morte de Saul. Fica ligado!

Fonte de poder
Leia: 1º Crônicas 11-12

Davi era forte, mas não por seus próprios méritos. Todas as suas conquistas, todas as suas vitórias no campo de batalha, todo o seu caminho desde o pastoreio de ovelhas até o trono... tudo isso foi conduzido por Deus. Deus tinha um plano para a vida de Davi e o executou até o fim. Ele também tem um plano para a sua vida, mas você precisa agir como o rei Davi e permitir que o Senhor o coloque em ação! Permita-se ser usado por Deus "Davi tornou-se cada vez mais forte porque o SENHOR Todo-Poderoso estava com ele." (1º Cr 11:9)

Tropa de Elite


Davi tinha uma "tropa de elite", um pelotão cheio de soldados que foram famosos em seu tempo. Eram chamados de Os Trinta, e eram a guarda pessoal do rei Davi. Os caras eram mestres em combate corpo a corpo, manjavam tudo de estratégia de guerra e manuseavam diversos tipos de armamentos. Eles arrasaram exércitos, venceram e botaram medo em diversos povos vizinhos. Eram líderes fantásticos e homens honrados, fiéis a Davi e leais ao Senhor. Foram tão especiais que Deus fez questão de colocar seus nomes, um por um, na Bíblia. 

É de pessoas assim que Deus gosta: prontos pra tudo; fortes espiritualmente; obedientes e leais; que não fogem da luta nem retrocedem; pessoas que não desistem mesmo diante de grandes dificuldades. É esse o tipo de gente com quem Deus gosta de trabalhar... será que você é uma delas?

Dia 130: 1º Crônicas 4-8

(*** 10 de Maio de 2011 ***)

A oração de Jabes
Leia: 1º Crônicas 4-8


Uma das pepitas escondidas no livro de 1º Crônicas está no verso 10 do capítulo 4, que transcrevo a seguir, na NTLH: "Mas Jabes orou assim ao Deus de Israel: 'Ó Deus, abençoa-me e dá-me muitas terras. Fica comigo e livra-me de qualquer coisa que possa me causar dor.' E Deus atendeu a sua oração."

Deus ouve a oração ousada, aquela em que um filho Seu se achega de coração aberto, de cara limpa, sem rodeios, sem frescuras. É preciso ter temor, mas Deus dispensa formalismos, principalmente quando o assunto é oração. Jabes, diante de Deus e reconhecendo o Seu poder, pediu bênçãos financeiras, emocionais e espirituais. E Deus não o rejeitou, pelo contrário, atendeu ao seu pedido. 

E você? Que tal buscar o Senhor em oração agora, e colocar diante dEle seus pedidos, suas dificuldades, suas necessidades, seus medos? Que tal conversar com Deus face a face? Fale com Deus sinceramente, e Ele responderá à sua oração!

Dia 129: 1º Crônicas 1-3

(*** 09 de Maio de 2011 ***)

Por que ler Crônicas?
Leia: 1º Crônicas 1-3


Hoje iniciamos mais uma etapa de nossa leitura bíblica: os livros das Crônicas dos Reis de Israel e de Judá. E sim, será uma fase complicada. Os livros das Crônicas são bastante pesados, e iniciam com uma imensa lista de genealogias. Eu gosto muito de conhecê-las, e ficar traçando as origens deste ou daquele personagem, mas tais estudos ficarão para o próximo ano. De qualquer modo, gostaria de compartilhar com você uma descoberta interessante. Afinal, por que eu preciso ler o livro de 1º Crônicas?

Descobri algumas razões pelas quais o livro de 1ª Crônicas  é importante:

1) Há várias sugestões, caso você precise dar um nome para um filho, sobrinho, bichinho de estimação ou ursinho de pelúcia. Exemplos: Maalalel, Tubal, Cuche, Dedã, Arpaxade, Adbeel, Ebal, Sefô, Zaavã, Calcol... a lista é imensa... são aproximadamente 571 nomes!!!


Desafio365 - Nomes nas Crônicas


2) Conhecer muito da história dos tempos antigos, genealogias e origens.

3) O livro reserva muitas "pepitas" escondidas, um presente de Deus para quem é perseverante (mas só pra quem é perseverante MEEEEEESMO!).

Dia 128: Salmos 82-84

(*** 08 de Maio de 2011 ***)

Há mais de um Deus?
Leia: Salmos 82

Não se deixe enganar pelo tamanho reduzido. O salmo 82 é inversamente proporcional à dimensão da polêmica e encrenca que ele gera. Tudo isso porque há denominações que se utilizam desse "salminho" para basear teorias heréticas de que há sim vários "deuses", ou da temerária ideia de que o homem é sim uma espécie de deus. O tema divide também teólogos em todo o mundo. No entanto, eu trago aqui para você a teoria que considero mais pertinente. Não é alvo deste blog causar alvoroço sobre texto bíblico. Só quero dar a você um argumento, caso se depare com alguém abrindo a sua Bíblia na sua cara e dizendo que Deus não é único.

O salmista falava dos reis, dos juízes e dos líderes da époc. Os reis eram considerados enviados ou representantes de Deus. Em muitas culturas, eram a própria "encarnação" da divindade na Terra. O rei seria o "avatar" da deidade. Além disso, os juízes e líderes tinham, por delegação real, o poder "divino" de conduzir uma nação. O salmo pode ter sido escrito como uma mensagem às autoridades corruptas e perversas da época, tanto os israelitas quanto os dos povos vizinhos. Veja que as ordens do Senhor são para que julguem com justiça e cuidem dos pobres. O salmista, no verso 7, dá uma pista, quando diz que todos vão morrer como qualquer príncipe, como qualquer homem. Ele clama para que Deus venha logo reinar no lugar do homem, pois o ser humano é incapaz de ser tão justo e correto quanto Deus.

Isso para mim está bastante claro.

X9
Leia: Salmos 83

Esse salmo é interessante por 3 motivos: Primeiro, porque o salmista começa como que desafiando Deus, chamando-O para a ação! Que ousadia! Depois, porque dedura todos os povos, países e reis que são contra a soberania do Senhor. O salmista detona mesmo, passa toda a ficha, diz quem são, onde estão e o que fizeram. Um baita salmo X9. E, por fim, roga para que Deus destrua completamente os inimigos. Tá, isso era comum no livro dos Salmos, mas ainda me impressiona a crueza de uma oração assim!

Na Casa de Deus
Leia: Salmos 84


Que texto lindo né? Ele fala da maravilhosa graça de estar na Casa de Deus. Sim, o salmista fala da igreja, mas estar no Templo do Senhor não é apenas ir a algum lugar, mas principalmente, é um estado de espírito em que você se coloca na presença dEle. Isso pode acontecer no ônibus, no banho, na frente do computador (ah! claro! e na igreja também!). É muito melhor ficar um pouquinho na presença de Deus do que passar mil dias sem senti-lO.

Será que esse tem sido o seu lema? Será que você tem vivido assim? Buscando constantemente a presença do Senhor? Desistiu de procurá-lO? Está espiritualmente fraco e desanimado? O verso 7 é bem legal, quando diz que a sua força vai aumentando na medida em que você se aproxima do Pai.

Não fique aí parado! Busque agora mesmo a presença iluminada e protetora de Deus! Não há nada melhor do que isso (11-12).

Dia 127: 2º Reis 24-25

(*** 07 de Maio de 2011 ***)

Quando Deus está contra você
Leia: 2º Reis 24-25


A história dos reis de Israel e de Judá, como vimos, é trágica. Dá pra contar nos dedos da mão quantos foram os soberanos que obedeceram fielmente aos mandamentos do Senhor. Em sua maioria esmagadora, os reis foram maus e fizeram coisas terríveis, levando o povo a pecar e a se afastar totalmente do plano de Deus.

Deus ficou tão triste e tão bravo, que nem quis mais perdoar o povo, por conta dos pecados terríveis que os reis cometeram. Só tinha acontecido coisa parecida na época do dilúvio. A situação realmente tava preta!

Então Deus enviou Nabucodonosor, rei da Babilônia, para aprisionar os judeus. Derrotados, humilhados e oprimidos, o povo do Senhor foi novamente dizimado e escravizado. Terrível destino para aquele que é o povo escolhido. Do céu ao inferno em poucos séculos. O cativeiro babilônico teve início.

Isso me dá calafrios na espinha. Pensar que talvez eu, falho e pecador, esteja levando Deus a ponto de virar as costas para mim. Você pode imaginar isso acontecendo? Mas então o Espírito Santo me acalma, dizendo que Deus é misericordioso e muito, mas MUITO paciente. Nenhuma pecado é grave demais que não possa ser perdoado por Ele.

Ainda bem...

Dia 126: 2º Reis 21-23

(*** 06 de Maio de 2011 ***)

Ruas de Sangue
Leia: 2º Reis 21

Houve um terrível rei em Judá. Chamava-se Manassés e, cumprindo o ditado que diz que "vaso ruim não quebra", reinou um tempão (55 anos!). Ele foi tão louco que desfez tudo o que seu pai Ezequias (o melhor rei que Judá já teve) fez, colocando novamente altares pagãos e instituindo os cultos aos deuses de Canaã. O povo pecou muito, saindo completamente dos caminhos de Deus. Manassés matou tanta gente que as ruas ficaram alagadas com o sangue dos inocentes. Além disso, o cara ainda queimou alguns de seus filhos!!! É uma pena que não tenha queimado Amom, seu sucessor, que continuou o reinado de terror em Judá. Mas dessa tragédia toda, podemos tirar 2 lições importantes:

1) Linhagem não é garantia de sucesso: O melhor rei de Judá originou um dos piores! Não sei porque Ezequias não conseguiu segurar a onda do filho. Talvez Manassés fosse jovem demais para entender o legado do pai.

2) O líder é o responsável: Observe que nos textos bíblicos, é sempre o rei que faz o povo pecar, ou seja, o líder é o principal responsável pelo sucesso ou fracasso do grupo. Portanto, a liderança precisa buscar sempre o equilíbrio e a correção, para que, através de seu exemplo, possa motivar seus liderados a agirem da melhor forma.

Caiu a ficha
Leia: 2º Reis 22-23


Josias assumiu o trono no lugar de Amom. Ele tinha só oito anos, mas era temente a Deus e O agradou com suas decisões. Ao restaurar o Templo, Hilquias, o Sumo Sacerdote, encontrou o Livro da Lei de Moisés. Quando Josias leu o livro, ficou muito abalado. A fica caiu. Tudo estava errado. Deus estava chateado. Judá seria destruída.

Josias então fez uma "operação limpeza" em Jerusalém e nos seus territórios, derrubando altares, quebrando postes-ídolo e obedecendo fielmente as leis deixadas por Moisés. Josias se livrou de tudo aquilo que desagradava a Deus e ainda comemorou uma Páscoa, como há décadas não se via em Canaã.

Devemos aprender com Josias. No momento em que você descobrir o que há de errado na sua vida, deve agir como o rei e dar uma geral, purificando o coração e abandonando de vez tudo o que te atrapalha de adorar a Deus com a alma limpa e leve. Quando você sabe onde está falhando, não tem desculpa se não faz nada pra mudar isso...

Dia 125: Salmos 79-81

(*** 05 de Maio de 2011 ***)

A Parreira de Deus
Leia: Salmos 79-80


No capítulo 80, o salmista compara Israel a uma palmeira plantada por Deus na terra de Canaã. Uma muda, trazida de outra parte do planeta, firmemente enraizada agora em uma terra boa e frutífera. Você hoje é um galho dessa parreira, enxertado, recebendo a Palavra do Senhor como alimento (João 15:1-8; Romanos 11:18-24), tendo Jesus como Raiz.

Naquela época de dor e tristeza, o salmista diz que Deus deixou a parreira sem cercas. Por causa disso, qualquer um poderia roubar seus frutos e lutar pela posse das terras debaixo de sua sombra.

Desde o capítulo 79, o salmista clama pelo socorro do Senhor, implorando por resgate. Interessante como nós não nos lembramos de Deus no momento do pecado, mas corremos pra ele quando a coisa aperta. Pecamos, nos considerando donos de nosso próprio nariz. Mas quando vem a dificuldade, somos capazes de nos sujeitar ao Senhor. Seria tão bom se nos entregássemos aos cuidados de Deus já nos momentos de paz! Quanta dor seria evitada!

Virando as costas para Deus
Leia: Salmos 81

Neste Salmo, temos uma conversa emocionante de Deus com os homens. É realmente de cortar o coração. Deus fala abertamente, com toda a sinceridade, sobre o meu e o seu comportamento. Ele diz que tem muitas bênçãos para nos dar, mas que nossa teimosia só nos leva ao pecado e ao erro. Deus anseia ser ouvido por nós. Ele tem o melhor! Mas também nos concedei o livre-arbítrio, comprovado no verso 12.

Andar com Deus é uma decisão diária. E mais: é decisão que deve ser renovada a cada minuto. A todo o momento temos nova opção de sair da vontade de Deus. Quantas vezes você tem decidido simplesmente virar as costas para Deus e fazer a própria vontade? Não esqueça de que Deus tem o melhor pra você.