quarta-feira, 25 de maio de 2011

Dia 119: 2º Reis 1-4

(*** 29 de Abril de 2011 ***)

Queima de estoque
Leia: 2º Reis 1

Não me pergunte o porquê. Só sei que o rei Acazias, de Israel, caiu do terraço do palácio e se lascou bonito! Na boa, o que esse cara tava fazendo lá em cima? Será que ele foi empurrado? Acho que não. Se tivesse havido algum crime, certamente estaria na Bíblia.

Bom, mas esse não é o foco do capítulo. O que eu queria chamar a sua atenção aqui, é para a ação de Deus quando combate o orgulho. O rei Acabe enviou três comitivas para prender Elias. O capitão da primeira tropa agiu com muita arrogância, gritou palavras de ordem lá do pé do monte e todos os homens foram consumidos pelo fogo. Depois, a segunda tropa subiu o monte, mas continuou agindo com altivez e também acabou sendo queimada. Mas a terceira tropa, com muito medo, agiu com humildade e, de joelhos, implorou pela colaboração de Elias.

Tá. Legal. E daí? Daí que essa é uma boa representação de uma das formas que Deus usa para nos ensinar a ser mais humildes. E não, não estou falando de medo, terrorismo ou em ser queimado vivo. Estou dizendo que, às vezes, quando somos muito teimosos, quando nos achamos melhores do que os outros, Deus pode te "queimar", para que você, em algum momento, reconheça a sua pequenez e se ajoelhe diante dEle. A grande dica é agir como o terceiro capitão de tropa logo no começo, sem precisar levar lapada. Então, cuidado para não ficar de narizinho empinado, gritando ordens por aí. Deus pode te dar uma sandalhada de fogo.

Passando a capa
Leia: 2º Reis 2


Essa passagem bíblica é muito show! Eliseu (lembra dele?) não desgruda de Elias, que faz uma turnê de despedida pela Palestina. Vários profetas se aproximam para avisar da "partida" de Elias, mas Eliseu sempre desconversa, dizendo que não quer falar sobre o assunto.

Elias abriu o rio Jordão com uma batidinha da sua capa (8). Acho que esse deve ser um dos milagres favoritos de Deus.

O gaiato do Eliseu não contou conversa: quando Elias lhe perguntou o que queria, foi logo pedindo o dobro do poder do seu mestre! Pidão! Lendo a passagem, imagino Elias ficando surpreso, e respondendo: "Mano, isso aí não é fácil não. Mas vá lá... se você estiver por perto quando eu for levado, receberá o que pediu!" Dito e feito. Uma carruagem de fogo veio e levou Elias para o céu num redemoinho (11).

Eliseu ficou muito triste. Creio que até aborrecido com Deus. Mesmo sabendo que Elias tinha ido para o céu, Eliseu ficou chateado. Afinal, Elias era seu amigo. A dor da perda foi tão grande que Eliseu chegou a desafiar o Senhor quando foi transpor novamente o Jordão (12). Eliseu acompanhava sempre de perto Elias, para aprender. Ele via os milagres, conhecia sua comunhão com Deus, compartilhava de seus momentos de angústia. Eliseu conheceu profundamente a obra que Deus operava por intermédio de Elias, e agora estava pronto para assumir o seu lugar.
Esse novo profeta do Senhor era muito invocado. Primeiro, deu um corte nos 50 profetas que quiseram procurar Elias (16-18). Depois, purificou uma fonte de águas que provocavam doenças e abortos (19-22). E por fim, não querendo saber de gozação, amaldiçoou alguns rapazes que fizeram piada com a sua cabeleira - ou melhor, com a falta dela (23-24).

Ele estava mandando um recadinho bem claro: não mexa comigo!

Barca furada
Leia: 2º Reis 3

Josafá era o rei de Judá. Gente boa demais! Mas muito ingênuo. Só entrava em barca furada! Primeiro, participou de uma guerra promovida por Acabe e quase foi morto por causa do safado! E agora, estava prester a repetir o erro, seguindo Jorão, rei de Israel, numa rixa contra os moabitas.

Quando o bicho tava pegando, sem água nem mantimentos, no meio do caminho pra batalha, Josafá quis consultar o Senhor. Então foram falar com Eliseu (detalhe: os três reis foram até Eliseu, e não o contrário). Eliseu não podia perder a oportunidade e deu uma de suas clássicas agulhadas em Jorão (13-14). Mas a profecia foi favorável: Deus fez transbordar as águas de um ribeirão e os moabitas, achando que estavam com tudo, foram derrotados pelos judeus.

Restituição e abundância
Leia: 2º Reis 4

Este é um capítulo sobre fé. Sobre acreditar que tudo é possível, mesmo nos momentos em que a esperança vai embora. São quatro fatos que mostram o poder de Deus para restituir e prover em abundância.

1) A viúva (1-7): Não havia mais esperanças para uma mulher viúva. Seus filhos estavam prestes a serem vendidos como escravos, para que suas dívidas fossem pagas. Mas Deus fez com que um pouquinho de azeite rendesse muitas e muitas vasilhas e a mulher pode dar a volta por cima e manter unida sua família. O azeite é muito importante na Bíblia. Era usado para ungir os reis, para curar doenças, para purificar a comida. O azeite é também uma representação do Espírito Santo. Na história, aprendemos que, mesmo que o momento complicado deixe você quase sem azeite (sem fé, sem ânimo, fraco espiritualmente), ainda assim será possível, com um pouquinho só, encher muitas outras vasilhas (tocar a vida de outras pessoas).

2) A mulher de Suném (8-37): Uma mulher, da cidade de Suném, tratava sempre Eliseu muito bem. Era hospitaleira, e seu carinho pelo profeta chegou ao ponto de ela construir um quarto especial só para ele. Eliseu queria fazer algo por aquela pessoa e, pelo poder de Deus, a abençoou com um filho. A criança, no entanto, veio a morrer anos mais tarde. Desesperada, a mulher foi ao encontro do profeta e insistiu até que Eliseu fosse ver o menino. Tudo estava perdido, mas a fé da mulher no poder de Deus, que usava Elias como ferramenta, era tanto, que a criança reviveu. Eu acredito que pessoas possam voltar à vida. Acredito que ainda hoje Deus faz milagres como esse. Conheço casos de pessoas que tinham problemas graves de saúde, mas que foram inexplicavelmente curadas. Creio também que Deus opera milagres através dos médicos e da medicina. E você? No que acredita? Você acredita que Deus pode restituir a vida? Acredita que Ele pode restituir a SUA vida? Já parou pra pensar se o que você vive hoje é realmente uma vida abundante?

3) Veneno (38-41): Não havia muita comida. Era tempo de vacas magras. Fizeram um cozidão mas um dos profetas, cabeçudo, estragou a comida com uma erva não comestível. Problemão, né? Não pra Eliseu. Jogou um pouco de farinha e pronto! Várias lições podem ser tiradas desta pequena passagem. Mas o que eu quero destacar aqui é que Deus sempre mostra uma solução. Não dê tanta bola para gritaria, para as revoltas e pressões à sua volta. Foque em Deus, e Ele vai transformar uma situação "envenenada" em algo muito gostoso. A "farinha" aqui no texto, para mim, é a Palavra de Deus. Pura, sem fermento. 

4) Vai sobrar (42-44): Um homem de Baal-Salisa deu uma oferta a Eliseu: milho e pães. Eliseu quis compartilhar com todos os seus colegas de profissão (profetas) que estavam com ele. O problema é que eram 100 caboclos. Problema? Pra quem? Eliseu resolvia as paradas. Todo mundo comeu e ainda sobrou (isso lhe parece familiar?).