segunda-feira, 13 de junho de 2011

Dia 124: 2º Reis 17-20

(*** 04 de Maio de 2011 ***)

Jogo dos Sete Erros
Leia: 2º Reis 17




1) Desobedecer às autoridades (3-4): Quando o rei Oséias deixou de pagar os impostos devidos ao rei Salmaneser, da Assíria, entrou em rota de colisão com a clara orientação do Senhor para a obediência às autoridades. Oséias se revoltou sem a permissão nem ordem de Deus para isso. Deus queria que Israel fosse dominada pelos assírios. Mas Oséias tinha planos diferentes dos de Deus.

2) Não ter fé em Deus (4): Oséias foi buscar ajuda lá no Egito, terra de onde o Senhor havia livrado os israelitas para sempre. Ao pedir socorro dos egípcios, os israelitas estavam apenas trocando de "dono". Em nenhum momento, porém, Oséias buscou o auxílio de Deus, nem sequer o Seu conselho. Não confiava no Senhor, apenas em poderio militar.

3) Adorar ídolos (9-10;12): O povo de Israel foi dominado completamente pelos assírios. Antes, apenas a questão econômico-política era imposta. Agora, os israelitas passaram a se misturar totalmente com os povos pagãos daquela terra, adorando a ídolos. A construção de altares em diversos locais deve ter sido uma punhalada no coração do Senhor, pois significava que os israelitas preferiam se esquecer de Deus mas buscavam a todo custo lembrar dos falsos deuses.

4) Provocar a ira de Deus (11;17): Se tem uma coisa que você não deve fazer, essa coisa é provocar a ira de Deus. Deus é paciente e muito misericordioso. Ele odeia o pecado mas ama o pecador. O problema é quando a parada se torna pessoal. Quando você deliberadamente peca, mesmo sabendo que aquilo é errado, e que aquilo vai ferir a santidade do Senhor. OS israelitas conseguiram deixar Deus irado com eles. O resultado? Versos 18-23. Espero que nem eu, nem você, sigamos este mau exemplo.

5) Desobedecer aos ensinamentos de Deus (14-16): Às vezes eu sou tentado a falar mal dos israelitas, mas sou igualzinho. Teimoso, pecador miserável, podre. Eles simplesmente desprezaram os avisos dos profetas e não quiseram mais saber das leis de Deus. Se misturaram com o mundo. Renegaram o seu Senhor.

6) Ficar em cima do muro (32-33): Como o Senhor castigou duramente o povo que morava em Samaria, enviando leões para devorá-los, o rei ordenou que um profeta ensinasse novamente a lei de Deus ao povo, tanto israelitas quanto assírios, que moravam ali. Então muitos voltaram a adorar a Deus, mas continuaram a adorar os seus próprios deuses. Ficaram em cima do muro, vivendo uma vida dupla, um pé lá e outro cá.

7) Não dar a Deus exclusividade (36-40): Deus quer exclusividade. Ele quer seu coração por inteiro, não só uma parte. Ele quer um relacionamento com você, e não apenas ser um "colega". Ele quer amizade verdadeira, íntima. Ele quer casamento! Os israelitas não entenderam isso e seguiram os costumes dos povos pagãos. E, a cada dia, afastavam-se mais e mais da glória do Senhor. Evite esses 7 erros de 2º Reis 17, e você estará no centro da vontade de Deus.

Ezequias versus Senaqueribe
Leia: 2º Reis 18-19

A Bíblia conta que Ezequias foi o melhor rei de Judá (18:3-8). Ele seguiu o exemplo de Davi, destruiu os lugares pagãos de adoração, foi corajoso diante dos inimigos e ficou tão ligado a Deus que nunca O desobedeceu.

Mas mesmo assim, por algum motivo que não ficou muito claro - provavelmente algum erro estratégico; alguns estudiosos, baseados nas mensagens de Senaqueribe, indicam que Ezequias procurou a ajuda dos egípcios quando percebeu a queda de Israel (18:21) - a Assíria ameaçou invadir Judá. E então começou o maior terrorismo de guerra que o mundo antigo já conheceu.

Com insultos e palavras duras, no estilo Golias de ser, Senaqueribe tentou derrubar a confiança dos judeus no Senhor. Dia após dia, e em diversas mensagens gritadas para quem quisesse ouvir (18:26-32), os oficiais assírios afrontavam o poder de Deus. Ezequias, tomado por grande angústia, consultou o profeta Isaías (19:2) e depois colocou ele mesmo diante de Deus os problemas (19:14-19). Deus ouviu a oração do rei e deu uma lição em Senaqueribe, pra ele nunca mais esquecer (19:21-28). Numa noite, o Anjo do Senhor matou uma pá de assírios e o rei acabou morto pelos seus próprios filhos, sem jamais ter entrado em Jerusalém.

Uma grande lição podemos tirar dessa passagem bíblica. Não dê atenção à torcida inimiga, nem à propaganda enganosa da concorrência! Não escute, nem rebata as acusações falsas de quem quer desviar o seu foco do Senhor. Deixe que Ele mesmo responda por você.

Chororô e cura
Leia: 2º Reis 20

Tava decidido: Ezequias ia morrer. Mas ele ficou tão triste que chorou. Deus ouviu o lamento de Ezequias e lhe deu de presente mais 15 anos. Mais 15 anos de paz e prosperidade para Judá. Mas, como se não bastasse a palavra do profeta, Ezequias pediu um sinal. Que a sombra das escadarias do palácio recuassem - afinal, fazê-las avançar seria "muito fácil". Na prática, Deus voltou um pouquinho no tempo (pense nisso!).