sexta-feira, 4 de março de 2011

Dia 063: Deuteronômio 18-20

O que Deus não curte
Leia: Deuteronômio 18

Olá! Bem, vamos falar sobre alguns versículos que mostram a vontade de Deus "preto-no-branco". São coisas que Deus não curte de jeito nenhum. E mais, Ele não só não gosta, como detesta, e acha nojento (12). Gente, não sou eu que estou falando isso... tá na Bíblia. Antes de continuar, talvez você queira dar uma olhada aqui. E talvez você queira pular para o próximo capítulo... tudo bem também! Mas eu preciso comentar o que está escrito, então lá vai.

A partir do verso 9, Moisés dá uma lista de coisas que Deus detesta. Sim, moçada, coisas que dão náuseas ao Senhor. Perceba a diferença entre isso e os sacrifícios que têm "cheiro suave". Deus já tava cabreiro com os povos que habitavam Canaã, justamente por causa dessas práticas, e isso era inclusive o principal motivo para que fossem varridos para sempre do mapa.

Sem mais delongas, lá vai a lista com as práticas condenadas por Deus, desde o tempo de Moisés (9-14):

- Sacrifícios humanos.
- Adivinhações.
- Leitura da sorte e do futuro.
- Feitiçaria.
- Macumba.
- Invocação dos espíritos de pessoas que já morreram.

E atenção especial ao versículo 13: "Em todas as coisas sejam fiéis ao SENHOR, nosso Deus."

Olho por olho, dente por dente
Leia: Deuteronômio 19

Neste capítulo, Moisés revisa a parte da Lei que fala sobre os crimes de morte, tanto os dolosos quanto os culposos. E acrescenta que, se alguém tentar dar uma de malandro e fugir para uma das cidades protegidas, mesmo sendo culpado pela morte de alguém, será julgado e entregue aos vingadores para receber sua punição. Mas gente, lembre-se de que Jesus Cristo, quando cumpriu toda a Lei ao viver, morrer e ressuscitar na Terra, mudou o foco de algumas passagens do Velho Testamento. Atenção: Ele não desdisse nada, ele desafiou os homens a irem além! Pense nisso!

Código de Guerra
Leia: Deuteronômio 20


O capítulo fala sobre o modo dos israelitas de guerrearem. Eles tinham a missão de exterminar os povos que eram idólatras e perversos. Mas, meditando sobre esse capítulo, percebi que podemos tirar alguns princípios para nossa vida, hoje. Lembre-se que estamos em guerra!

1) Não tenha medo. Não importa se o inimigo é mais forte ou mais numeroso, quem luta por você é Deus (1-4).

2) Às vezes (Veja bem: Às vezes!!! Não vai usar isso pra ser enrolão!) Deus permite que você dê prioridade a outras coisas, como casamento, trabalho, estudos... Isso pode acabar desviando o seu foco durante a batalha, então é melhor ir cuidar das suas coisas primeiro. Mas entenda que, mais cedo ou mais tarde, você vai ter que entrar na peleja (5-7).

3) Para lutar pela causa de Deus, você precisa ter coragem. Coragem para ir aonde ninguém iria, falar o que ninguém falaria, enfrentar o que ninguém encararia... Estamos em guerra nos dias de hoje! Os covardes podem ficar em casa, para não contaminar os outros com o seu medo (8).

4) Obedeça ao seu líder! Todos nós temos um líder, até mesmo as pessoas nos mais altos escalões. Deus com certeza colocou alguém como autoridade sobre você. Respeite esta pessoa sobre todas as outras, mas abaixo de Deus (9).

5) Faça de tudo para manter a paz. Sim, seja o primeiro a oferecer trégua. Caso contrário, elimine hábitos, atitudes e também pessoas (caaaaaalma! Eliminar no sentido de cortar relações) que não te fazem bem, nem agradam a Deus (10).

Aplique esse Código na sua vida e vença as terríveis batalhas contra o pecado! Não desista, nem desanime! Deus luta por você!