segunda-feira, 4 de abril de 2011

Dia 089: 1º Samuel 1-4

O desespero de uma mulher

Já falamos aqui que a poligamia nunca foi da vontade de Deus. Desde a Criação, Deus sempre deixou bem claro que o modelo ideal de família é composto originalmente por um homem e uma mulher. Mas sabemos também que o ser humano é cabeça-dura, e que o homem tem "olho-gordo" pra mulher... enfim... O fato é que Elcana tinha duas mulheres, e a mulher que ele mais amava, Ana, não tinha filhos. Por isso, era humilhada diariamente pela tal da Penina. Isso me lembra muitíssimo a história das mulheres de Jacó.

Ana sofria tanto que ficava até sem comer. Às vezes, perdia o ânimo. Então, numa visita à Tenda Sagrada, orou a Deus. Chorava e conversava com Ele baixinho... Eli, o grande sacerdote da época, até pensou que a mulher estivesse bêbada.

Mas Deus não é de fechar os ouvidos para uma oração sincera, e abençoou Ana. Ela deu à luz a um filho, Samuel, que de acordo com o prometido, foi entregue bem novinho ao serviço do Senhor.

Remédio pra depressão


Ana estava profundamente deprimida. Chegou ao fundo do poço mesmo. Não importava o quanto seu marido a amasse, nem as riquezas materiais. Sem um filho, sua vida perdia o sentido. E com o bullying que sofria da outra mulher diariamente, sua auto-estima caía drasticamente. O ciclo de dor permanecia, e Ana sofria demais (1:16).
Eu sei que depressão é uma doença. E uma doença terrível. E entendo que, em muitos casos, é necessário o acompanhamento de um profissional. Mas vamos ver como Ana conseguiu vencer a depressão:

1) Ana buscou o colo do Senhor (1:10,12,16): A gente tenta fazer tudo sozinho. Tenta andar com as próprias pernas, e carregar nossos fardos pesados. Imagine quanto tempo Ana suportou as humilhações de Penina até se lançar nos braços de Deus? Começamos a sair da lama quando reconhecemos que somente Deus pode fazer isso por nós.

2) Ana entregou seus sonhos ao Senhor (1:11,28): A frustração nasce de um desejo não realizado, de uma meta não cumprida, de um querer sem ter. Quando crescemos espiritualmente a ponto de sermos capazes de entregar nas mãos de Deus o que é mais importante para nós, começamos a ver as coisas sob uma nova perspectiva. Nada nesta terra é realmente nosso. Tudo é de Deus. É onde tudo começa, e aonde tudo termina. Quando você perceber que o que você tem não é seu direito, mas uma bênção, tudo muda! Somos puxados pela raiva e pela depressão quando nos sentimos feridos, magoados, incapazes, ansiosos... Se você entregar tudo isso nas mãos de Deus, vai se sentir bem mais leve.

3) Ana fez sua parte (1:18): Depois de buscar auxílio do Senhor e entregar tudo nas mãos dEle, é preciso fazer a sua parte. Primeiro, confiar que sua oração será ouvida, mas sabendo que é a vontade de Deus que será feita, e não a sua. E se conformar com isso. Depois, é preciso tomar atitudes práticas para dar a volta por cima! Ana comeu e se esforçou para não deixar que a tristeza a dominasse. Eu não disse que isso é fácil de fazer... disse que é possível! Você precisa trabalhar para sair dessa! A comida, nesse caso, era um símbolo de que Ana tinha estava realmente numa nova fase e já não se abalaria mais tanto com Penina ou com a sua própria infertilidade. No seu caso pode ser levantar-se da cama, ir trabalhar, voltar a congregar na sua igreja, fazer alguma atividade física, perdoar aquela pessoa que te fez algum mal...

4) Ana agradeceu (2:1-10): Depressão é tipo uma carapanã bem chata: você espanta, mas logo mais ela pode voltar a zumbir no teu ouvido. E para isso não acontecer, siga o exemplo de Ana. Ela agradeceu pela bênção recebida, mesmo tendo que cumprir com a sua palavra e entregar o filho amado para o serviço na Tenda. Ana ficou apenas alguns anos na companhia diária da criança (1:24), mas estava feliz porque havia recobrado sua auto-estima e firmado sua fé no Senhor. Agradeça por cada bênção recebida, seja um prato de comida, uma promoção no trabalho, um livramento, um ventinho quando está bem quente... Isso vai ajudar bastante! Acredite! Ser grato faz Deus sorrir e a sua vida será bem melhor! Quando você está amargo, até notícia boa vira um dramalhão mexicano! Mas quando você se esforça para ser grato, fica mais preparado até mesmo para os momentos difíceis.
Resultado: Ana não deixou de ver e de cuidar de seu filho Samuel, e ainda deu à luz a outros CINCO filhos (2:21)!!! A Bíblia não diz, mas eu creio que Ana teve até mais filhos do que a Penina.

Casa de ferreiro...

Eli servia à Deus. Seus filhos, serviam aos seus estômagos! Muito cheios de cobiça e corrupção, Hofni e Finéias usavam até força física para roubar carne consagrada (2:15-16)! Estavam roubando de Deus! É muita coragem, viu? Ou muita falta de noção...

Eli chegou a conversar com seus filhos a respeito da má conduta deles (2:22-25), mas acho que não o fez com energia necessária. Na verdade, Eli era condescendente com os filhos e não os educou corretamente (2:29).

De qualquer forma, Deus decidiu detonar a família de Eli. Além de matar seus dois filhos no mesmo dia (2:34), Deus iria fazer com que Eli ficasse cego e passasse necessidades e todos os seus descendentes teriam morte violenta (2:32-33). Deus estava realmente bem chateado, mas com razão, claro (2:17,30).

Não tá fazendo direito? Tem quem faça!

Só quero destacar aqui uma lição que será mostrada ao longo de toda a Bíblia: Se você não quer fazer, ou não está fazendo direito... mano, tem quem faça! A Obra do Senhor não vai parar por sua causa, as coisas vão continuar funcionando sem você! Entenda que servir a Deus é um privilégio, uma bênção! Você não está fazendo nenhum favor para Deus! A Bíblia coloca um contraste entre os versos 25 e 26 do capítulo 2 de propósito: compare a atitude dos filhos de Eli e a atitude de Samuel. E o versículo 35, que parece meio "perdido"... você acha mesmo que ele está ali à toa? Não! Entenda que, se você bobear, Deus pode acabar te dando as contas, e talvez você nunca mais seja recontratado! Lembra do que aconteceu com Moisés, né? Pois é! Bora aprender com os personagens bíblicos, para evitar que isso um dia acabe acontecendo com a gente!



Fala que eu te escuto
Leia: 1º Samuel 3 

Depois de ser acordado três vezes durante a noite, Eli sacou que Deus estava querendo falar com o menino Samuel. Então deu o "bizu" pro garoto (talvez para que finalmente pudesse dormir em paz!): quando Deus chamasse novamente, Samuel deveria dizer "fala que eu te escuto!" (9)

E essa foi a primeira vez que Samuel conversou com Deus. Não foi lá um papo muito legal, já que Deus revelou porque e como acabaria com a família de Eli. Imagine só! O garoto deveria ser muito apegado a Eli, já que era seu aprendiz. Com a família morando longe e vindo visitá-lo apenas uma vez ao ano, Eli era a verdadeira "família" de Samuel.

Assim, Samuel abriu um canal direto com Deus. O Senhor revelava a ele tudo o que estava para acontecer, e isso fez com que o povo o respeitasse como um grande profeta (19-21).

Desgraça na família de Eli
Leia: 1º Samuel 4

Os filisteus eram muito poderosos do que os israelitas, naquela época. Tanto numericamente quanto em termos de equipamentos de guerra. Por isso, eles dominavam os judeus e constantemente assolavam cidades israelitas. Mesmo assim, eles tremeram na base quando ouviram a comemoração pela chegada da Arca da Aliança ao acampamento judeu. E quaaaaase saíram correndo de medo. Mas alguém foi responsável pelas palavras do verso 9 e acabou levantando o moral da tropa, que detonou os israelitas e "capturaram" a Arca. Ah! Sim, e também mataram os filhos de Eli.

Quando Eli soube do que aconteceu, caiu da cadeira, quebrou o pescoço e... chapéu! Morreu (14-18)! Interessantes são as informações que a Bíblia nos dá sobre este episódio:

- Eli caiu da cadeira por causa do horror da notícia sobre a captura da arca, e não com o impacto da morte dos filhos.
- Eli estava velho, mas também gordo. Será que ele aderiu à prática de comilança dos filhos?
- Eli liderou Israel por 40 anos... Imagino que, além de sacerdote, acumulava também a função de Juiz de Israel.

Além disso, a esposa de Finéias deu à luz a um filho prematuro, de nome Icabô (veja mais sobre a importância dos nomes bíblicos aqui). E, provavelmente, morreu após o parto (19-22). Tristeza, né?