domingo, 9 de janeiro de 2011

Dia 009: Salmos 5-8

Oração pedindo ajuda
Leia: Salmos 5

Há muitos Salmos de Davi escritos durante perseguições e guerras. A história desse rei é cheia de reviravoltas, dificuldades, momentos de tensão. É, sem dúvida, a pessoa de quem a Bíblia mais fala, depois de Jesus. Vamos conhecê-lo melhor lá para o mês de Abril. O que precisamos ter em mente aqui é que muitos Salmos foram inspirados por momentos de dificuldade.

O que eu gosto neste Salmo é a revelação de algumas características de Deus (também poderia chamar de "perfil da pessoa que Deus gosta"):

1 - Não tem prazer na maldade (4a).
2 - Mantém os maus e os orgulhosos longe (4b-5a).
3 - Detesta quem pratica o mal (5b).
4 - Acaba com os mentirosos (6a).
5 - Despreza os violentos e os falsos (6b).
6 - É amoroso para com quem sofre (7).
7 - Defende e dá felicidade a quem O ama (11).
8 - Abençoa e protege quem O obedece (12).

Oração pedindo saúde
Leia: Salmos 6

Esse aqui é para quem está passando por problemas de saúde. O salmista clama para que Deus o ajude e o livre da morte. E nos versos 8 e 9 ele é ouvido por Deus. Saiba que Deus ouve as suas orações e conta as suas lágrimas (lembra de Ismael e de Agar?).

Oração por justiça
Leia: Salmos 7

Fechando essa "Trilogia da Oração", o salmista pede justiça. E faz um desafio. Aliás, Davi era bastante ousado em suas orações... nem sempre eu poderia repeti-las na íntegra. Veja o que ele diz nos versos 3-5! Ele diz que, se tiver feito algum mal dessa lista, que fosse deixado para ser morto pelos inimigos!!! Esse cara tinha muita coragem! Será que você pode fazer essa oração? Porque quando você pede pela justiça de Deus, provavelmente Ele vai começar por você...

A verdade do Gênesis
Leia: Salmos 8

Este capítulo é legal, pois confirma o que é descrito em Gênesis 1-2. E exalta a grandeza de Deus e a fala sobre a condição do homem, que mesmo sendo nada comparado ao Senhor, recebeu autoridade sobre a terra e foi colocado abaixo apenas do próprio Deus (isso quer dizer que somos a mais importante criação, tendo até mesmo prioridade sobre os anjos!). Pense nisso: você é importante para Deus. A sua vida é importante para Ele.