quarta-feira, 23 de março de 2011

Dia 082: Juízes 6-8

Gideão - o homem que testou Deus
Leia: Juízes 6

Israel foi dominado pelo midianitas. Eles vinham e consumiam todas as plantações, roubavam o gado e deixavam os israelitas sem ter como sobreviver, abaixo da linha da miséria. Os midianitas nem vinham pra guerrear ou para matar os israelitas... a "diversão" deles era aguardar até o tempo da colheira para, como gafanhotos, destruir a terra. O povo se escondia nas cavernas, com medo (1-5).

Havia um homem chamado Gideão, que estava malhando trigo num tanque de pisar uvas (11). Essa informação é importante. Isso significa que, enquanto o povo se escondia, Gideão continuava trabalhando. Não procurariam trigo num tanque de uvas, então provavelmente Gideão havia escondido as espigas lá. Outro detalhe: não dá para usar muitas ferramentas num tanque de uvas: as uvas são pisadas. Então, pela lógica, Gideão deveria estar malhando o trigo com os pés (atenção: o trigo é duro). É por isso que, quando o Anjo do Senhor apareceu, elogiou Gideão, dizendo que era corajoso (12). E foi esse cara que Deus escolheu para libertar Israel (14).

Como todo bom líder escolhido por Deus, Gideão quis cair fora! A gente sempre acha que para liderar é preciso grandiosas habilidades. A gente se esquece que é Deus quem capacita e supre (15-16).

Deus mandou que Gideão derrubasse os postes-ídolo do seu pai. Mas, morrendo de medo (e, sim, foi esse cara que Deus chamou de corajoso!!!) fez o serviço à noite. Mas, como SEMPRE alguém está de olho, sacaram logo que foi ele quem derrubou o poste e queimou tudo. O seu pai Joás saiu em sua defesa e em defesa de Deus, e ainda desafiou o deus Baal (25-32).


E aqui acontece uma das estórias mais interessantes do livro de Juízes. Gideão queria confirmação de 100% que Deus estava com ele. Faltou fé. Ou faltou confiança na capacidade que Deus lhe havia dado com Seu Espírito (34). Então o Juiz testou o Senhor com um punhado de lã. Primeiro, somente a lã deveria ficar molhada - e foi o que ocorreu. Depois, somente a lã tinha de ficar seca - e isso também ocorreu (36-40). Esse nosso Deus é muito paciente mesmo né?


300
Leia: Juízes 7



Muitos israelitas tinham atendido ao chamado de Gibeão e se uniram contra os midianitas. Mas Deus queria provar seu poder e por isso fez com que Gibeão utilizasse alguns "critérios de seleção" para ficar apenas com 300 homens (1-8).

Gibeão era corajoso, mas novamente teve medo e quis confirmação de Deus a respeito de sua vitória. Por isso, foi até o acampamento dos midianitas e ouviu a interpretação do sonho de um deles. Só então teve confiança e foi atacar os inimigos (8-15).

Usaram uma estratégia interessante: os 300 de Gideão cercaram o acampamento dos midianitas e, ao mesmo tempo, quebraram potes de barro e tocaram cornetas, gritando palavras de ordem. Os inimigos simplesmente enlouqueceram!!! Muitos acabaram matando uns aos outros ali mesmo, enquanto outros fugiram na direção do rio Jordão (16-22). Gideão convocou novamente as tribos de Naftali, Aser, Efraim e Manassés para combater os midianitas e impedir que ultrapassassem o rio. Mataram muitos, inclusive dois dos líderes midianitas: Orebe e Zeebe (23-25).

O fim da vida de Gideão
Leia: Juízes 8

O pessoal que morava na região montanhosa de Efraim ficou bolado com Gideão, porque só foram chamados no 2º tempo da batalha. Mas, de maneira sábia, o Juiz de Israel acalmou os ânimos (1-3).

Gideão continuou perseguindo o inimigo, mas os povos de Sucotee de Penuel não deram comida nem água para seus soldados. Na volta, Gideão destruiu as cidades e castigou seus líderes, por terem negado auxílio ao Exército do Senhor (4-17).

E então chega uma parte esquisita: depois de derrotar os líderes Zeba e Salmuna, e ter afirmado que o Senhor Deus era governador em Israel, Gideão juntou um bocado de ouro e fez um ídolo que atrapalhou a vida dos israelitas (18-27)... Mas... heim??? O cara testou Deus, venceu os inimigos e no final fez um ídolo de ouro??? (#ArãoFeelings) Acho que Gideão acabou ficando orgulhoso. E, por achar que merecia mesmo louvores por ter derrotado os inimigos de Israel, fez um ídolo. Mano, o cara viu o Anjo do Senhor face a face!!!



Dia 081: Salmos 49-50

Todo mundo morre
Leia: Salmos 49


Este é um Salmo de Corá que conta uma verdade, que muitas vezes esquecemos: não importa o quão grande ou poderoso alguém seja na Terra, seu fim será o mesmo do que todos os outros - a morte. Ainda que seja dono de muitas terras, apenas um pedacinho de chão será sua morada para sempre: seu lote no cemitério! Ricos e pobres, sábios e ignorantes, homens e animais... todos, um dia, morrem.

É um Salmo mórbido. E até parece que está no livro errado. No entanto, nos ajuda a lembrar que a nossa vida é passageira. Além disso, mostra claramente no verso 7 que ninguém pode se salvar... Apenas o amor de Cristo pode nos livrar da morte eterna.

A hipocrisia dos desobedientes
Leia: Salmos 50

Será que você vê uma profecia nos primeiros versículos do Salmo? Veja que Asafe fala do julgamento final de Deus, quando reunirá todos aqueles que fizeram aliança com Ele e os julgará. 

Deus revela que não precisa de sacrifícios ou oferendas, afinal, tudo o que há na Terra é dEle (8-13), mas gosta de gratidão e de obediência (14; 23). Entretanto, há aqueles que oferecem sacrifícios mas praticam coisas que desagradam a Deus, e por isso são repreendidos duramente nesse capítulo:

- São rebeldes e não aceitam a correção de Deus (17).
- Unem-se com pessoas imorais e com ladrões (18).
- Dizem coisas más e contam mentiras (19).
- Acusam uns aos outros e espalham fofocas (20).

Acredito que aqui o salmista está falando daqueles que fizeram uma aliança com Deus, ou seja, que são "crentes" e oferecem a Deus sua "religião", mas não apresentam bons frutos, não mudam de vida. Dão dízimo, têm todo o "caqueado" de cristão mas, no íntimo, não são capazes de obedecê-lO. Estes também serão julgados por Deus, caso não mudem hoje mesmo sua atitude!

Algum versículo tocou na ferida? Então, meu amigo, está na hora de decidir mudar e obedecer a Deus. De nada adianta ser religioso se a sua vida continua podre!