quinta-feira, 26 de maio de 2011

Dia 121: Salmos 76-78

Esta postagem é uma contribuição de alto nível do Rodrigo Fontes.

(*** 01 de Maio de 2011 ***)

O primeiro mandamento
Leia: Salmos 76

O salmista entoa a superioridade de Deus sobre todas as coisas. E é o que devemos fazer também, aceitar e crer na grandeza do Senhor, na excelência divina.

Devemos ter prioridades em nossas vidas. E Deus é a nossa prioridade. Ele é o número um em nossas vidas. Não existe e nem nunca haverá lugar no coração do homem que ama a Deus, um lugar mais especial para outras coisas. Esse amor a Deus deve ser incondicional, assim como foi o amor de Abraão para com Ele, dispondo-se entregar, em um sacrifício, o seu próprio filho. Foi, assim, da mesma forma e com a mesma intensidade de amor para conosco, que Deus deu ao seu próprio Filho para nos substituir no holocausto da cruz.
Caso reste alguma dúvida, refresque na cabeça o primeiro mandamento: Amar a Deus sobre todas as coisas.
E você? Como andam as prioridades na sua vida?

Ele não nos esqueceu
Leia: Salmos 77

A vida não é feita somente de dias felizes, perfeitos, alegres, etc. De vê em quando passamos por situações difíceis, problemas e mais problemas. Mas e aí? Deus nos abandonou? Minha “cota” de bênçãos acabou? Devo parar de adorá-lo por não ver resultado algum nisso?

Peraí, gente! Vamos esquecer tudo que Ele fez por nós?
Deus jamais se esquece de você, de mim, de qualquer pessoa. Quer ver?


1) Deus ouve nosso clamor (1-9): O Senhor jamais nos abandona. Quando estamos passando por situações críticas, devemos clamar a Deus e Ele nos ouvirá. Foi essa a atitude do salmista: “eu levantei a minha voz ...”. O Senhor estava pronto para respondê-lo: “...e Ele inclinou para mim os ouvidos...”. Deus não rejeita o clamor do seu povo e nem está indiferente ao seu sofrimento.

2) Deus se importa com nossos sentimentos (10-14): O salmista estava tão angustiado que não conseguia dormir e nem exprimir verbalmente o que estava sentindo (4), chegando ao ponto de questionar se Deus o rejeitaria, ou se esqueceria de ter misericórdia (7-9). Talvez estejamos da mesma forma, nos questionando ou nos sentindo sem forças até para emitir alguma palavra. Mas Deus sabe o que se passa em nosso coração antes mesmo que a palavra chegue à nossa boca. Deus não rejeita o quebrantado, pois Ele se importa como os seus sentimentos.

3) Deus renova nossas esperanças (11-19): Em meio a tantos questionamentos, enfim, o salmista traz à memória o que o Senhor fez no passado e a sua esperança começa a renascer. Ele começa a lembrar das maravilhas que Deus operou em meio ao Seu povo. Da mesma forma devemos alimentar a nossa esperança nos lembrando de que Deus nunca nos abandonou. Ele sempre esteve ao nosso lado. E Deus não muda. Coloquemos nossas esperanças, nossos sonhos, nossas vidas no Senhor e não nos deixemos levar pelas circunstâncias.

De geração para geração

Leia: Salmos 78


Neste capítulo, o salmista mostra os fatos da história de Israel, a história dos milagres que o Senhor realizou e pede para que tudo seja passado adiante, para filhos e netos de quem conheceu essa história.

É basicamente uma retrospectiva de acontecimentos, mas, o que me chamou atenção neste capítulo foram os seus 4 primeiros versículos, que se tratam de pedir para que escutemos a história de milagres e maravilhas que Deus fez para com seu povo e o pedido de que os fatos em questão não deixem de ser contados para seus descendentes.

Não somente esses acontecimentos do capítulo 78, mas todos os fatos e histórias descritos na Bíblia devem ser passados adiante. Afinal, é a palavra de Deus sendo transmitida a cada geração. Passaram-se os tempos, mudaram muitas coisas, impérios cresceram e caíram, tantas idéias foram superadas. Mas a Palavra de Deus continua viva e eficaz. Mais do que isso, “ela permanece para sempre” (1ª Pedro 1:25).

Embora o mundo busque outros caminhos, devemos sempre ser fiéis, buscando nas escrituras sagradas a fonte para nossa inspiração, para continuarmos vivendo e deixando
que Deus realize Seu propósito em nossas vidas.

Dia 120: 2º Reis 5-8

(*** 30 de Abril de 2011 ***)

Naamã
Leia: 2º Reis 5

Naamã era um homem muito poderoso na Síria. Praticamente o segundo no comando. Colecionava vitórias nos campos de batalha por todo o Oriente. Mas sofria de uma doença de pele terrível - algumas traduções dizem "lepra". E a história de como ele foi curado nos traz muitas lições interessantes:


* Toda autoridade vem de Deus (1): Não há como negar, e sei que às vezes é difícil de entender, mas TODA autoridade está debaixo da mão de Deus. É Deus quem escolhe quem Ele quer e o coloca no poder. É Deus quem levanta ou derruba um governante. E Naamã, um cara que nem era "crente", era vitorioso e respeitado, porque Deus o abençoava. Não esqueça, porém, que esse favorecimento do Senhor não era sem propósito. Deus estava usando os sírios para castigar as nações que tinham maltratado Israel, e também para castigar os judeus pela sua idolatria.

* Sempre é tempo de evangelizar (3): Quem é cristão vive com a responsabilidade de falar a respeito de Jesus para as outras pessoas. Fica na expectativa de uma oportunidade perfeita. Quantas vezes ficamos esperando por um "toque do Espírito", uma situação especial, um momento em que estamos bem? Na verdade, é sempre tempo de evangelizar. A menina era escrava da Naamã, tinha sido arrancada de seu lar e de sua família. Ela não estava bem. Talvez tinha poucas oportunidades de dar sua opinião. Mas, na hora em que houve uma pequena brecha, ela falou, transmitindo a mensagem da cura. Deus é grande, e tem feito tanto por você! Não importa se a sua situação atual não esteja lá muito boa, é sempre tempo de falar do amor de Deus. Não fique parado! Aproveite qualquer oportunidade. E se não aparecer nenhuma chance, crie as suas!

* Apenas um instrumento (9-11): Naamã queria um show! Queria que o profeta saísse de casa, fizesse acrobacias, gritasse palavras de ordem, colocasse as mãos sobre as feridas. Queria "ver", tocar e sentir o poder de Eliseu. O galho é que Eliseu sabia do seu lugar. Sabia que era apenas um instrumento de Deus. O poder de cura e de salvação não vinha dele, nem do rio Jordão... vinha do Senhor. Show é pra artista. Veja bem, eu não duvido que pessoas sejam verdadeiramente curadas em "eventos" de grande porte ou naqueles transmitidos pela televisão. Se uma pessoa precisa ser tocada por Deus, Ele a encontra, independentemente dos meios. No entanto, vendo esse exemplo de Eliseu (e também os de Jesus, que pedia inclusive para que ninguém contasse sobre as curas), entendo que a pessoa enviada por Deus tem que ter a manha de saber que é Deus que tem que brilhar. É Ele quem deve aparecer.

* Mais simples do que você pensa (13-14): Tá, vá lá, não é fácil ser cristão. É uma luta diária, um esforço para a prática constante, um caminho estreito cheio de pedras. Mas acredite, é mais simples do que você pensa, e mais recompensador também. Pensamos que as coisas de Deus são complexas, que precisam de mandingas e simpatias e dogmas e rituais, mas o fato é que, para ter a cura da alma, basta apenas que você reconheça Jesus como o Senhor e Salvador da sua vida (descubra como). Simples assim! Repare que o mergulho de Naamã é uma alusão ao batismo, e sua pele, assim como sua alma, se tornaram como de uma criança, ou seja, pura.

* A graça de Deus é de graça (15-27): Se tem uma coisa que me deixa louco, é quando dizem que todos os pastores evangélicos são ladrões, e que são sustentados pelos fiéis. Bicho, fala sério! O pior é que reconheço que muitas pessoas que se dizem cristãs mancham o nome do Senhor com tanta ganância e pompa. Mano, se liga nisso: Naamã insistiu em pagar Eliseu pela cura, mas o profeta se negou, simplesmente porque a graça de Deus é de graça. Eliseu recebeu de graça e de graça doou a Naamã (Mateus 10:8-10). É claro que eu não sou utopista, sei que uma igreja, como organização civil em um mundo capitalista, precisa de recursos. Afinal, a energia elétrica não é de graça, o telhado do templo não surgiu por milagre e há sim, pastores de tempo integral, que dão a sua vida pelo evangelho e que merecem receber pelo seu serviço, como qualquer trabalhador honesto (afinal, pastor precisa comer, tem filhos pra botar na escola, tem que comprar roupa decente porque senão não sobe pra pregar no púlpito). E outra: a oferta é voluntária, não obrigatória, e vai da possibilidade e consciência de cada um (2ª Coríntios 9:7). E detalhe: o servo de Eliseu, que ficou de olho grande, foi duramente punido por Deus. Sacou o que eu quero dizer? Ah, que bom!  =)

Um cristão é sempre maioria
Leia: 2º Reis 6

Os versos 16-17 são muito legais. Toda vez que eu os leio vem na minha cabeça essa frase: um cristão é sempre maioria numa batalha, não importa quantos sejam os seus inimigos. O que eu quero dizer é que, mesmo que você esteja sozinho, Deus e os Seus anjos estarão com você.

Nessa passagem, os Exércitos de Deus cegaram o exército inimigo. Eliseu levou todos os soldados sírios para uma armadilha. Mas, quando pensaram que iam morrer, foram tratados como convidados de honra (21-23). Isso foi feito para mostrar que Deus é misericordioso, e que os Seus filhos devem buscar sempre a paz, tentando conscientizar os inimigos com atitudes positivas. Pense nisso!

Improváveis mensageiros
Leia: 2º Reis 7

O bicho tava pegando em Israel. Ben-Hadade, rei da Síria, cercou Samaria. A situação estava tão difícil, a inflação tão pesada, que já tinha mãe comendo os próprios filhos, por falta de comida. O rei de Israel, sabe-se lá porque, jurou Eliseu de morte, talvez por culpá-lo pela desgraça do povo. Mas Eliseu tinha uma mensagem de Deus: no dia seguinte, a cidade estaria salva e a comida seria uma pechincha! O ajudante do rei duvidou da palavra do Senhor e acabou morrendo.

Mas o bacana desse texto é a história dos quatro leprosos (3-10). Eles foram expulsos da cidade por causa da doença, e batiam mó papo no portão de Samaria. Não tinham mais esperanças. Então, seguindo uma ideia maluca - mas também não tinham mais nada a perder - os leprosos caminharam na direção do acampamento sírio, para mendigar comida. Mas o lance é que, quando os leprosos caminharam, Deus multiplicou zilhões de vezes o barulho de seus passos, de modo que os sírios acreditaram que vinha vindo um mega exército contra eles... mas eram apenas quatro doentes.

Mas o ponto alto está no verso 9. Um dos leprosos sentiu um peso na consciência, pois o seu povo estava morrendo de medo e de fome na cidade, enquanto ele tinha encontrado um verdadeiro tesouro no acampamento sírio. E assim, convenceu os outros a levarem a boa notícia aos israelitas. Será que você também faria isso? Imagine ter sido arrancado de sua casa, do convívio de seus familiares, simplesmente porque ficou doente. Agora, imagine que você encontrou comida, dinheiro, roupas novas! Você compartilharia tudo isso com aquelas mesmas pessoas que o escorraçaram? Heim?

Se você tem boas notícias para dar, não demore! Vá e conte logo! Se você recebeu o presente de ter sido salvo por Cristo, não esconda isso. Vá e conte! Não perca tempo! Coisa boa é pra ser compartilhada! Tá esperando o quê?

O choro do profeta
Leia: 2º Reis 8

Ser profeta não deveria ser uma profissão fácil: odiado pelos reis, temido pelo povo, perseguido pelos inimigos. E além de tudo isso, ter que carregar o peso por saber do futuro, geralmente obscuro e mau. Barra pesada.

Ao conversar com Hazael, oficial de Ben-Hadade, Eliseu não segurou a onda e chorou na frente do inimigo (7-13). Ele sabia que Hazael tomaria o lugar do atual rei sírio e que machucaria o povo de Israel duramente. Eliseu profetizou. Fico me perguntando: se Eliseu não tivesse dito nada, será que Ben-Hadade morreria pelas mãos de Hazael? Ou morreria de causas naturais? Será que Hazael não apressou as coisas, para ser logo rei da Síria? Se você soubesse o futuro, agiria para mudá-lo ou apressá-lo?