quinta-feira, 3 de março de 2011

Dia 062: Deuteronômio 14-17

Diversão sim!

O capítulo 14 revisa a parte da Lei que trata dos animais puros e impuros. Havia uma lista de animais que poderiam ser comidos, e outros que deveriam ser desprezados. Regras bem definidas, para que ninguém errasse. Por que Deus havia ordenado isso? Bom, sinceramente eu não sei ao certo. O que eu sei é que, provavelmente, isso era uma questão de saúde pública, uma vez que muitos dos animais na lista dos proibidos são conhecidos vetores de doenças.

Mas o destaque é o versículo 26, sem dúvida alguma:

"E ali, na presença do SENHOR, nosso Deus, vocês e as suas famílias comam essas coisas e se divirtam à vontade."

Moisés ordena, literalmente, que as pessoas se divirtam! A NVI diz "alegrem-se na presença do Senhor!" Isso é uma coisa muito legal! Muitas pessoas têm uma visão errada dos cristãos, pensando que "crente" não se diverte! Mano, pelo contrário! Hoje mesmo vivi momentos maravilhosos com grandes amigos - isso sem precisar de uma gota de álcool, sem falar imoralidade, nem ferir alguém!

Deus gosta quando vê seus filhos bem, alegres, numa boa! Vamos analisar o contexto: todos os anos, os israelitas deveriam oferecer a Deus 10% de suas colheitas. Repare que essa oferta não era dada aos sacerdotes, mas sim aproveitada por quem foi abençoado. Comer e beber na presença do Senhor é um jeito de agradecer a Ele pelas coisas que foram recebidas por meio da Sua graça... Se você curte a vida de um jeito correto, você está dizendo pra Deus: "Senhor, valeu! Você é demais!" Resumindo: diversão não é pecado, desde que seja algo saudável e que agrada a Deus!

Generosidade



Engraçado que judeu é conhecido por ser "mão-de-vaca". Bom, eu não sei se esse apelido procede, e até me surpreende, porque em toda a Bíblia (e principalmente na Torá), Deus manda ser generoso (8). E mais: Deus diz que não ajudar alguém por duvidar que essa pessoa um dia irá retribuir é um mau pensamento que deve ser afastado da mente (9). A verdadeira generosidade, diz Moisés, é quando você dá sem esperar receber nada em troca; você estende a mão genuinamente - não com tristeza ou por obrigação. Assim Deus (que nunca deixou de cumprir promessas) vai te abençoar, para que você possa também continuar abençoando os outros (10).

Observe também o verso 11: sempre, veja bem, sempre, haverá pessoas passando necessidade no mundo. Exerça hoje mesmo a sua generosidade!

Festa, festa, festa!

As festas eram ocasiões em que os israelitas se reuniam para louvar a Deus. Ali, eles se lembravam dos feitos e dos fatos históricos; contavam as bênçãos e ofereciam a Deus suas vidas. Pediam chuvas para uma boa colheita. Repassavam as leis. Eram eventos nacionais! Festas que duravam semanas, que tinham feriados! Um tempo de comunhão e consolidação dos judeus como povo - e mais: como povo de Deus!

Os israelitas deveriam se reunir pelo menos 3 vezes ao ano: na Páscoa, na Festa da Colheita e na Festa das Barracas. Saiba mais aqui.

Respeito às autoridades

Os juízes e os sacerdotes eram autoridades. Eles resolviam as questões do dia-a-dia e também aquelas mais difíceis. A palavra deles era lei e deveria ser obedecida à risca (8-11). Mas se alguém resolvesse não cumprir o que tinha sido dito, deveria ser morto, para servir de exemplo aos outros (12-13). Coisa séria! Por isso, cuidado quando for falar mal de alguma autoridade. Todas elas são colocadas por Deus em sua vida, por algum motivo específico: seus pais, professores, pastor... até a presidenta!

Características de um bom líder

Atenção: alerta de profecia. No verso 14, Deus revela a Moisés que os israelitas iriam desejar ter um rei, para se tornarem parecidos com os outros povos... e isso aconteceu mesmo, uns 450 anos depois!!!

E então Deus dá as características de um bom rei, de uma autoridade que é boa para seus subordinados... qualidades de um bom líder (15-20):

- Indicado por Deus.
- Israelita (ou, à luz do Novo Testamento, cristão).
- Não coloca sua confiança no poderio militar, afinal é Deus quem dá a vitória.
- É fiel à sua esposa.
- Não é ganancioso, nem procura juntar riquezas às custas do povo.
- É temente a Deus e busca conselhos na Bíblia.
- Cumpre os mandamentos do Senhor.

Esse aí é o cara (ou "a cara") que será abençoado(a).