segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Dia 059: Deuteronômio 7-9

O grande amor de Deus

Moisés mostra para os israelitas o quanto Deus é amoroso: mesmo sendo um povo pequeno e teimoso, Israel recebeu o cuidado do Senhor que com a Sua força os livrou da escravidão (6-8). É como se Moisés quisesse jogar na cara dos israelitas tudo o que Deus havia feito, para que, finalmente, eles pudessem se tocar...

Deus promete não poupar bênçãos e fazer a terra prosperar. Ele prometeu que os israelitas teriam muitos filhos e que seu gado cresceria; prometeu que as doenças ficariam longe daquele país. E o Senhor sempre cumpre com a Sua Palavra, por muitas gerações abençoa (9, 12-15).



E por causa desse grande amor, Deus não para de alertar sobre a adoração a ídolos, coisa nojenta e que traz maldição (25-26). As imagens deveriam ser todas destruídas, e o povo deveria evitar se misturar com os povos conquistados mas, antes, os varrer da terra (1-5, 16-24). Interessante observar uma explicação pertinente no verso 22. Deus deu a vitória de Israel sobre os cananeus aos poucos, para evitar que a terra ficasse abandonada, improdutiva, e fosse tomada por animais selvagens... Deus pensa em tudo!

Um Paizão

O capítulo 8 continua falando a respeito do amor de Deus, e O compara a um Pai que corrige o seu filho (5-6). O povo de Israel é esse filho, que sempre precisa de umas palmadas para aprender importantes lições. Quando os israelitas passaram fome no deserto, por exemplo, foi para que entendessem que as pessoas precisam muito mais do que alimento para o corpo, mas, principalmente, de sustento para a alma (3). Mas, mesmo passando por provações e dificuldades (2, 16), o Senhor não deixou de cuidar dos seus filhos: em 40 anos, nem as roupas, nem as sandálias ficaram gastas... e ninguém ficou doente do pé (4)! E mais: a obediência e todo o esforço seriam recompensados com a posse de uma terra maravilhosa (7-10).


Mas Deus, é claro, conhecia o seu "eleitorado" e sabia das dificuldades de caráter dos israelitas. E mandou um recado: "Não vão se esquecer de mim só porque agora estão bem de vida, nem fiquem pensando que tudo o que vocês têm hoje é fruto de seu próprio mérito." (14, 17-20) Isso também é um cutucão na gente. Já percebeu que estamos numa boa, achando que somos os reis-da-cocada-preta, mas basta dar uma topada ou sofrer um escorregão para chamarmos pelo nome do Senhor? O ser humano é mesmo muito cabeçudo: só lembra de Deus quando está na pior! É melhor estar sempre com a conexão com Deus em dia e nunca esquecer de que Ele é a fonte de todo o bem! Fica ligado!
 
Você não merece nada! 
Leia: Deuteronômio 9 


Parece que Moisés queria mesmo deixar o povo esperto. Relembrou os erros que os israelitas cometeram, provocando a ira de Deus, e como precisou interceder várias vezes para que todo mundo não fosse destruído (7-29). Isso era para que Israel entendesse uma coisa muito importante, que está bem clara nos versos 4-6.

Israel, você é cabeça-dura e rebelde. Não é por causa da sua bondade que eu estou dando essa terra à vocês, mas sim por causa da maldade dos atuais moradores.

Isso significa que tanto os israelitas da época do êxodo, como nós, nos dias atuais, não podemos encher o peito pra dizer que somos abençoados porque somos bons. Em que somos melhores do que os judeus daquela época? Somos menos rebeldes? Somos mais obedientes? Damos sempre graça ao invés de reclamar? Não deixamos nada tomar o lugar de Deus em nossas vidas??? Aqui, quando a Bíblia fala de Israel, está também querendo falar algo a VOCÊ. Entenda de uma vez por todas que nós não merecemos nada... tudo o que temos e tudo o que somos vêm da graça, da misericórdia e do amor de Deus!