quarta-feira, 29 de junho de 2011

Dia 143: 2º Crônicas 8-11

(*** 23 de Maio de 2011 ***)

Esplendor

O reino de Israel crescia com a bênção de Deus. Salomão era reconhecido como o homem mais sábio, rico e competente de todo o mundo, e costumava receber visitantes atraídos por sua fama, como a rainha de Sabá. Em diversos pontos, a Bíblia fala como nunca houve e nunca haveria sobre a Terra homem mais sábio e mais poderoso do que o rei Salomão. Na época de seu governo, havia tanta prata e tanta madeira de cedro que elas perderam o seu valor de mercado. Sem dúvida, foi a época mais feliz para Israel, que viveu um longo período de paz e prosperidade.

Racha


Salomão escolheu seu filho Roboão para ser rei em seu lugar, após sua morte. No entanto, numa das primeiras decisões de Roboão como rei, o cara demonstrou que a sabedoria não é genética. Teve a oportunidade de conquistar a confiança de todo o povo, aliviando a carga de seu trabalho (que era muito pesada, pois o povo trabalhou arduamente na construção do Templo, do palácio real e de outros edifícios públicos em Jerusalém), mas escolheu seguir o conselho de pessoas desobedientes e orgulhosas. Resultado: Israel se dividiu. De um lado, as tribos de Judá e de Benjamim, fiéis a Roboão; de outro, todas as outras tribos ficaram sob o domínio de Jeroboão.

É claro que tudo isso fazia parte do plano de Deus. Salomão se desviou no final da vida, praticando desprezíveis atos de imoralidade e idolatria, que decepcionaram muito o Senhor. Por isso, Ele decidiu dividir Israel e pulverizar o poder.

O galho é que Jeroboão tornou-se um tirano idólatra e mau. Os levitas deixaram as suas cidades que ficavam no território de Israel e vazaram para Judá, juntamente com muitas pessoas de outras tribos que eram firmes na adoração a Deus. Apesar de seu erro inicial, Roboão foi um bom rei e agradou o Senhor. Desta forma, seu reino ficou forte e cresceu mais do que Israel, nessa época.

O mapa abaixo mostra como ficou a Terra Prometida depois do racha entre Roboão e Jeroboão:



Nenhum comentário:

Postar um comentário