quinta-feira, 2 de junho de 2011

Dia 122: 2º Reis 9-12

Esta postagem é mais uma contribuição de Joelma SanMelo. Confira também o blog dela, CurtaCristo!

(*** 02 de Maio de 2011 ***)

Jeú é ungido rei de Israel
Leia: 2º Reis 9

Deus manda Eliseu ir até Ramote-Gileade para ungir Jeú rei sobre Israel, e sua primeira missão seria exterminar a família de Acabe, pois este havia matado muitos profetas do Senhor, e assim, vingar o sangue dos inocentes que foi derramado por Jezabel (7).

Deus também nos unge com um propósito, e este é servi-Lo com tudo o que temos, e com tudo o que somos. Tudo que acontece tem um objetivo. Nada é por acaso.
Faça o que tem que ser feito

Jeú agora era rei de Israel, e devia fazer o que Deus o havia mandado. E assim fez. Ele foi até o local onde Jorão, filho de Jezabel estava e o matou, fazendo cumprir o que o Senhor tinha falado (26).

Também matou a Acazias, pois toda a Palavra tinha que se cumprir, e o sangue dos profetas foi vingado. Mas para a vingança ser completa faltava a ‘víbora’ da Jezabel morrer. E assim foi. Ela morreu exatamente como o Senhor dissera. E o seu corpo não pôde ser enterrado, pois os cães o havia comido. 


Tire tudo que te atrapalha
Leia: 2º Reis 10-11

O Senhor havia falado que todos os descendentes de Acabe teriam que ser exterminados. Todos, sem exceção. Até as pessoas próximas e influentes. Isso tudo para que não houvesse continuidade das ações pecaminosas de Acabe.


Da mesma forma temos que agir em nossas vidas. Temos que acabar com os fantasmas do passado que querem nos fazer pecar. Temos que nos afastar das pessoas que nos influenciam a fazer o que é mau.


Jeú foi radical quando foi ungido por Deus. E você, está exterminando o seu passado pecador? Seja radical!


A importância da oferta
Leia: 2º Reis 12

O reinado de Joás foi feliz, pois ele fazia o que Deus aprovava. Foi bem sucedido durante todo o tempo em que o sacerdote Joiada o orientou. Mas uma coisa não mudou em Israel: O povo continuava idólatra. Então o rei decidiu reformar o templo e pediu que fosse recolhida prata entre o povo para fazer a reforma.

Assim, o sacerdote Joiada pegou uma caixa e colocou-a ao lado do altar para colocarem a prata que seria ofertada (9). No verso 11 diz que a prata era usada para pagar aos trabalhadores do templo, os carpinteiros e construtores. Além de servir para a compra do material usado na reforma.


Há pessoas que pensam que a oferta é desculpa para enriquecer pastores, e esquecem que as igrejas são prédios que consomem energia, água e que precisam de manutenção. Existem  pessoas que trabalham para manter tudo organizado. As ofertas que damos ao Senhor servem para isso, para a manutenção. 


A Bíblia é clara em dizer que “o trabalhador é digno do seu salário” (Lucas 10.7). 


Então oferte de coração ao Senhor, sabendo que você está contribuindo para o Reino, afinal, quando um visitante vai a igreja e bebe água, assiste o culto no friozinho do ar-condicionado, entre outros benefícios, será fruto do seu amor pela obra do Senhor.


Vinte e oito anos depois Joás foi proclamado rei de Israel. Mas não aconteceu de repente. Na verdade ele ficou escondido durante o reinado de Atália (esta queria matá-lo, mas ele foi salvo por Joeseba, irmã de Acazias).