terça-feira, 12 de abril de 2011

Dia 101: 2º Samuel 3-6

Esta postagem é mais uma contribuição de Joelma SanMelo. Confira também o blog dela, CurtaCristo!

Se não consegue vencê-lo, una-se a ele!
Leia: 2º Samuel 3

Foi isso que Abner fez após se chatear com Isbosete por ser acusado de manchar o leito de Saul deitando-se com uma de suas concubinas. Ele viu que de nada adiantava tentar proteger o patrimônio de Saul, pois Davi havia sido ungido por Deus, e resolveu fazer um acordo com ele (12).

Davi concordou com a proposta feita por Abner, mas deu como condição que lhe trouxesse Mical, a filha que Saul havia dado como esposa a Davi em troca de cem prepúcios de filisteus (Lembra-se desta passagem?). Detalhe é que Mical já havia sido dada como esposa a outro homem. Já pensou que situação: A era casada com Davi e o amava, mas seu pai o odiava e quer matá-lo. Seu marido fugiu para não ser morto, e ela ficou à espera de sua volta. Sem ter escolha, seu pai decidiu lhe entregar a outro homem, pois naquela época era vergonhoso estar sem marido...

Eu fico pensando o que se passava na cabeça de Mical nessa situação. Será que ela ficou feliz por ter seu esposo Davi de volta, ou ela já havia superado a separação e já amava o novo esposo, afinal, no verso 16 diz que o esposo dela seguiu-a chorando até uma cidade chamada Baurim, mas Abner ordenou-lhe que voltasse para casa. Coitado de Paltiel! Casou-se com a mulher de outro homem e este voltou para reavê-la.
Cumprido o acordo, Abner falou com as autoridades sobre o reinado de Davi. E assim foi.


A morte do “traidor”

Joabe não acreditava na “boa intenção” de Abner e andava com ‘a pulga atrás da orelha’ com ele. Um dia Abner foi até Davi para contar o que havia acontecido, e o rei o recebeu muito bem. Ao saber disso, Joabe se chateou com o rei por este ter confiado em Abner (24-25).

Irritado com a astúcia de Abner, Joabe mandou que seus homens o trouxessem a ele para mata-lo. Detalhe: O rei Davi não sabia de nada (26)! Não sei que é mais traíra: Joabe ou Abner! Joabe tinha como razão matar Abner por este ter matado covardemente o seu irmão, Asael na batalha em Gibeom.

Amigo do rei

Quando o rei soube o que havia acontecido ficou irritado e amaldiçoou Joabe e toda a sua família (29). (Nunca brinque com um filho de Deus!).

Observamos nos versos 31 a 39 que Davi tinha um carinho especial por Abner e até lhe fez uma canção em homenagem por sua morte e jejuou em luto. Que amigo! O rei chorou por ele...
Da mesma forma Deus sente tristeza quando somos injustiçados e perseguidos.


A grande descoberta
Leia: Capítulo 4

Isbosete foi assassinado pelos dois filhos de Rimon durante uma invasão no meio da tarde. Eles pensaram estar fazendo a coisa certa, vingando as tentativas de homicídio que Saul fez contra Davi (8). Mas pensaram errado. Ao invés disso, Davi mandou matar os dois (11). Após a morte de Isbosete, foi descoberto que Jônatas tinha um filho, mas este tinha uma deficiência nos pés, pois quando a notícia de que Saul e seus filhos estavam mortos, a babá da criança levou para longe, a fim de livra-la da morte também. Mas durante a fuga, a criança caiu e quebrou os pés, o que o deixou manco. Seu nome é Mefibosete.

Enfim, Rei de Israel!
Leia: Capítulo 5
Davi foi ungido rei de Israel pelo povo! As autoridades de todas as tribos de Israel foram até Davi para pedir-lhe que reinasse o povo, e ele o fez por quarenta anos. Sete e meio reinou sobre Jerusalém, e trinta e três reinou sobre todo o Israel e Judá. Ele foi coroado rei aos trinta anos (4-5)!

Nunca duvide de um servo do Senhor!

Davi e os soldados tinham que guerrear contra os jebuseus, mas estes subestimaram a capacidade do rei e o insultaram dizendo que até os aleijados combateriam contra o rei e venceriam (6). Mas não foi bem assim...

O rei traçou a estratégia para invadir a cidade pelas passagens de água, e destruir os inimigos dele (8). E deu certo. Após esse evento, Davi passou a habitar na fortaleza aonde deu o nome de Cidade de Davi. E ficou cada vez mais poderoso, “pois o Senhor, o Deus dos Exércitos estava com ele”(10). O rei de Tiro quis logo fazer amizade e mandou que levassem o material necessário para construir um palácio para Davi. Essa atitude confirmou Davi como o escolhido do Senhor para reinar sobre Israel (12). Eu gostei do final do verso 12 quando diz: “o reino estava prosperando por amor de Israel, o seu povo”. Que maravilha! O povo amava seu rei, por isso tudo dava certo!

Não mexa com quem está quieto

Quando os filisteus souberam que Davi era o novo rei de Israel, foi com todo seu exército a fim de prendê-lo, mas ele se escondeu na fortaleza. Lá ele (mais uma vez) consultou a Deus sobre o que fazer. Deus disse que podia seguir em frente e atacar, pois os filisteus seria entregues em suas mãos.

Será que fazemos como Davi? Será que consultamos a Deus para saber qual rumo tomar para nossas vidas? Sobre o que fazer? O rei não reinava sozinho, por isso tinha êxito no que fazia.
O segredo do sucesso está em fazer “tudo o que o Senhor ordenar” (25).

A importância da presença de Deus
Leia: Capítulo 6
 Davi reuniu os seus guerreiros para levar a arca da Aliança de volta à Jerusalém. Para isso improvisaram uma carroça para locomove- lá.  O rei e o povo iam à frente da carroça cantado e dançando na presença do Senhor ao som dos tamborins e demais instrumentos de cordas (5). Mas no meio do caminho aconteceu um incidente. Uzá tentou segurar a arca para evitar que esta caísse no chão, pois os bois haviam tropeçado. Ele esqueceu que ninguém podia tocá-la a não ser as pessoas que o Senhor havia autorizado. No verso 7 diz que a ira do Senhor se acendeu contra Uzá porque ele desobedeceu, e ele morreu. Naquele dia Davi teve medo de Deus (9).

Sabemos que Deus é um Deus de amor, mas também é de justiça e Ele odeia a desobediência, por isso castigou a Uzá. Devido ao medo que Davi teve, pois não saberia como levar a arca, a deixou na casa de Obede-Edom. E por isso Deus abençoou aquela família, afinal, a presença do Senhor estava naquele lar!

Onde o Senhor habita há prosperidade, amor, saúde... E isso desperta nas pessoas que vêm essas bênçãos, o desejo de também estar na presença de Deus. Foi isso que Davi fez. Quando ele soube que a família de Obede estava sendo abençoada pediu que levassem a arca para a Cidade de Davi. E fez isso com grande festa! (12).

Mical viu que Davi dançava e celebrava na presença do Senhor e desprezou a atitude dele. Muitas vezes na nossa vida é assim. As pessoas vêm que somos felizes e abençoados e querem jogar ‘um balde de água fria’ em nossa alegria. Elas não sabem que é estar a presença do Senhor!
Ela não entendeu isso e o criticou, mas ele logo rebateu e explicou o motivo de sua alegria (21-22). Será que defendemos nossa fé quando as pessoas começam a nos criticar? Esteja pronto para defender a razão da sua fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário