quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Dia 013: Gênesis 34-36

Desonra e violência

Nossas emoções, em essência, não são boas nem más. O que fazemos com elas é o que determina o aspecto final dos sentimentos. A paixão, por exemplo, é uma coisa que pode surgir em nós a qualquer momento, e por qualquer coisa: uma pessoa, um livro, um esporte, uma comida, uma profissão, uma atividade... "Eu adoro esse filme!" - não é assim que dizemos às vezes? Mas em que ponto a paixão pode ser prejudicial? (parece introdução do Globo Repórter)

Siquém se apaixonou por Dina, a única filha mulher de Jacó. Sua paxião era tão avassaladora que ele acabou estuprando a moça. E depois quis pedi-la em casamento (1-4). No entanto, sexo antes do casamento está fora dos planos de Deus e era considerado desonra pelos filhos de Israel (7). Hamor, pai de Siquém, tentou consertar a burrada que o filho fez, se dispondo a realizar qualquer coisa para que ocorresse um casamento (8-12). Simão e Levi, irmãos de Dina (todos eram filhos de Léia) aproveitaram a oportunidade para dar o troco. Como pré-requisito para aceitarem um acordo de paz, todos os homens da cidade de Siquém deveriam passar pela circuncisão (13-19). Hamor e Siquém logo foram circuncidados, pois o rapaz estava caidaço pela Dina. E depois eles acabaram convencendo os outros homens a fazerem o mesmo, usando um argumento quase infalível - o dinheiro (20-23).


Circuncisão é um procedimento delicado e doloroso, muito mais àquela época. Quando todos os homens estava convalescentes, Simeão e Levi entraram na cidade, mataram todos os homens, roubaram as casas e levaram as mulheres cananeias como escravas, correndo o risco de atrair a ira de todos os povos das redondezas contra Israel (24-30). E os irmãos disseram uma frase pesada, mas que conta um pouco da opinião bíblica a respeito do assunto (31).

A paixão é prejudicial quando foge do controle, quando se torna uma obsessão. A paixão tem pressa, não espera, não tem limites! A paixão não se contenta, quer sempre mais... Pesquisas falam da semelhança entre estar apaixonado e estar drogado: você sempre vai acabar precisando de uma dose maior para fazer o mesmo efeito... Tem uma hora que as coisas saem dos trilhos, e é nessa hora que você se lasca - e pior... pode levar mais gente junto com você pro abismo!


Morte e vida israelita

Jacó saiu de Siquém. Deus mandou (1-15). E acho que Deus fez isso porque a parada ia ficar feia pra família de Israel, porque a galera de Canaã ia cair de pau em cima, por conta do episódio relatado no capítulo 34. Mas Raquel estava grávida, e no caminho acabou entrando em trabalho de parto. O parto foi muito difícil. Acho que o nascimento de José já tinha sido um milagre. O útero de Raquel deveria ser hostil. Um menino nasceu. Mas ela morreu (16-18a).

Mas me deixa falar sobre esse versículo 18. Um versículozinho... Antes de morrer, Raquel chamou o filho de Benoni, mas Jacó preferiu chamá-lo de Benjamim. Por que raios o homem não ia respeitar o último desejo da esposa, dito no último suspiro??? Simplesmente por uma questão de perspectiva. "Benoni" significa: "filho da dor". Mas "Benjamim" quer dizer: "filho da minha mão direita". Filho da mão direita? Sim... a mão direita era considerada a mais forte, a que empunhava a espada, a que selava acordos... Tudo o que ficava à direita era considerado mais importante, mais honroso. Jacó chamou Benjamim de "o mais importante", "o preferido", o "filho da felicidade". Você consegue enxergar a diferença de foco entre Raquel e Jacó? É claro que foi Raquel quem sentiu a dor. Foi ela que passou anos envergonhada e triste por ser estéril. Ela teve que agüentar outras 3 concorrentes... E teve um parto dificílimo. Mas Jacó, que amava Raquel mais do que qualquer outra, viu em Benjamim uma 2ª semente de Raquel. Ao invés de culpar o garoto pela morte da mãe (como já vi acontecer), Jacó recebeu a criança com alegria. Nós já lemos sobre o poder dos nomes para os israelitas. Imagine o impacto na vida de Benjamim se ele fosse lembrado, a cada vez que o chamassem, que sua mãe precisou morrer para ele nascer??? 

E é por isso também que devemos ter cuidado com a forma como chamamos os outros. Xingamentos, apelidos pejorativos, são terríveis! Ainda que o outro finja não ligar, todo mundo, no íntimo, se sente diminuído e humilhado quando recebe um mau nome.

Os filhos de Jacó

Antes de você visualizar, baixar ou imprimir a "árvore genealógica" representando os filhos de Jacó (que mais tarde se tornariam as 12 tribos de Israel - versículos de 22 a 26), atente para os versos de 27 a 29. Isaque demorou um bocado pra morrer! Mais de 20 anos depois de ter abençoado, às pressas, Jacó no lugar de Esaú!!! Eu heim?!?

Desafio365 - Os Filhos de Jacó

Origem de outros povos

Digam o que quiserem, mas sou fã das genealogias bíblicas. Mas, mesmo querendo bolar esquemas para mostrar as descendências e apresentar as regiões que tais povos ocuparam, vou poupar você, amigo leitor da Bíblia, e parar por aqui... Essa fica para o ano que vem!