domingo, 2 de janeiro de 2011

Dia 002: Gênesis 1-2

Cronograma da Criação
Leia: Gênesis 1-2

Deus criou o mundo em seis dias. Não que Ele não pudesse fazer em apenas 1... acredito que poderia até ter feito tudo num piscar de olhos. O legal é que dá para perceber que Deus teve muito cuidado e foi bastante perfeccionista a cada etapa. E tinha também um "controle de qualidade": no final de cada dia, Deus dava uma boa olhada no que tinha feito e dizia: "Isso é bom!"

Os slides a seguir dão uma geral na cronologia bíblica para a criação do mundo. Você também pode revê-los, baixá-los e imprimi-los no SCRIBD ou no SLIDESHARE.
 Desafio365 - Cronograma da Criação
View more presentations from Felipe Costa.


A Criação do Homem

Outro detalhe importante é que Deus usava a palavra para criar as coisas. Mas quando criou o homem, Ele usou as próprias mãos para formá-lo do barro, e soprou nas narinas Seu próprio fôlego. É nisso que somos "a imagem e semelhança de Deus". Somos parecidos com Ele por termos em nós o sopro da vida, um espírito imortal.

Ao homem foi dado o domínio sobre a terra. Mas mesmo tendo tudo, ele sentia falta de algo. Mesmo cheio de alegria e com muitas coisas a se descobrir, ele se sentia incompleto. E Deus, sabiamente, lhe deu a mulher... A mulher foi a última criação de Deus. O homem foi feito do barro, mas a mulher foi feita do homem (2:23). E é por isso que cada um fica à procura da sua costela!!!

Curiosidades

* A origem da vida segundo o evolucionismo segue basicamente a mesma ordem da criação. A Terra seria uma massa disforme e gasosa (vapores) que, por meio da ação da luz e as reações em cadeia daí originadas, deu origem às plantas. A vida animal teria surgido nos mares, e depois se subdividindo em répteis e aves. Os mamíferos teriam sido os últimos a surgir, sendo o ser humano o topo da cadeia evolutiva... Coincidência???
* A Bíblia não fala sobre a criação dos insetos.
* O homem nasceu vegetariano, e todos os animais eram herbívoros (1:30-31).
* Quando terminava de criar algo, Deus dizia "isso é bom". Mas quando criou o homem Deus disse: "isso é MUITO bom!"
* O sexo é uma criação divina (1:28) mas que deve ser praticado dentro da vontade de Deus, dentro do casamento - que aliás, também é invenção de Deus (2:24).
* Foi Deus que inventou também o tempo e a contagem do tempo; o homem apenas o "descobriu" (1:14).
* Deus descansou no sétimo dia para nos dar o exemplo: você precisa parar pelo menos 1 vez por semana para recarregar as baterias... 

Música

Ótima música que ilustra bem a leitura de hoje: http://letras.terra.com.br/jelbi/1127005/


Encontrou mais alguma curiosidade? Você pescou alguma informação interessante? Tirou uma lição do texto? COMENTE!!!