segunda-feira, 18 de abril de 2011

Dia 105: Salmos 64-66

O destino dos maus
Leia: Salmos 64


O salmista puxa a ficha completa com o perfil das pessoas más. Ele fala de suas principais características e, no final, ainda diz qual será seu futuro. A maldade é algo que, um dia, acaba destruindo a pessoa. Não importa o quanto tudo pareça bem para quem faz o que é errado ou perverso, uma hora a casa cai. Fica ligado para que você não se contamine e também não se torne uma pessoa cheia de maldade. Ficar planejando o mal dos outros, não importa a motivação, é uma coisa grave e que merece cuidado. Às vezes você pode acabar se pegando num momento estranho, com inveja, com despeito, sentindo ira ou desejo de vingança... cuidado, não se deixe dominar por essas coisas!!! Deus ferirá quem diz ou pensa coisas ruins e pagará cada um de acordo com suas atitudes. O destino dos maus é a destruição total e o inferno.


Deus é fantástico
Leia: Salmos 65


O salmista mostra uma interessante comparação. Deus ouve nossas orações e se importa conosco, mesmo sendo o poderoso a ponto de ter posto as montanhas no lugar! Deus é fantástico porque se preocupa com cada detalhe de sua criação, desde as plantinhas até os grandes mares... Nada está fora do alcance do poder de Deus! Ele ouve minha oração e me levanta, mesmo tendo o pecado me deixado caído. Ele perdoa e abençoa aqueles que O buscam.


Louvor
Leia: Salmos 66


Louvar a Deus é um desejo natural de quem O ama de verdade. Repare que o salmista diz que, mesmo debaixo das dificuldades (que foram inclusive permitidas por Deus), ele O louva, pois não abandona Seus filhos. Quem teme a Deus e pede a Sua ajuda não fica desamparado, nunca. Por isso, sempre que sua oração for respondida, não esqueça de agradecer e louvar, porque Ele merece!!!



Dia 104: 2º Samuel 10-12

Mexendo com a pessoa errada
Leia: 2º Samuel 10


Davi quis manter uma política de boa vizinhança com os amonitas mas Hanum, o novo rei de Amom, foi mal aconselhado e acabou arranjando confusão com quem não devia. Hanum humilhou os mensageiros de Davi rapando parte da barba e deixando os coitados quase nus. Isso enfureceu tanto o rei de Israel que ele enviou suas tropas para detonar com os amonitas.


Vendo que seriam esmagados por Israel, Hanum foi pedir ajuda para os sírios. E aqui temos uma outra batalha épica. Os amonitas vinham por um lado, e os sírios tomaram posição de ataque pelo outro. Duas frentes de batalha. Joabe, comandante dos exércitos de Davi, usou a seguinte estratégia. Dividiu os homens em dois grandes batalhões e os colocou um de costas para o outro. Abisai partiria pra cima dos amonitas, enquanto coube a Joabe entrar na briga com os sírios. E o verso 11 é bem interessante. Parece até aquele ditado popular: "Amigo que é amigo já chega dando voadora!"


Resultado: os israelitas venceram, subjugaram os amonitas, e os sírios não quiseram mais saber de ajudar Amom num fight com Israel. Pega-te!!!


Davi - um pecador miserável
Leia: 2º Samuel 11-12


Os próximos capítulos são tensos. Aliás, os livros de Samuel são um aperreio só. Tem perseguições implacáveis, guerras, fugas espetaculares, suspense, e muito, muito drama. Uma das coisas que fazem da Bíbila um livro especial é o fato de que ela não poupa ninguém. Todos os personagens passaram por algum tipo de problema. Até hoje, só encontrei dois caras que nunca tiveram um momento crítico: Abel e Enoque... e eu atribuo isso à falta de tempo (um morreu logo, o outro foi arrebatado). Se tivessem ficado mais tempo na terra, acredito que teriam algum pontos negativos para apresentar. 


Você sabe direitinho o que aconteceu. Deus chama Davi de homem segundo o Seu coração, mas Davi não era imune ao pecado. E pior... quando pecou, Davi foi cometendo um atrás do outro, e cada um mais "cabeludo" do que o anterior. Há várias formas da história de Davi com Bate-Seba ser analisada. Eu quero chamar sua atenção para o que eu chamo de "Os SEIS pecados mortais de Davi":




1) O primeiro pecado de Davi foi a preguiça (11:1-2a): Ao contrário do que você possa pensar, o primeiro pecado de Davi não foi cobiçar a mulher do próximo. Foi a preguiça. No período em que os reis iam fazer guerra, disputar territórios, aumentar riquezas, Davi tava em casa, tirando uma soneca... À TARDE!!! É aí que mora o perigo! Se for a sua época de estudar, estude! Se for sua época de trabalhar, trabalhe! Se for sua época de lavar a louça, lave! Porque se você perder a temporada em que deveria fazer algo, duas coisas acontecem: a) Você vai desperdiçar seu tempo, acumular tarefas, perder prazos; b) Você vai fazer besteira, porque, como dizia minha avó, "mente vazia é oficina do diabo". Se você não faz nada, com certeza Satanás vai fazer por você!!! Não dá pra baixar a guarda, não dá pra tirar férias espirituais!


2) Davi cobiçou (11:2b): Não vamos comentar aqui o fato de que uma mulher estava tomando banho de janela aberta, né!? Não estamos aqui para colocar em julgamento o comportamento de Bate-Seba. E também não quero fazer como Adão, que na primeira oportunidade jogou a culpa toda pra cima da mulher! Davi estava à toa, de boa, e viu uma mulher. E a desejou. É assim também quando você está à toa na internet, ou na TV... há varias tentações "na janela". Cuidado com as coisas que desviam o seu foco. Davi deveria estar focado na guerra, mas seu olhar ficou fixo na mulher de outro homem.


3) Davi adulterou (11:3-4): O pecado é um troço esquisito. Ele não te domina de uma vez. Ele vai te cozinhando aos pouquinhos. Primeiro, você está fora do seu foco; depois, você vai dar só uma espiadinha; aí passa a desejar... e depois, já era! É igual criança em festa de aniversário. Você diz: "não mexe no bolo!" Então ela olha de longe por um tempo... depois fica andando ali por perto, rodeando o tal bolo... Depois vem pra mais perto, sentir o cheirinho, ver os detalhes da decoração... Ela encosta um dedo bem de leve e põe na boca, pra sentir o gostinho. E então, quando menos se espera, tá toda lambuzada, as mãos cheias de bolo, a roupa suja de glassê. Entendeu? Não pode dar sopa pro pecado!


4) Davi não quis assumir suas responsabilidades (11:5-13): Todo pecado tem consequência, e Bate-Seba engravidou. Mas Davi não quis assumir sua responsabilidade. Quis dar um "jeitinho" no problema que arranjou. Quis passar a bola pra outra pessoa. E pra isso usou de várias artimanhas: enganou o marido traído, embebedou o cara, forçou a barra... Curioso é que, quando Saul vivia, Davi era seu oposto, era tudo o que Saul NÃO era... e agora, um soldado qualquer mostrava mais caráter do que o rei dos judeus!!! Urias é o bom exemplo a ser seguido, enquanto Davi brincava de ser Saul. Que coisa!


5) Davi planejou e executou um homicídio (11:14-27): Como não teve sucesso em convencer Urias a ir pra casa se encontrar com sua linda e infiel esposa, Davi arquitetou um plano malévolo. Mandou que Joabe colocasse Urias na pior frente de batalha, para morrer. E o mais sádico: a carta com a ordem para isso foi enviada pelas mãos do próprio Urias! Davi não era mais apenas adúltero, agora era também um assassino. Mas o finalzinho verso 27 é claro: Deus não curtiu nem um pouco o que Davi fez. E isso ia custar bem caro.


6) Davi foi hipócrita (12:1-6): O profeta Natã foi confrontar o rei. Contou uma historinha sobre uma ovelha. E Davi se doeu todo, ficou furioso com o homem rico e chegou a ordenar sua morte! Davi não só pecou, como agia descaradamente, como se nada tivesse acontecido. E isso tem nome: hipocrisia.


Consequências do pecado


Natã não passou a mão na cabeça de Davi. Ele o confrontou duramente. E Deus não pegou leve com o cara. Dentre as consequências dos pecados de Davi:


- Sempre um descendente de Davi teria morte violenta (12:10).
- Haveria muitas desgraças na família de Davi (12:11a).
- Outro homem teria relações com as mulheres de Davi (12:11b).
- O filho de Bate-Seba morreria (12:14).


O Senhor perdoou Davi, pois viu que ele se arrependeu sinceramente (12:13). Não era apenas remorso ou medo das consequências. Mas o mal estava feito. Como veremos adiante, Deus cumpriu Suas palavras e fez Davi sofrer muito por causa desses pecados.


Recomeço


O filho de Bate-Seba nasceu, mas logo ficou muito doente. E durante uma semana, Davi não comeu nada e ficou orando ao Senhor de rosto no chão. Mas, quando soube que a criança havia morrido, se levantou, tomou uma boa ducha, fez a barba, botou perfume e foi comer. As pessoas não entenderam nada, mas Davi deu uma baita duma explicação, nos versos 22 e 23. Ele buscou forças em Deus e o Senhor voltou a abençoá-lo. Bate-Seba ficou novamente grávida e deu à luz a Salomão.