terça-feira, 28 de junho de 2011

Dia 142: Salmos 92-94

(*** 22 de Maio de 2011 ***)

Os bons podem ser a maioria
Leia: Salmos 92

A sensibilidade do salmista, principalmente nos últimos versos (12-15), me surpreende. Cheio de otimismo e transbordando de alegria (4;10), ele mostra que as pessoas de bom coração podem ser maioria nesse mundo perverso e que, nos pátios do Templo, essas pessoas florescem. Seus frutos espirituais, seus atos de justiça e seu evangelismo continuam afiados mesmo na velhice, porque a santidade traz força. Essa é a prova de que Deus é justo: o crescimento daqueles que O adoram, opondo-se aos que vivem pela maldade (7).

Criador
Leia: Salmos 93


Não havia naquela época grandes máquinas. As cidades não possuíam arranha-céus. A viagem mais veloz era no lombo de um cavalo. O ser humano ainda respeitava a força da natureza. Os eventos naturais eram o maior poder da época, e o salmista reconhece que Deus criou tudo isso e que era superior a tudo isso. O Senhor comanda a natureza, seu poder está acima dela. Hoje, as pessoas se esquecem disso, até o próximo terremoto, tsunami, erupção vulcânica. O ser humano se acostumou a ter o complexo de "todo-poderoso", a desafiar o que é divino e santo. E é por isso que, creio eu, a natureza tem se tornado ainda mais violenta. Talvez essa seja uma lição que o homem precise reaprender.

Sede de Justiça
Leia: Salmos 94

Deus não dorme no ponto. Ele sabe de tudo o que acontece, inclusive dentro de você. Sabe a verdade mesmo quando aquele cara-de-pau mente, conhece as intenções em cada gesto. Nada está oculto para Deus. Ainda que a justiça dos homens falhe, a justiça de Deus é perfeita. O Senhor protege os seus, renova a alegria daqueles a quem Ele ama. Quem comete injustiça invariavelmente receberá o castigo por cada ato.

Dia 141: 2º Crônicas 5-7

(*** 21 de Maio de 2011 ***)

Ouvido atento para a oração

De tudo o que foi lido nesses capítulos a passagem que sempre me toca é 7:14-15 (NVI): "Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra. De hoje em diante os meus olhos estarão abertos e os meus ouvidos atentos às orações feitas neste lugar."

Assista o vídeo abaixo. É de um grupo de louvor muito legal chamado "Ornato". Eles são de Brasília. No vídeo, eles cantam um "corinho" muito antigo, que nada mais é do que o texto de hoje. Ouça, inspire-se e reflita na mensagem.



Deus quer fazer uma aliança com você. Ele espera que você se arrependa e abandone os seus pecados. Deus está ansioso por ouvir a sua oração sincera. Essa é a sua parte. Só isso. Deus, por outro lado, promete te levantar da lama, perdoar você e te fazer prosperar. Eu não duvido disso, porque Ele já cumpriu essa promessa incontáveis vezes na minha própria vida. E também quer fazer essa promessa se tornar real também na sua vida. Você quer?

Dia 140: 2º Crônicas 1-4

(*** 20 de Maio de 2011 ***)

Construção do Templo

Salomão pediu sabedoria de Deus para governar o povo, e foi com essa sagacidade que ele acertou todos os detalhes para a construção do Templo. Contratou Hurã, de Tiro, para ser o artesão-chefe e criar todos os utensílios que seriam utilizados para o serviço no Templo. Fez um acordo com Hirão, rei de Tiro, para a aquisição de material e mão-de-obra para a execução dos trabalhos. Tudo ficou pronto de acordo com as especificações que Deus havia dado a Moisés e a Davi. Para saber mais, clique aqui e aqui.

Dia 139: Salmos 90-91

(*** 19 de Maio de 2011 ***)

Uma questão de tempo
Leia: Salmos 90

Uau! O salmista foi a fundo para compreender e expressar em versos a questão da temporalidade. Deus é eterno, sempre existiu e sempre vai existir, enquanto que o ser humano não dura mais do que um sopro, uns 80 anos, se muito. Para Deus um dia, ou mil dias, são a mesma coisa. Para Ele, não há diferença.

O conceito de eternidade é incompreensível para o homem. Eterno é aquilo que existe, simplesmente. É algo que independe de tempo e de espaço. É diferente de infinito, pois o que é infinito não tem fim, mas tem começo. Já aquilo que é eterno sempre existiu. É por isso que Deus diz a Moisés: EU SOU. É a definição mais clara do que é Deus: Ele É.

O salmista pede para que Deus nunca deixe de mostrar o quanto somos fracos e como a vida é frágil e passageira, porque assim podemos ter a consciência de que nosso tempo na Terra é curto. Precisamos aproveitar cada instante que temos de vida de maneira sábia. A vida é muito curta para ser desperdiçada com bobagens!

Proteção e cuidado
Leia: Salmos 91


Este Salmo é o campeão. Em boa parte das casas brasileiras, há uma Bíblia aberta, empoeirada, aberta no Salmo 91. As outras folhas estão já até coladas, por falta de uso. Mas o Salmo 91 está lá, triunfante. Não é para menos, o texto é lindo, e com uma mensagem encorajadora de proteção e cuidado de Deus. Em momentos de profunda depressão, ou quando sinto a opressão do Maligno, nada mais útil do que recitar, em voz alta, esses versículos. É o que chamamos de "bálsamo". É um remédio para aliviar as feridas da alma.

Muitas pessoas exageram, achando que esse texto é garantia de Deus de que coisas ruins não vão acontecer com o crente. Isso não é verdade: Sl 34:19; Jo 16:33; 2 Co 6:4; 2 Tm 4:5. Sim, Deus vai te proteger debaixo de Suas asas. Vai te abençoar e te livrar de doenças, de acidentes, de sofrimentos... conforme a Sua Vontade. Isso quer dizer que problemas virão, mas que Deus estará cuidando de você e te protegendo ainda assim.

Difícil de entender? Certa vez, bati o carro. Fiquei muito chateado com Deus por causa daquilo. Eu avancei num cruzamento onde não tinha a preferencial, mas e daí? Deus tinha que ter me protegido! Por que ele me abandonou? Depois, de cabeça fria, fui ver o estrago. A batida aconteceu no tempo exato: um segundo antes, minha mãe teria se machucado terrivelmente. Um segundo depois, teria ferido o motorista do outro veículo gravemente. Só houve danos materiais, cobertos pelo seguro. O dono do outro veículo depois me confidenciou, que o carro dele estava dando muitos problemas e que ele estava sem dinheiro para consertar. O seguro pagou um carro 5 anos mais novo para ele! E, no meu caso, Deus me ensinou a não colocar um carro em 1º lugar na minha vida (lição que, confesso, não aprendi muito bem - mais tarde tive que ser novamente "moldado" pelo Senhor nessa área).

Eu muitas vezes não entendo o porquê das coisas. Mas Deus é soberano. Ele sabe o que é melhor. Mesmo na dificuldade, Ele não te abandona. O capítulo não é sobre a invencibilidade do ser humano, mas sobre a misericórdia e a graça do Senhor! Leia o capítulo com esse novo enfoque e me conte depois o que descobriu.