quarta-feira, 9 de março de 2011

Dia 068: Deuteronômio 28-31

Aviso importante


Em duas outras ocasiões (aqui e aqui), Moisés já havia alertado o povo de Israel. Deus quer obediência, e está pronto para abençoar ricamente a todo aquele que se dispuser, de corpo, alma e espírito, a seguir Suas leis. Entretanto, está claro que quem escolhe não obedecê-lO precisa estar ciente das consequências (28:47-48).
O mais importante a se notar é que praticamente qualquer transgressão seria perdoada por Deus sem grandes problemas, exceto a idolatria. Porque foi por causa da idolatria que os povos que habitavam a região da Palestina seriam varridos da terra pelos israelitas (29:16-18). E Moisés dá um aviso: que ninguém fique pensando estar longe do alcance da justiça do Senhor enquanto estiver entregue ao pecado (29:19-28). Para o povo, estariam reservados terríveis castigos, coisas que extrapolavam até os descritos por Moisés (28:58-61).

Como veremos a partir do Livro de Juízes, Deus cumpriu suas promessas e disciplinou duramente os israelitas, pois foram infiéis a Ele e buscaram seguir outros deuses... Aliás, se você olhar para a História do povo judeu, provavelmente identificará todas as profecias bíblicas se tornando reais. Fique atento!

Premissa básica para entender a Bíblia

Por muito, muito tempo, discuti com Deus a respeito dos textos bíblicos. Não compreendia algumas passagens, e ainda hoje tenho algumas dúvidas... isso, de certa forma, me impedia de enxergar o que era realmente importante: a mensagem de Deus para nós! Até que um dia eu dei de cara com o verso 29 do capítulo 29 de Deuteronômio. O contexto fala da fúria com que Deus atacará o seu povo escolhido, caso outros deuses (veja mais sobre idolatria aqui) tomassem o lugar dEle no seu coração. E então, como se buscasse responder aos "por quês" que sempre surgem na mente de quem lê a fundo as Escrituras, Moisés explica: "Há coisas que não sabemos, e elas pertencem ao SENHOR, nosso Deus; mas o que ele revelou, isto é, a sua Lei, é para nós e para os nossos descendentes, para sempre. Ele fez isso a fim de que obedecêssemos a todas as suas leis."
Resumindo: algumas coisas, jamais compreenderemos com nossa mente humana. Talvez quando nos encontrarmos com Deus na vida eterna... até lá, nosso foco deve estar naquilo que está revelado totalmente. Que o Senhor é o Único e Verdadeiro Deus, e que Seu Filho Jesus morreu no meu lugar para que eu fosse reconhecido como parte do Seu Povo. E ponto final!   =)

Bíblia no dia-a-dia

Os versos de 11 a 14 são fantásticos! Eles nos ensinam que a Bíblia foi escrita para ser vivida, não apenas para ser conhecida ou temida. A Bíblia, assim como o nosso próprio Deus, não é algo distante e inalcançável, como muitos pensam... A Bíblia está aqui por perto, acessível (em nosso País, graças a Deus!), fácil! Por isso devemos valorizá-la e cumpri-la completamente! É por isso que Moisés aconselha o povo a escolher a vida (19-20).

Israel

Se você atentar bem para os versos de 1 a 10, vai enxergar uma profecia. Profecia que foi cumprida não apenas nos fatos descritos pelos Profetas, mas também que foi cumprida em nossos dias... Não foram os judeus espalhados pelo mundo em nossa era? E não foram eles reunidos novamente na terra que o Senhor lhes prometeu?  Será que você pode enxergar nisso o dedo de Deus??? Será que a queda do governo egípcio, e os problemas na Líbia, são apenas questões geopolíticas? Coincidências??? Hmmmmm...

Onisciência de Deus


Neste capítulo, Deus conversa com Moisés e com Josué. Eles são encorajados a não terem medo e a seguirem adiante (principalmente Josué, substituto de Moisés). Mas o que me chamou a atenção aqui foram os versículos de 16 a 21. É uma prova da onisciência de Deus, ou seja, que o Senhor sabe tudo, inclusive nossos pensamentos mais escondidos... Deus já sabia que os israelitas iam escolher seguir outros deuses, tão logo estivessem bem de vida na terra prometida. Daí você pode pensar: "Mas se Deus sabia disso, porque Ele não impediu?" A-há! É o que chamamos de livre-arbítrio. O amor não pode ser forçado. Deus ameaçou, legislou, ensinou, cuidou, enviou líderes e profetas... mas o povo não quis ouvi-lo. É como um filho que é insistentemente orientado a não meter o dedo na tomada, mas o faz assim mesmo! E de novo, e de novo, e de novo... Deus poderia ter evitado que Eva comesse do fruto proibido, mas amor significa obediência, mesmo quando ninguém está olhando! Pense nisso...