segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Dia 003: Gênesis 3-5

O pecado original
Leia: Gênesis 3

Deus havia criado um mundo perfeito e o entregou aos cuidados do homem. Homem e Mulher viviam em simplicidade de vida e puros de coração. Havia apenas 1 regrinha básica: não comer do fruto da árvore da ciência do bem e do mal, no centro do jardim do Éden. Mas um dia a serpente - dominada por Satanás - testou com sucesso pela primeira vez uma estratégia que usa até hoje (1-6):

1) Dúvida: "É verdade que Deus mandou que vocês não comessem as frutas de NENHUMA árvore do jardim?"
2) Rebeldia: "Você não vai morrer!"
3) Orgulho: "(...) os seus olhos se abrirão, e vocês serão como Deus, conhecendo o bem e o mal."
4) Atração visual: "A mulher viu que a árvore era bonita e que as frutas eram boas de se comer."
5) Queda (desobediência): "Aí apanhou a fruta, e comeu."
6) Influência: "(...) e deu ao seu marido, e ele também comeu."

O pecado original foi a desobediência

O pecado original foi a desobediência. Adão e Eva não levaram em conta a ordem de Deus para não comerem do fruto proibido (que ninguém sabe qual era... pode ser maçã, como também pode ser um fruto que só tinha lá no jardim do Éden...). Mas, pensando melhor, todo pecado é desobediência. Pecado é tudo aquilo que desagrada a Deus, tudo aquilo que vai conta a Sua Vontade. Então se Deus diz pra mim: "Não mente, menino!" e eu minto, meu pecado foi a mentira ou a desobediência? Eu menti, e isso é pecado, mas só é pecado porque eu desobedeci.

Errar é humano. Botar a culpa no outro é mais humano ainda

Quando pecou, o casal percebeu que estava nu (7). Ficaram envergonhados e se esconderam de Deus. Adão não assumiu seu erro, mas botou a culpa na mulher, que por sua vez culpou a serpente. A serpente não tinha mais a quem culpar (8-13). O fato é que Satanás existe. Demônios existem. Há um mundo espiritual que não é visível a nós. Essas forças podem sim ter influência sobre a humanidade, mas não podemos também culpá-las de todo o mal que existe. Acredito que, após o pecado original, o mal entrou no coração do ser humano, e nos tornou aptos a coisas terríveis, como veremos. Ninguém precisa ensinar uma criança a mentir, ou a bater nas outras. Você leva um tempão para fazer a criança aprender algumas palavras, mas experimente falar um palavrão perto delas (Opa! Não experimente! Você sabe o que acontece!)...

Conseqüências do pecado

Deus disse no capítulo 2 verso 17 que, ao comer o fruto proibido, o homem morreria. Mas eles não morreram... certo? Será? Vamos dar uma olhada nas conseqüências do pecado original (desobediência) e depois eu volto a essa questão (14-24):

* A cobra tinha patas! Mas foi condenada a rastejar e comer pó (14).
* A gravidez seria um período difícil, e o parto, doloroso (16a).
* A mulher a partir daí passaria a se sujeitar ao homem (16b).
* O trabalho passou a ser ralado e surgiram as terras inférteis (17-19).
* Adão e Eva foram expulsos do Éden (22-24).
* A partir de então, toda a descendência humana nasceu do lado do pecado.

Machismo e a Bíblia

Li certa vez um texto que dizia que a mulher não foi feita do cabelo do homem, pois não era superior a ele, nem feita a partir dos dedos do pé, pois não é inferior. Mas foi formada da costela, próxima do coração, pois é semelhante ao homem... uma igual. Em Gênesis 2:18, Deus disse: "Vou fazer para ele (Adão) uma ajudadora, como se fosse a sua outra metade. Pra ser uma metade, os dois precisam se encaixar, precisam ser compatíveis, semelhantes. No verso 23 de Gênesis 2, Adão fala: "Esta é carne da minha carne e osso dos meus ossos." Ou seja, uma igual. No hebraico, "homem" e "mulher" têm a mesma raiz: "ish" e "ishah". Como veremos ainda ao longo da leitura, as mulheres têm papel de destaque na Bíblia: Miriã, Débora, Raquel, Raabe, Maria. Em Provérbios 31, a mulher ideal é forte, trabalhadora, independente. Nas cartas de Paulo, há muitas evangelistas...

Mas então, qual é a da segunda parte do verso 16? Acredito que (perceba, é uma opinião pessoal) neste momento Deus instituiu a família. Não como um castigo pelo pecado, mas como forma de proteção contra futuras investidas do diabo e contra a própria natureza humana pecaminosa a partir do pecado original. O homem passou a ser o responsável pela família, protegendo e cuidando da mulher e dos filhos. Essa é a minha visão do texto.

Morte

O homem não morreu no momento em que comeu o fruto proibido. Morreu espiritualmente. Morte, neste caso, é a separação de Deus. Além disso, dá uma olhada no finzinho do verso 19: "Você foi feito da terra e vai virar terra outra vez." ou, numa tradução mais formal: "Do pó vieste e ao pó voltarás." Não é o versículo que sempre rola nos velórios e enterros? Creio que, na época, o homem era também fisicamente imortal, mas sua vida tornou-se finita graças à desobediência. Outro detalhe: havia 2 árvores no centro do jardim do Éden (Gn 2:9). O homem foi expulso para que não comesse da árvore da vida e assim vivesse mais do que deveria... Que barra né?

Deus carinhoso

Mas no meio de tudo isso, olha o que Deus faz: "E o Senhor Deus fez roupas de peles de animais para Adão e sua mulher vestirem." Isso é demais! Imagina só a preocupação de Deus. Adão e Eva vestiam tanguinhas de folhas de figueira. Como se protegeriam do frio e do vento e das dificuldades que encontrariam fora do Éden? O próprio Deus fez roupas pro casal e os protegeu com amor, apesar da dureza de Sua disciplina.

Trindade

"Trindade" é uma palavra que não está na Bíblia. Mas a Bíblia fala da Trindade. Trindade ou Triunidade é uma característica de Deus. Deus Pai, Deus Filho, Deus Espírito Santo. Confesso a você que não entendo muito bem isso, e quando penso no assunto lembro logo desse versículo: Há coisas que não sabemos, e elas pertencem ao SENHOR, nosso Deus; mas o que ele revelou, isto é, a sua Lei, é para nós e para os nossos descendentes, para sempre. Ele fez isso a fim de que obedecêssemos a todas as suas leis." [Deuternonômino 29:29]

Mas veja como, já nos 3 primeiros capítulos, a Bíblia apresenta o conceito, de maneira sutil. Nos versos 1 e 2 do capítulo 1 de Gênesis, temos a aparição de Deus (criador) e do Espírito de Deus (caminhando sobre as águas de um planeta disforme). Depois, no verso 26, os verbos e pronomes estão no plural: "façamos", "nós", "conosco"; e também no verso 22 do capítulo 3. Como assim, "nós"? Isso é explicado lá no Evangelho de João, capítulo 1... Jesus estava lá com Deus Pai, desde a criação do mundo...

Uma Profecia sobre Jesus

E pra encerrar o estudo deste capítulo (você viu como a Bíblia é rica? Apenas vinte e poucos versículos podem gerar lições e ensinamentos sem fim! E ainda deixei muita coisa de fora!), bora olhar o verso 15? A serpente (Satanás) seria inimiga da mulher e da humanidade pra sempre. A descendência da mulher não se refere apenas a todos os seres humanos, mas a Jesus. Satanás ferirá Jesus no calcanhar (tentação no deserto, morte na cruz), mas Jesus ferirá a serpente na cabeça (ressurreição, vitória no Apocalipse). O que você acha?

As emoções humanas e o crime
Leia: Gênesis 4

Foi notícia na época: Caim matou seu próprio irmão Abel. Nenhum advogado iria querer defender essa causa. Crime premeditado, por motivo fútil, à traição. E com uma testemunha idônea... Deus viu tudo (claro!) e a própria terra pedia justiça. Tudo porque Caim ficou com inveja. Por que Deus gostou mais da oferta de Abel do que a de Caim? Porque Abel deu o seu melhor (4), de coração e Caim foi hipócrita, fez por fazer. Temos uma lição aí: ainda que você esteja trabalhando na obra de Deus, se você não estiver fazendo bem feito ou com vontade, você não estará alegrando o coração dEle. Tem que dar o seu melhor!!!

Uma lição importante

Esse aqui é um dos meus versículos preferidos: "Se tivesse feito o que é certo, você estaria sorrindo; mas você agiu mal, e por isso o pecado está na porta, à sua espera. Ele quer dominá-lo, mas você precisa vencê-lo." [Gênesis 4:7]

O coração de Caim estava mergulhado em escuridão. A inveja o havia dominado completamente. Deus viu o que Caim pensava e o aconselhou como um pai. O pecado está batendo na porta, quando agimos de maneira errada e maquinamos o mal... ainda que as emoções e os maus pensamentos queiram me dominar, eu preciso vencê-los com muita força de vontade, e com a ajuda de Deus. Ao invés de seguir o conselho do Senhor, Caim pecou, e cometeu o primeiro homicídio da História. De maneira clara, a Bíblia mostra a origem da violência: o coração (pensamento, emoção) do ser humano.

Os descendentes de Adão
Leia: Gênesis 5

Não sou um fã de genealogias, mas elas estão na Bíblia por uma razão. Então, montei um esqueminha pra você visualizar melhor "quem-é-quem-no-jogo-do-bicho". Observe que Caim (o primogênito de Adão), nem aparece. Sete foi considerado o primeiro filho de Adão.

Desafio365 - Genealogia de Adão

Enoque: simplesmente "O Cara"

Eu tenho versículos, livros, histórias e personagens preferidos da Bíblia. E com certeza um deles é Enoque. Ele tá no meu TopFive. Veja o que é falado dele nos versos 18-24. Filho de Jarede, era tão chegado em Deus e viveu de maneira tão correta que, aos 365 anos, Deus o levou. Esse "levar" não significa "morrer". Enoque foi "arrebatado", foi tirado da terra e levado ao céu diretão, sem escalas! Imagina como esse homem era íntegro e fiel ao Senhor!!! Com certeza, é um exemplo que devemos seguir. Lembre-se que ele foi o primeiro arrebatado, de muitos que ainda serão...