sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Dia 021: Êxodo 7-11

As pragas do Egito
Leia: Êxodo 7, 8, 9, 10 e 11

Moisés fez o que Deus mandou e foi conversar com o Faraó. Fez isso várias vezes. Mas o rei do Egito não queria saber de papo e não deixava o povo de Israel ir embora. Com o coração endurecido, Faraó sofreu as conseqüências. Foram 10 as pragas enviadas por Deus para castigar o Faraó:


Teimoso como uma mula
  
Teimosia custa caro. Observe que, no finzinho de cada descrição das pragas, a Bíblia cita que Faraó continuava teimoso, ou de "coração duro". Melhor seria dizer "cabeça-dura"! Quantas e quantas vezes nós não fazemos o mesmo? Não ouvimos a voz de Deus, nem cumprimos com a Sua Vontade, e continuamos a fazer as coisas do nosso jeito? Quantas vezes batemos com a cara na parede, por não agir corretamente, mesmo com Deus gritando na nossa orelha que aquele caminho é o errado? Não podemos deixar que a teimosia do Faraó nos contamine...

Dê uma olhadinha nos versos 34 e 35 do capítulo 9. Interessante como Faraó pedia desculpas e implorava para que Moisés orasse a Deus e o livrasse das pragas (9:27-28), mas assim que o problema passava, voltava a pecar! Eita que eu acho que o tal Faraó tinha o meu nome!!! Ou o seu! Você pode lembrar de algum momento difícil em que buscou muito a Deus, mas quando Ele te livrou você simplesmente se esqueceu dEle??? Ai!

Revezamento

Você com certeza já assistiu a uma daquelas corridas de revezamento, em que um corredor passa o bastão para o outro... Isso também acontece aqui. A gente sempre acha que Moisés lançou todas as pragas, mas isso não é verdade. Algumas vezes, Arão tomava o cajado e castigava o Egito! Curiosamente, Arão e Moisés tiveram 3 participações diretas, e 1 em conjunto. Em 3 outras ocasiões, Deus agiu sem intermediários! Todo mundo empatado:

Desafio365 - As Pragas Do Egito (Tabela)

Pragas, pra quê te quero?

Deus deixa bem claro qual era o objetivo das Suas atitudes diante do Faraó: 

- Deus queria castigar o Egito pelo o que tinha feito com Seu povo (7:4).
- Todos ficariam sabendo que Deus é poderoso (7:5, 17; 9:14-16; 10:2).
- Os egípcios reconheceriam que o Deus de Israel é forte e O temeriam (8:19, 22; 9:7, 27; 10:7,16-17).
- Os egípcios passariam a respeitar o povo de Israel (11:3).

Outro detalhe: As pragas mostravam também o poder de Deus sobre os deuses egípcios. O rio Nilo, por exemplo, era adorado como um deus. Assim como as rãs, os gafanhotos e as vacas!!!