terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Dia 018: Gênesis 48-50

A marcação com o filho mais velho
Leia: Gênesis 48 

Filho mais novo sempre se dá bem! Que coisa! Desta vez, nem foi culpa do menino! Quando foi abençoar os filhos de José, Jacó deu nó nas mãos para abençoar mais o caçula do que o primogênito. Assim ele propagou o que havia ocorrido com ele, embora desta vez ninguém tenha feito nada de má-fé. Jacó, inclusive, reclamou os filhos de José para si, como se tivessem sido seus próprios filhos, e por causa disso, as tribos de Efraim e Manassés (Efraim é o mais moço, mas foi colocado antes de Manassés) tiveram parte na terra prometida.

A bênção para os doze filhos
Leia: Gênesis 49 

Corrigindo o erro de seu pai Isaque, Jacó guardou uma bênção especial para cada filho (28). O legal dessas bênçãos é que, quando houver a partilha da terra prometida (lá em Josué) vamos observar o que realmente ocorreu, se as bênçãos de Jacó batem... Veja que Rúben (o filho mais velho... coincidência???) não seria considerado o mais importante, porque fez besteira dormindo com uma das mulheres do próprio pai (3-4). Simeão e Levi são "amaldiçoados" por causa do fato ocorrido em Siquém, quando mataram toda uma cidade para vingar o estupro da irmã (5-7). Eles seriam espalhados pela terra (a tribo dos levitas não recebeu nenhuma região específica). Conhece o leão de Judá? Pois é, a expressão tem origem no versos 8-12. Jacó, inclusive, profetiza sobre a tribo de Judá, afirmando que os grandes reis viriam dela. A maior bênção ficou para José, filho da mulher que Jacó mais amou.

O fim do Gênesis

Jacó morreu no verso 33 do capítulo anterior. Jacó foi embalsamado como os egípcios, num processo que durou 40 dias. E por 70 dias todo o Egito ficou de luto. E foi enterrado na caverna de Macpela, junto a seus antepassados, conforme havia feito José prometer. José foi com uma grande caravana até Canaã. As pessoas mais importantes do Egito e todos os israelitas, moradores de Gósem também acompanharam. Fico imaginando os povoados no caminho... deviam morrer de medo, achando que um grande exército estava chegando para atacá-los! Mas o que impressionou mesmo foi o choro do povo pela morte de Jacó (1-14).

Os irmãos de José tremeram na base, achando que ele estava só esperando o pai bater as botas para descer o sarrafo nos irmãos sem-vergonha. Mentiram a José, dizendo que Jacó havia feito, como último suspiro de moribundo, um pedido para que José perdoasse os irmãos. O governador do Egito, que já no verso 5 capítulo 45 havia dado o perdão, faz um dos discursos mais bonitos da Bíblia, que eu faço questão de colar aqui:

Mas José respondeu: —Não tenham medo; eu não posso me colocar no lugar de Deus. É verdade que vocês planejaram aquela maldade contra mim, mas Deus mudou o mal em bem para fazer o que hoje estamos vendo, isto é, salvar a vida de muita gente. Não tenham medo. Eu cuidarei de vocês e dos seus filhos. Assim, ele os acalmou com palavras carinhosas, que tocaram o coração deles. (Gênesis 50:19-21)

José viveu 110 anos e chegou a ter bisnetos (22-23). Antes de morrer, fez o povo de Israel prometer que não o sepultariam no Egito. Por isso foi embalsamado e ficou guardado num sarcófago durante muito tempo (24-26 = sim, José virou uma múmia do Egito).

E assim, amigos leitores, finalizamos nosso primeiro livro da Bíblia!!! Nem doeu, né?!?
E não percam amanhã: o Êxodo.