quarta-feira, 16 de março de 2011

Dia 074: Salmos 44-45

Esta postagem é mais uma contribuição de Joelma SanMelo. Participe você também!

Pegadas na Areia
Leia: Salmos 44

Davi fala dos testemunhos que temos a seguir. Os exemplos que os heróis da fé deixaram da época em que viveram. O início desse salmo é brilhante, pois nos faz refletir sobre os feitos de Deus para cuidar do seu povo. Das promessas cumpridas! O salmista diz em quem confia (6-7). A partir do verso 9 Davi parece pensar que estava abandonado, pois essa era a conseqüência de quem desobedecia a Deus, e ele não o havia feito. Mesmo pensando que Deus o havia virado as costas, ele perseverou no temor do Senhor e continuou enfrentando as adversidades. Do verso 23 a 26 Davi clama para Deus mostre um sinal de que sabia o que estava acontecendo. Ele clamou para Deus não o abandonasse, e tivesse compaixão do povo que lutava pelo nome do Senhor! Quantas vezes não nos vemos assim, lutando sozinhos? Mas nunca estamos só! 

Lembra do poema pegadas na areia? Não conhece? Então lá vai!

O verdadeiro Rei
Leia: Salmos 45

Neste Salmo, o Rei é elogiado por sua beleza, coragem, glória, etc. (1-5). Uma citação no livro de Hebreus 1:8-9 mostra claramente que os versículos 6 e 7 se aplicam a Cristo, e serve para reforçar a doutrina de Sua divindade. O rei aparece em toda a sua glória, acompanhado pela rainha adornada de ouro (8-9).
 
Davi escreve como uma noiva apaixonada pelo noivo... Há quem diga que esse salmo foi escrito durante a celebração do casamento de algum rei, que não se sabe se foi rei Salomão com a filha do Faraó (I Reis 3:1), ou se Salomão com uma princesa sidônia (veja I Reis 11:1-5). Outros sugerem o casamento de Acabe com Jezabel (I Reis 16:31). Eu entendo como uma declaração aos atributos do nosso Rei! Nós, povo de Deus (noiva), à espera do nosso amado noivo, (Cristo).
 
Gostei do verso 10 que diz para esquecermos o nosso povo, e da casa paterna.  Isso significa abandonarmos nosso eu em busca de agradar aquele que nos separou.
Temos que ter em mente que somos separados para o Rei, a quem aguardamos ansiosamente por Sua volta!