terça-feira, 7 de junho de 2011

Dia 123: 2º Reis 13-16

(*** 03 de Maio de 2011 ***)

Atire todas as flechas
Leia: 2º Reis 13


Certa vez, há muito tempo, perguntei a um pastor de uma antiga igreja o significado dos versos 18 e 19. Eliseu estava à beira da morte, muito doente, e no último bate-papo com Jeoás, rei de Israel, mandou que atirasse as flechas no chão. Mas Jeoás só bateu no chão três vezes. E Eliseu ficou bravo e profetizou contra Jeoás. Então eu perguntei a esse pastor: "Qual o problema desse Eliseu, heim?" Então o pastor me disse:

1) Eliseu colocou Jeoás no contexto: Uma das minhas rixas com Eliseu nessa passagem é que o rei Jeoás não tinha ideia do que o profeta queria com aquilo, mas meu pastor jogou isso por terra ao me chamar a atenção aos versos 15 e 16. Antes de mandar Jeoás bater com as flechas no chão, Eliseu pediu que o rei atirasse uma flecha pela janela, na direção da Síria, e profetizou a vitória de Israel. E mais! Deu a "chave" para a parábola, falando com todas as letras que Jeoás era a flecha.

2) Eliseu se irritou com a falta de fé de Jeoás: O grande "X" da questão, portanto, é a falta de fé com que Jeoás obedeceu ao pedido de Eliseu. O rei estava inseguro, não por causa do estranho pedido do profeta, mas porque sabia que ele era a flecha de Deus... Das duas, uma: ou teve uma ataque de estrelismo e achou que precisaria apenas de poucas batalhas para detonar os sírios, ou duvidou da promessa de Deus feita nos versículos anteriores. Eu prefiro a segunda opção. E foi por falta de fé que Jeoás irritou o moribundo e ganhou de presente uma profecia jogando contra.


Fica na tua
Leia: 2º Reis 14

Que grande lição podemos aprender com Amazias, rei de Judá, no versos de 8 a 14! Ele ficou de "salto alto" só porque Deus havia lhe dado a vitória sobre os edomitas e saiu desafiando os povos da região, principalmente o povo de Israel, que tava quieto no canto dele. Então Jeoás falou: "Bicho, fica na tua, curte sua vitória, e não mexe comigo." Mas Amazias não quis nem saber e partiu pra briga. Resultado: foi derrotado, preso e perdeu suas riquezas.

Moral da história: Se você alcançou uma vitória, jamais esqueça que foi o Senhor que a deu a você. Seja grato e fica na tua!


Mau elemento, mau exemplo
Leia: 2º Reis 15

Já percebeu que o nome de Jeroboão é citado diversas vezes neste livro? E sempre para se referir a alguma coisa ruim! Jeroboão é um baita dum mal exemplo. Você lembra dele? Ele apareceu pela primeira vez em 1º Reis 11 e foi um rei terrível! Todos os reis que desagradaram ao Senhor foram comparados a ele. Jeroboão virou até adjetivo: "Ih, rapaz, aquele rei é um jeroboão, não vale nada!" 

Cuidado para não ser um jeroboão, desprezando Deus e sendo levado pelos seus próprios maus desejos...

Vendendo a alma ao inimigo
Leia: 2º Reis 16

O rei Acaz, de Judá, começou a reinar com 20 anos. E nos seus 16 anos de reinado, só fez besteira. Acaz chegou ao ponto de queimar o próprio filho num altar pagão, imitando os costumes dos povos que Deus havia expulsado de Canaã.

Quando os reis da Síria e de Israel cercaram Jerusalém, Acaz foi correndo pedir a ajuda da Assíria, e para isso teve que se vender ao rei Tiglate-Pileser. Ele pegou toda a prata e todo o outro do palácio, além de mudar as características do Templo dedicado ao Senhor, tudo para agradar seu novo aliado. Sim, a Assíria ajudou Judá e venceu seus inimigos, mas o preço foi muito alto.

Será que você tem deixado de acreditar que Deus pode te salvar por meio da graça, e tem verdadeiramente "vendido a sua alma", crendo que outras coisas como trabalho, relacionamentos, paixões, vícios, podem te trazer paz?