quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Dia 012: Gênesis 30:25-33:20

Engenharia Genética
Leia: Gênesis 30:25-43

Puxa, essa é uma passagem muito engraçada. Bom, pelo menos eu acho. E temos aqui alguma coisa de genética... Mas vamos contextualizar:

Labão, que poderia se chamar "ladrão" (hmm... essa foi péssima!), de modo muito egoísta deu um jeitinho pra Jacó continuar trabalhando para ele. Trabalhando como escravo, diga-se. Jacó não tinha salário. Como Labão sabia que Deus estava com Jacó (27), fez um trato com ele: o rebanho malhado, manchado ou preto seria de Jacó; os branquinhos, de Labão ("Labão" significa "claro", "alvo"). Mas Labão surrupiou todos os animais malhados e enviou para longe, deixando Jacó apenas com os brancos para cuidar (31-36).

Como um verdadeiro agrotecnologista, Jacó fazia as ovelhas fortes cruzarem diante de uma espécie de cerca feita de galhos; mas quando os animais fracos iam cruzar, Jacó tirava os galhos. Assim, quando cruzavam diante dos galhos, nasciam ovelhas malhadas, quando não tinha galhos, nasciam brancas (37-42). Isso significa que os animais eram influenciados pelo que viam??? Sugestão e mensagem subliminar funcionam na hora da concepção? Para tudo! Acho que não é beeeeem assim...

Não sou um especialista, mas vou puxar da memória conceitos que vi na 8ª série. Bem, Gregor Mendel, um cristão austríaco, fez em 1856 experiências com ervilhas. Ele efetuava o cruzamento de ervilhas e percebeu que, ao cruzar duas ervilhas amarelas de 2ª geração, havia uma probabilidade de 25% de ocorrência de ervilhas verdes. Bom, isso tem a ver com genes dominantes e recessivos, homozigotos (AA ou aa) e heterozigotos (Aa). Confira este artigo. Então levantei duas hipóteses:

HIPÓTESE 1
* Se a característica "cor branca" é dominante = B
* E a característica "não-branco" é recessiva = b
O resultado seria: 25% branco homozigoto (BB); 50% branco heterozigoto (Bb) e 25% não-branco homozigoto (bb). Estou levando em consideração aquele ditado: "Você é a ovelha negra da família" (ou seja, a excessão, o recessivo).

HIPÓTESE 2
Mas, com base no texto bíblico, sou levado a acreditar que a raça criada por Jacó na época era assim formada:
* Característica "não-branco" é dominante = N
* Característica "branco" é recessiva = n
Assim o resultado seria: 25% não-branco homozigoto (NN); 50% não-branco heterozigoto (Nn) e 25% branco homozigoto (nn). Estou levando em consideração o versículo 43. Com a probabilidade maior de nascerem não-brancos, o rebanho de Jacó aumentaria exponencialmente.

O que eu quero dizer é que deixar apenas ovelhas brancas não garantiria uma prole totalmente branca. Um casal de pele branca pode sim ter um filho de pele mais escura, desde que ambos os pais sejam heterozigotos.

De acordo com os versos 41-42, percebemos que os animais fracos davam crias brancas. Podemos inferir que, de acordo com a hipótese 2, crias recessivas homozigóticas (nn - brancas) eram geneticamente mais fracas. E sabemos que, num cruzamento entre seres homozigóticos, só nascem filhos homozigóticos...

Ah, mas e o lance dos galhos? Não tinha muuuuuuito a ver com o resultado final, logicamente. Deus estava agindo, conforme revelou ao próprio Jacó em Gênesis 31:10-12. Creio que a atitude de Jacó estava mais ligada à fé. Além disso, Deus se agrada quando fazemos nossa parte; Ele se alegra em nos deixar participar da Sua Obra (dá uma lidinha em Êxodo 17:11-13... você enxerga alguma relação com a leitura de hoje?).

A comunidade científica acredita que a obra de Mendel confirma a veracidade darwiniana. Eu, por outro lado, creio que Mendel confirma a possibilidade do surgimento dos diferentes povos (cor de pele, cabelo, olhos, compleição física) de apenas 1 casal. E se Deus criou Adão e Eva com genes heterozigóticos??? As possibilidades são incontáveis!!! Pense nisso!!!

UFA! Não sei se alguém já reparou nisso, mas essa é a minha visão dessa passagem interessantíssima da vida de Jacó... O que você acha???


Ladrão que rouba Labão...
Leia: Gênesis 31

Jacó encontrou um adversário à altura. Labão era bem mais larápio! Ganancioso, só se interessava por dinheiro. Roubou Jacó até não poder mais e usou as filhas para isso (15). Cansado de ralar na mão do sogrão, o ex-filhinho-da-mamãe e agora calejado Jacó foge, com a intenção de retornar para a casa dos seus pais (e até hoje a gente faz isso, quando temos problemas... corremos pros nossos pais!). Depois de ter comido o pão que o Labão amassou, Jacó, maroto, tapeia seu sogro outra vez e vaza (20-21).

E temos aí outra história curiosa. Raquel rouba os "ídolos do lar" (terafins) da casa do pai e, quando Labão (muito mordido - furioso!) alcança a caravana de Jacó, ela os esconde embaixo de uma cela. Raquel (com quem será que ela aprendeu? Com o pai ou com o marido?) evita que o pai procure os ídolos sob a cela, dando uma desculpa... (30-35). É mole?

Mas o que eram esses "ídolos do lar"? Por que Labão os tinha em casa, e por que Raquel os roubou??? Na época ainda não havia a Lei, revelada apenas com Moisés. A fim de cumprir as leis escritas no livro que Hilquias, o Grande Sacerdote, havia achado no Templo, o rei Josias retirou de Jerusalém e do resto de Judá todos os médiuns e adivinhos e todos os deuses do lar, os ídolos e todos os outros objetos de adoração pagã (1Reis 23:24) Os povos antigos viviam apegados às suas crendices, superstições e falsos deuses. Um "ídolo do lar" era como se fosse um anjo ou santo protetor, e ficava provavelmente numa espécie de altar, num lugar de destaque, dentro de casa. E repare que Jacó não sabia que Raquel estava com os tais ídolos...

Eu não sei exatamente por que Raquel os roubou, mas há opções: 1) Ela queria se "vingar" do pai e levar alguma coisa que ele gostava muito; 2) Ela acreditava nos ídolos do lar; 3) Ela tinha esperança futura de receber a herança de Labão (conforme costumes antigos, quem portava o ídolo era digno da herança - talvez por isso Labão tenha ido babando pra cima do Jacó... afinal ele não queria que o genro herdasse o seu patrimônio). Seu voto vai para qual das opções???

"Me dá minha bênção pra depois subir"

Jacó lutou com Deus. É isso o que diz a Bíblia. Mas vamos ao contexto:

- Jacó estava com medo do seu irmão Esaú (mesmo 20 anos depois... veja como a mágoa e a culpa não tem prazo de vencimento dentro da gente... livre-se disso o quanto antes!).
- Jacó tinha sido explorado por Labão.
- Jacó era mentiroso, trapaceiro e covarde.
- Mesmo rodeado por muitos, ele estava sozinho (24).

Ele precisava de um encontro com Deus...

E é por isso que eu acredito que Jacó lutou com Jesus. Jesus é a forma física da Trindade. O "varão", ou "homem" que lutou com Jacó dá uma boa pista no verso 28. A briga foi boa, foi acirrada e Jesus até apelou (25). Será que "o varão" não poderia mesmo ter vencido um simples homem??? Claro que sim, óbvio! Na verdade, Deus estava mexendo com a auto-estima de Jacó, estava gerando motivação naquele cara abatido, fraco e temeroso. Ao lutar com Deus, Jacó se fortaleceu. Jacó era café-com-leite, e Jesus deixou ser suplantado, por amor àquele homem... Mas não saiu ileso (nunca ficamos do mesmo jeito depois de um encontro verdadeiro com Jesus).

Jacó teve o seu nome mudado para Israel ("aquele que reina com Deus" ou a forma mais aceita: "aquele que luta com Deus"). Essa mudança de nome, como vimos, significa uma transformação de vida... Jacó agora não seria mais o enganador, mas sim um guerreiro! E se liga no verso 26: antes, Jacó recebeu a bênção corruptamente, por meio de traição; agora, ele a recebe por graça e por mérito. Que transformação!!!


O perdão de um irmão

Não vou me estender aqui, apesar desse ser um capítulo muito emocionante. Só quero chamar sua atenção pra alguns pontos:

- Um incrível amor entre irmãos (4).
- Perdão incondicional, sem segundas intenções (8-11).
- Humildade de quem antes era orgulhoso - "meu patrão" (3; 10; 15).
- Respeito às limitações dos outros e cuidado com a família - empatia no lugar de egoísmo (13-14).
- Gratidão a Deus (11; 20).