quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Dia 020: Êxodo 4-6

Quem quer fazer arruma um jeito; quem não quer, arruma desculpas
Leia: Êxodo 4

Moisés, cabra valente que não gostava de injustiça; homem que matou um egípcio, afugentou pastores de ovelhas mau-encarados; era craque em arrumar desculpas... Liso como sabão, tentou driblar Deus como Garrincha fazia antigamente, e como Robinho faz hoje em dia... Veja as tentativas de Moisés para escapar da tarefa para a qual Deus o havia escolhido, suas desculpas esfarrapadas e as respostas do Senhor:

- Quando Moisés disse: "Não sou ninguém!!!" (Êxodo 3:11)
* Deus respondeu: "Estarei com você." (Êxodo 3:12)
- Quando Moisés disse: "O que vou dizer quando me perguntarem quem me mandou???" (Êxodo 3:13)
* Deus respondeu: "Diga que o EU SOU te mandou." (Êxodo 3:14)
- Quando Moisés disse: "Ninguém vai acreditar em mim!" (1)
* Deus respondeu: "Eu te dei poder para fazer milagres." (2-8;21)
- Quando Moisés disse: "Mas eu sou ruim de papo, não falo direito!" (10)
* Deus respondeu: "Eu vou te ajudar..." (11-12)

Mas mesmo assim Moisés, com um terrível complexo de inferioridade, pediu para que Deus mandasse outra pessoa (13). Aí ele abusou né? Não teve a manha de Abrão (Lembra??? Gênesis 18:22-33). Deus ficou chateado, mas mesmo assim deu solução: Arão, irmão de Moisés, inauguraria a profissão de "porta-voz" (14-16).

Ainda que você não acredite em si... e ainda que você nem acredite em Deus... Saiba que Ele acredita em você! Não há questão que Ele não resolva! Ele pode tudo, mas prefere que você ande com as próprias pernas! Repare que Deus diz que estará sempre com você, que vai te ajudar, que vai te dar poder... Isso não está na Bíblia à toa! Essa mensagem é para você e para mim! Quando você estiver enfrentando um problema, ou assumindo grandes responsabilidades, pense que Deus está olhando pra você e dizendo: "YES, YOU CAN!"

Mas... heim?!?

Moisés levanta âncora e parte com tudo o que tem para o Egito. E Deus já revela a Moisés qual seria a última praga ("spoilers!"), nos versos 22-23.

Mas aí chega a parte que, confesso, eu não entendo muito bem... Os versículos de 24 a 26... Ahhh, esses dois versículosinhos! Vou escrever aqui o que eu penso a respeito. Uma das ideias é que, como Moisés nasceu numa época em que matavam os filhos dos judeus, sua a mãe provavelmente não o circuncidou aos 8 dias, conforme Deus havia instituído desde Abraão (Gênesis 17). Ela pode ter feito isso para preservar a vida de Moisés, para que ninguém o identificasse como filho dos hebreus, quando deixou-o boiando no rio Nilo... No entanto, a filha do Faraó percebeu de cara que a criança no cesto era israelita (Êxodo 2:6), mas não dá para saber como ela descobriu (se percebeu a marca, ou se deduziu, pelo fato de a criança ter sido tirada do rio, onde deveria ter morrido). No verso 11 do mesmo capítulo 2 de Êxodo, Moisés, adulto, sabia que era hebreu... Como? Ou a filha do Faraó contou para ele, ou ele descobriu, caso fosse circuncidado... 

O que eu vejo como mais provável é que Gérson, filho de Moisés, não era circuncidado, mesmo tendo pelo menos alguns anos (veja Êxodo 2:22-23). Zípora, midianita, pode não ter deixado Moisés cumprir a tradição hebraica. Assim, Moisés não poderia liderar o povo sem dar o exemplo. Teria que seguir corretamente as ordens de Deus. E a obediência começa em casa. Eu, particularmente, não acredito que Deus quisesse realmente matar Moisés (até porque se essa fosse a Sua intenção teria feito num piscar de olhos, você não acha?). Acho que desse jeito, Deus procurou disciplinar Moisés, fazendo com que a situação fosse tão crítica que a operação tivesse que ser feita de qualquer jeito.  Assim a esposa, sem opção, circuncidou o filho. E, brava por ter de fazer isso, buzinou no ouvido do marido.

Alguns estudiosos da Bíblia dizem que esse "encontrou Moisés e quis matá-lo" pode não ter significado literal, mas ser algum tipo de metáfora para uma doença, por exemplo, que só foi curada quando a família de Moisés cumpriu as ordens de Deus. Não sou muito adepto dessa corrente, pois o Pentateuco é um conjunto de livros bastante literal, que fala do "dia-a-dia", que é até mesmo biográfico e autobiográfico, e não tem como característica os jogos de palavras ou as comparações, mais presentes em livros poéticos ou proféticos... E você? O que pensa a respeito? Passagem espinhosa... não é? Tá na lista de "Coisas que eu vou perguntar no Céu", sem dúvida!

Não sei, não quero saber, e tenho raiva de quem sabe
Leia: Êxodo 5

Moisés encontrou Arão, seu irmão, no finalzinho do capítulo anterior. O povo ficou feliz com as promessas de libertação dos dois. Eles não perderam tempo e foram falar com o rei do Egito (1). Mas aí o Faraó dá uma resposta, num daqueles versículos que eu gostaria de escrever um livro em cima. Faço questão de copiar aqui, na NTLH: "— Quem é o SENHOR? — perguntou o rei. — Por que devo ouvi-lo e deixar que o povo de Israel vá ao deserto? Eu não conheço o SENHOR e não vou deixar que os israelitas saiam daqui." (Êxodo 5:2)

Sentiu o drama? O Faraó era considerado um deus. Ele tinha o poder sobre a vida e a morte, e governava a nação mais forte do mundo... Aí aparece na porta do palácio dele dois israelitas (escravos!), maltrapilhos, dizendo que há uma ordem de um Deus maior que ele... Eu quase posso ver a cena. Depois do filme 300, sempre imagino esse Faraó com a cara do Rodrigo Santoro, aquela jeitão esquisito e a voz sinistra dizendo: "Não sei, não quero saber, e tenho raiva de quem sabe!" Quanto orgulho! Quanta vaidade! Será que você conhece alguém assim, que diz não conhecer o Senhor, que enche a boca para dizer que não vai ouvir a voz de Deus e vai fazer o que quiser, porque é dono do próprio nariz, porque é o seu próprio deus, porque o Deus de Israel é mitologia, é crendice, é besteira???

Por conta dessa audácia de Arão e Moisés, o Faraó fez com que o trabalho ficasse ainda mais pesado. Acusou os israelitas de preguiçosos e dificultou o serviço, cortando insumos e cobrando as mesmas metas (4-19)... Com quem esse cara estudou Administração? Com José é que não foi...

Os supervisores ficaram grilados e deram um puxão de orelha na dupla Arão e Moisés (20-21). A alegria da recepção calorosa ficou no passado. Quando o bicho pega, o líder é o primeiro que se arrebenta (e esse princípio é repetido e repetido e repetido e repetido na vida de Moisés).

Mais "mimimi"
Leia: Êxodo 6

E lá vai Moisés de novo, dizer que é incapaz, no verso 12. E depois de novo, no verso 30. A maioria dos estudiosos afirma que Moisés era gago, ou que tinha algum outro tipo de problema de dicção! Sim pessoal, foi esse cara que Deus escolheu: um homicida, ex-fugitivo, cheio de complexos e gago. Se Ele tinha um plano para Moisés, Ele deve ter um bom plano para você também!!!