sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Dia 007: Gênesis 16-18:15

Aprendendo a lidar com autoridades

Sarai estava muito ansiosa, pois a idade vinha chegando e ela ainda não havia dado à luz. Na época, não conseguir ter filhos era uma vergonha para a mulher. E Sarai estava cansando de esperar a ação de Deus e tentou dar a Ele uma "ajudinha": entregou a escrava Agar para que fosse uma espécie de "barriga de aluguel". Mas o tiro saiu pela culatra e a escrava passou a desprezar a sua dona (1-4)...

Quando Deus promete algo para você, melhor esperar e continuar tendo fé. No fim das contas, agir fora da vontade de Deus acaba atrasando o processo, ao invés de acelerar. Tenha calma! Ansiedade a gente combate com esperança!

O mais interessante é que Sarai culpou Abrão pelo que estava acontecendo (5)! E deve ter azucrinado tanto a cabeça do coitado, que recebeu permissão para tratar mal a escrava, que acabou fugindo (6).
Quando Deus encontrou Agar no deserto, convenceu a mulher a voltar para a casa de Sarai, e deu uma dica fantástica, no verso 9: "seja obediente em tudo". Você já teve um chefe chato, que pegava no seu pé, que reclamava de tudo, que criticava tudo o que você fazia??? Ah, ainda tem? Tá nessa situação agora mesmo? Pois então, ouça o que Deus tem pra dizer... volte, e obedeça em tudo. Já percebeu que, quando você rebate uma acusação, a discussão piora? É lenha na fogueira. Quando você obedece, você mostra respeito e desarma o autoritarismo.

Árabes X Judeus: rixa antiga

Nos versos 11 e 12, Deus faz uma promessa a Agar e profetiza a respeito de Ismael: "ele lutará contra todos, e todos lutarão contra ele." Conhece um povo que até hoje é aguerrido? Isso mesmo, os árabes! Eles são descendentes de Ismael, filho de Abrão. Árabes e judeus tem essa rixa desde que o mundo é mundo! Surpreso? Eu também...

Um novo nome

Deus mandou a real para Abrão: "viva perto de mim e faça o que eu mando... assim você vai receber o que eu te prometi" (1-2). Ao perceber que Abrão acreditava nas Suas promessas, Deus deu um novo nome para ele, que passou a se chamar "Abraão" (pai de multidões) e rebatizou também Sarai para "Sara" (ambos os nomes significam "princesa", mas Deus também mudou o nome dela para marcar esse momento de transição, de mudança de vida, que estava prestes a acontecer com o casal). Para os antigos, o nome era algo muito importante, algo íntimo, parte do caráter e da personalidade... "Adão", por exemplo, tem a mesma raiz da palavra hebraica para "terra" (adamá). E lembra que o primeiro homem da terra recebeu a tarefa de dar nome a todos os bichos?

Abraão agora era um novo homem, mesmo aos 99 anos de idade. Naquele momento, Deus instituiu também a circuncisão, como um sinal físico daquela parceria espiritual (9-14). Circuncisão é a remoção do prepúcio (uma pele que recobre a glande). Não deveria ser algo muito legal, mas descobriu-se recentemente que homens circuncidados têm menos chances de contraírem DST, fungos ou bactérias, pois as células do prepúcio são sensíveis à invasão de agentes biológicos nocivos ao homem. Não sei se foi por esse motivo (esquisito!) que Deus instituiu a circuncisão... mas, se você precisasse deixar um recado, um lembrete, você iria escolher um local que você olha toda hora, né? Enfim...

Esse meu hóspede é um anjo!
Leia: Gênesis 18:1-15

Três anjos apareceram para renovar a promessa de Deus a Abraão. Sem saber quem os homens eram, Abraão foi bastante gentil e cuidou dos viajantes. E eles garantiram que, em 1 ano, Sara daria luz à Isaque. Sara achou graça... e o pior é que ela mentiu pra tentar disfarçar... mas o anjo não caiu no papo dela, pois pra Deus, nada é impossível (14).