segunda-feira, 27 de junho de 2011

Dia 138: 1º Crônicas 27-29

(*** 18 de Maio de 2011 ***)

Passando o bastão

Davi continua organizando tudo para o início da construção do Templo. Organiza as defesas do país, montando um poderoso exército com representantes de todas as tribos de Israel. Equipes são postas para trabalhar também nos celeiros e depósitos, bem como nos pastos. Davi também havia se cercado de bons conselheiros e de bons amigos, que com certeza foram importantíssimos para o seu excelente governo. Por fim, Davi apresenta seu filho como sucessor e recebe do povo ofertas voluntárias para ajudar na construção do Templo.

Repare que o rei Davi insiste em animar o filho Salomão. Davi sabia que um de seus mais jovens descendentes estava sob muita pressão. Imagine saber que será sucessor do maior rei que já existiu! Imagine ter que sair da sombra do homem que, na sua idade, já tinha matado um gigante! Mas Davi sabia que Deus tinha planos maiores para Salomão, e por isso não perdia nenhuma oportunidade de encorajá-lo. E o melhor conselho que alguém pode dar está no verso 9 do capítulo 28:

"E a Salomão ele disse: - Meu filho, reconheça o Deus do seu pai e sirva-o com todo o coração e de livre e espontânea vontade. Ele conhece todos os seus pensamentos e desejos. Se você o procurar, ele o aceitará; mas, se o abandonar, ele o rejeitará para sempre."

Dia 137: 1º Crônicas 23-26

(*** 17 de Maio de 2011 ***)

Botando ordem na Casa

Antes de morrer, Davi organizou todo o serviço para o futuro Templo. Os levitas, de acordo com seus grupos de famílias, foram contatos, classificados e organizados conforme suas aptidões para os diversos tipos de serviço. Havia músicos, seguranças, encarregados da limpeza, pessoal para cuidar dos objetos do Templo, funcionários de almoxarifado, setor financeiro... Além disso, eles eram organizados também em turnos de serviço, para não ficar muito pesado pra ninguém. E toda essa divisão era feita por sorteio, com formação de equipes mesclando jovens e velhos, experientes e novatos. Tudo para deixar o dia-a-dia do Templo bem ordenado. Davi era ou não era um baita dum Administrador???

Dia 136: 1º Crônicas 19-22

(*** 16 de Maio de 2011 ***)

Vitorioso na guerra, derrotado no caráter

Davi venceu os amonitas (que tiveram a insanidade de arrumar briga com Israel à toa), os sírios e os filisteus. Deus o abençoava em todas as suas campanhas e o exército israelita sempre saía vencedor dos conflitos. O reino cresceu em território, riqueza e respeito. No entanto, apesar do livro não detalhar, sabemos bem o que ocorreu no comecinho do capítulo 20. Davi resolveu ficar em casa, enquanto Israel estava na guerra. E o pior acabou acontecendo...

Contradição Bíblica


Como você já sabe, minha intenção com este Blog não é polemizar, mas buscar respostas para os questionamentos bíblicos mais comuns. Além disso, eu tento, com esse estudo um pouquinho mais cuidadoso, esclarecer as minhas próprias dúvidas acerca de alguns textos. Quero frisar, portanto, que as observações a seguir são fruto de pesquisas e resultado de reflexão individual. Se você tem alguma opinião diferente ou percebeu algum ponto não coberto por mim, sinta-se à vontade para deixar um comentário.

Afinal, quem fez Davi contar o povo: Deus ou Satanás? Uma possível contradição bíblica se apresenta logo no primeiro verso do capítulo 21 de 1º Crônicas, quando comparado ao 1º verso do capítulo 24 do 2º livro de Samuel. Veja:

"Em outra ocasião, o SENHOR ficou muito irado com o povo de Israel e levou Davi a prejudicá-los. Deus disse a Davi: - Vá e faça a contagem do povo de Israel e de Judá." (2º Samuel 24:1)
"Satanás quis criar problemas para o povo de Israel e por isso levou Davi a fazer uma contagem do povo." (1º Crônicas 21:1)

E então... A Bíblia está se contradizendo? No way! Os livros de Crônicas complementam os livros de Samuel e de Reis, assim como os Evangelhos "conversam" entre si. É preciso ter bom senso antes de sair por aí dizendo que a Bíblia se contradiz. 
 
É o seguinte: como você sabe, Deus é soberano. Nada acontece sem a autorização dEle. Nenhum fio de cabelo cai da sua cabeça sem que Ele saiba (Lc 12:7). Deus ficou tão aborrecido com Israel que decidiu permitir que Satanás influenciasse Davi a pecar. Obviamente, Davi tinha o livre arbítrio para escolher não desobedecer. Joabe, inclusive, alertou o rei várias vezes sobre o erro de contar o povo, que demonstrava orgulho e vaidade do monarca. Mas Davi sucumbiu. Então, Satanás levou Davi a pecar, com permissão de Deus. Cada um, claro, com seu propósito: Satanás desejava a destruição de Davi; Deus, no entanto, queria humilhá-lo para ensinar a Israel uma lição de obediência. Foi o mesmo que aconteceu com Jó, com Jesus, com Saul, e por aí vai... Satanás não faz nada sem que Deus permita, e a Bíblia não esconde isso.
 
De pai pra filho

Davi juntou todo o material que pôde para facilitar o trabalho de Salomão na construção do Templo. Mais do que isso, Davi deu a Salomão importantes conselhos, de pai para filho:

- Construa um templo para o Senhor na sua vida.
- Use a cabeça.
- Viva de acordo com as leis de Deus.
- Obedeça ao Senhor para ter sucesso.
- Seja firme e corajoso.
- Não desanime e não tenha medo.
- Trabalhe duro.

Dia 135: Salmos 87-89

(*** 15 de Maio de 2011 ***)

Cidadão de Jerusalém
Leia: Salmos 87

Quando li esse capítulo pela primeira vez, tomei um baita susto: Babilônia como uma das nações obedientes a Deus? Como assim? Mas aí me deu conta de que esse Salmo é uma profecia (você sabe que eu me amarro nelas!). O grupo de Corá, autor dessa passagem, está falando da Nova Jerusalém, da Cidade Santa. Todos os povos da Terra, até mesmo os que moram distante, podem ser cidadãos dessa cidade. Até os que viveram em locais terríveis, e até mesmo aqueles que praticaram os atos pecaminosos de suas cidades de origem, podem ter seus nomes inscritos na lista de cidadãos da Cidade do Senhor. Aquele que crê e aceita Jesus Cristo como Senhor e Salvador de sua vida, torna-se cidadão do Céu. E eu creio que é sobre isso que o Salmo 87 está falando. Leia-o com atenção e reflita nessa mensagem.

Sofrimento
Leia: Salmos 88


Uma das sacadas mais geniais do livro dos Salmos é que ele nos ensina como orar. Há momentos de louvor e adoração, há pedidos de socorro, mas há também questionamentos, súplicas, relatos de sofrimento e dor. Orar é isso. Orar é conversar com Deus. Deus não tem medo das suas perguntas - afinal, Ele tem todas as respostas. Deus quer saber o que você sente, ouvindo cada palavra da sua boca. Se você está sofrendo, ore como o Salmo ensina. Busque a Deus, pergunte, fale a verdade, diga como você se sente. Ele com certeza ouvirá. E, em breve, você estará O louvando novamente. Sofrimento faz parte da vida. Ninguém gosta, mas que ajuda a crescer, ah! isso faz...

Ascensão e Queda do Rei Davi
Leia: Salmos 89

Esse Salmo é incrível, pois conta de maneira poética uma parte da trajetória do Rei Davi. Primeiro, começa exaltando o poder e as qualidades de Deus (1-16). Depois, fala da escolha de Davi para ser rei de Israel e a promessa do Senhor de que Davi sempre teria descendentes no governo (17-37). Mas, por causa do pecado cometido com Bate-Seba, Davi viu a sua vida ruir, pois foi perseguido pelos próprios filhos e enfrentou muitas desgraças dentro de sua própria casa (38-45). O poeta roga pela ação libertadora de Deus, para que o reinado de Davi seja rapidamente restaurado, restaurando de novo a paz em Israel (46-51). E, como último detalhe, termina o poema louvando a Deus, mesmo sem saber se sua oração terá uma resposta favorável (52).

Dia 134: 1º Crônicas 16-18

(*** 14 de Maio de 2011 ***)

Uma importante mensagem
Leia: 1º Crônicas 16

O capítulo 16 é maravilhoso! É um hino de louvor a Deus, composto por Davi, logo após cumprir a importante tarefa de trazer a Arca da Aliança de volta a Jerusalém! Imagine só a alegria do povo de Israel, após ter ficado tantos anos longe dela. A Arca, naquele tempo, significava a presença de Deus na Terra. Onde quer que a Arca estivesse, ali estaria o Espírito Santo. Por isso ela era tão santa. Por isso que a sua simples estada entre os filisteus trouxe tantas desgraças àquele povo, mas enquanto esteve em terras israelitas foi fonte de bênção para quem a guardou.

Mas é o último verso que me impressionou. É uma importante mensagem que Deus quis fazer chegar até os nossos dias: "Então todos foram para casa, e Davi também foi, a fim de passar algum tempo com a sua família." (1º Crônicas 16:43) Isso não é fantástico?


Davi era o rei de um grande território. Passava longas temporadas em campo de batalha, na guerra. Também gastava muito tempo resolvendo as questões de Estado, e julgando os casos mais graves e petições do povo. Talvez Davi fosse um workaholic! Na verdade, Davi fazia o que precisava ser feito, sempre buscando a vontade de Deus. Mas Deus conhece nossas necessidades, e deu uma folguinha para que todo o povo pudesse ir para casa, inclusive o rei, que foi curtir a família. Entenda essa lição: vá para guerra todos os dias, mate leões e gigantes, cumpra as missões de Deus... mas não esqueça de cuidar da sua família. Ela é a base da sociedade cristã. Se você não der atenção a ela, o diabo vai...

De olho no futuro
Leia: 1º Crônicas 17

Davi desejou construir um Templo para Deus. No entanto, apesar de apreciar a iniciativa, Deus não quis que Davi seguisse adiante. O Senhor decidiu que o construtor de Sua casa seria o próximo descendente do rei. E fez a Davi grandes promessas, de paz e prosperidade, bênçãos que seriam derramadas sobre a sua linhagem. E Davi, surpreso e agradecido, orou a Deus, pedindo a proteção e o cuidado do Senhor para seus filhos, netos, bisnetos...

Davi tinha visão de futuro. Não importava apenas o que ocorreria em seu "mandato", mas também na continuação do desenvolvimento e crescimento do povo de Israel sobre a Terra. O rei queria ver o nome de Deus conhecido em todo mundo, e não seu próprio nome. Quem dera se os políticos de hoje também pensassem assim, né?!

Um rei justo

Deus deu ao rei Davi muitas vitórias. Não tinha pra ninguém naquela época. Era ouvir o nome dele e os povos vizinhos tremiam de medo, que nem vara verde! Com tanto poder concentrado nas mãos, esse homem poderia ter sido corrompido. Mas quanto mais Davi recebia de Deus autoridade, mais humilde e justo ele se tornava. O verso 14 é claro quando afirma: "Davi governou todo o Israel e fez com que o seu povo fosse sempre tratado com justiça."   É como se diz por aí: o cara não deixou que o poder lhe subisse à cabeça!

Dia 133: 1º Crônicas 13-15

(*** 13 de Maio de 2011 ***)

4 peneiras para uma boa decisão do líder



1) Peça conselhos de outros líderes (1): Quando Davi quis buscar a Arca da Aliança, primeiro foi consultar os líderes de Israel, a maioria deles pessoas mais experientes, mais espirituais e mais sábias do que o próprio Davi. Ao pedir conselhos de outros líderes, principalmente daqueles que estão "na estrada" há mais tempo do que você, pode ajudá-lo a dar uma "polida" na ideia, aparar as arestas, vislumbrar os possíveis problemas.

2) Ouça (2-3): Davi poderia muito bem ter dado uma ordem ao povo e exigido sua participação no retorno da Arca. Ele era o rei de Israel. Mas, tomado por humildade, quis saber primeiro se os israelitas achavam aquela ideia uma coisa boa. Abrir espaço para o diálogo, para ouvir aqueles que serão diretamente afetados por sua decisão é uma atitude fundamental para motivar e envolver os liderados no projeto (4).

3) Busque a vontade de Deus (2): Não basta ter a aprovação dos líderes e dos liderados. Se alguma coisa for contra a vontade de Deus, esqueça! Não vai rolar! O Senhor sempre dá a palavra final. Se você buscar a Sua vontade, tem grandes chances de agir corretamente.

4) Faça bem feito (7-11): A última peneira trata da execução. A sua ideia, decisão ou projeto pode ter passado pelas outras 3 peneiras, mas se na "hora H" você bobear... já era! Tudo tem que ser bem planejado, feito corretamente, de acordo com as melhores práticas. Conseguir a aprovação dos envolvidos e a bênção de Deus, mas falhar na execução, é como ficar sem gasolina pertinho da linha de chegada. Caso contrário, as consequências podem ser trágicas.

Enchente
Leia: 1º Crônicas 14

Já conversamos sobre essa passagem da vida do rei Davi. Mas uma parte de um versículo em especial me chamou a atenção: "Como se eu fosse uma enchente que derruba tudo, Deus me usou para abrir uma brecha no meio do exército inimigo" (1º Crônicas 14:11) 

Davi disse essas palavras após sair vitorioso de uma grande guerra contra os filisteus. Isso me fez refletir... Será que eu estou sendo usado por Deus para ser como uma enchente, que não encontra obstáculos aonde quer que vá, passando por cima das dificuldades e abrindo uma brecha no exército inimigo??? E você???

Volta por cima
Leia: 1º Crônicas 15

Davi aprendeu uma lição dolorosa, com a morte de Uzá. Mas aprendeu. Quando partiu novamente para buscar a Arca da Aliança, fez do jeito certo, como Deus queria: chamou os levitas para carregarem o símbolo da presença do Senhor na Terra (2; 12-15). Desta vez, deu tudo certo! Quando você faz algo seguindo direitinho as instruções de Deus, pode crer, você está no caminho certo.