domingo, 8 de maio de 2011

Dia 118: Salmos 74-75

(*** 28 de Abril de 2011 ***)

Colocando uma fita vermelha no dedo indicador de Deus
Leia: Salmos 74



A terra está arrasada. As casas, destruídas. As pessoas estão infelizes e amargas, e o salmista não tem mais esperança. Ele recorre a Deus, implorando ajuda. Ele entende que nada acontece sem a permissão de Deus, e por isso questiona. O salmista sabe que apenas o Senhor pode virar a mesa, mudar o rumo das coisas. E então, compõe essa canção para tocar o coração do Todo-Poderoso e para lembrá-lo de seu povo sofrido.

De vez em quando, devemos também nos humilhar diante de Deus e rogar para que Ele intervenha em nossas vidas e resolva nossos problemas. Tem coisa que não dá pra encarar sozinho. É claro que Deus não esquece de ninguém, mas Ele quer que você se lembre dEle.


O Julgamento Final
Leia: Salmos 75

Sem dúvida, este é um Salmo profético, acerca do final dos tempos. Ele fala que Deus já marcou a data e a hora do Julgamento Final, e que os maus serão separados dos bons e finalmente terão sua sentença. E enquanto esse dia não chega, o salmista nos convida a continuar anunciando as Palavras do Senhor!

  

Dia 117: 1º Reis 19-22

(*** 27 de Abril de 2011 ***)

Você não está sozinho
Leia: 1º Reis 19



Às vezes ficamos meio pra baixo, deprimidos mesmo. Bate um desânimo terrível e só temos vontade de comer e dormir (às vezes nem de comer!). O medo do futuro toma conta do nosso coração e ficamos sem esperança. Em momentos assim, sentimos uma baita solidão e a opressão da ansiedade.

Mas saiba que você não está só. Elias, um profeta mega poderoso, que já tinha realizado grandes milagres e atuado poderosamente na defesa da fé, temeu por sua vida. Imaginou estar lutando sozinho, remando sozinho contra a maré. Mas não era bem assim. Deus estava com ele e não o deixou morrer de fome. Além disso, outros 7 mil permaneciam firmes nos caminhos do Senhor. 


Entenda que, pelo mundo, há pessoas que estão passando pelos mesmos problemas que você, principalmente se você estiver sendo perseguido por pregar a Palavra ou por tentar se manter fiel aos preceitos bíblicos. Não ceda à pressão! Fique firme! Você não está sozinho!


Eliseu: estagiário de profeta

Deus ordenou que Elias ungisse Eliseu como profeta. E isso foi feito de maneira bem legal: Elias passou por Eliseu (que, veja, estava trabalhando no campo) e lançou sobre ele a sua capa. A partir daquele momento, Eliseu passou a ser ajudante de profeta - traduzindo: estagiário! Eliseu começou de baixo, começou ralando muito, até chegar a ser um grande profeta em Israel, como veremos. Pense nisso: na maioria das vezes, é preciso ter paciência e começar aos poucos. O sucesso vem pra quem trabalha duro e não se importa de aceitar as tarefas mais complicadas.

 
MSN
Leia: 1º Reis 20

O rei da Síria reuniu um grande exército para destruir Israel. Mas antes, bateu um papo com Acabe, através de mensageiros:

Poderoso Ben-Hadade está on-line.
Akabe_Israelita está on-line.
Poderoso Ben-Hadade diz: Me dá tudo o q vc tem, Akabe
Akabe_Israelita diz: OK, sem problemas.
Poderoso Ben-Hadade diz: Amanhã uns camaradas meus vão ver o que tu tem aew de bom no teu palácio.
Akabe_Isrelita diz: Pow, mano! Aew tu tá de onda né? Num vai rolar não.
Poderoso Ben-Hadade diz: Vou passar o rodo em Samaria. Se cada soldado meu levar um punhado de terra, Samaria vai sumir do mapa!
Akabe_Israelita diz: Ô sírio, deixa de caô! Cão que ladra não morde! Depois da luta a gente vai ver quem é que é poderoso merrrrmo. Cai dentro!
Poderoso Ben-Hadade sai desta conversa.

Acabe consultou o Senhor e foi vitorioso em duas oportunidades. Com poucos homens, Israel conseguiu destruir duas vezes o poderoso exército Sírio. Então os sírios fizeram um acordo de paz e Acabe aceitou. Poupou o rei Ben-Hadade e por isso foi condenado por Deus. Afinal, Ben-Hadade deveria ser morto (42).

Má influência
Leia: 1º Reis 21

O rei Acabe era um banana. O cara queria porque queria a plantação de uvas de Nabote, e quando ouviu um "não" como resposta, fez biquinho, foi pra casa e, emburrando, passou o dia na cama. Então Jezabel - ô cobra! - conseguiu, por meio de métodos corruptos, tomar a vinha do coitado do Nabote. Isso deixou Deus muito chateado. E ele condenou outra vdz Acabe a terríveis coisas. Mas Acabe reconheceu seus erros e se humilhou diante de Deus. E, você conhece o Senhor, né? Ele é misericordioso, e livrou a cara do Acabe... pelo menos por um tempo.

Acabe foi o pior rei de Israel. Foi o que fez mais besteira e o que desagradou mais a Deus. E tudo o que fez foi por má influência de sua bela esposa, a tal da Jezabel (25-26). Aliás, para mim era ela que governava. Acabe era só um "testa-de-ferro".

A voz do povo não é a voz de Deus
Leia: 1º Reis 22

Depois de ter vivido em paz com os sírios por 2 anos, Acabe se invocou e quis partir pra briga de novo. E chamou Josafá, rei de Judá, para dar uma força. Mas Josafá era homem de Deus e queria saber a opinião do Senhor antes da guerra. Então Acabe chamou uma pá de profetas pagãos que disseram o que apoiaram a empreitada. Mas Micaías, profeta do Senhor, disse que aquilo ia babar. Acabe não quis saber e foi pra guerra mesmo assim. O que me impressionou foi o fato de Josafá também ter entrado nessa barca furada, mesmo depois de ter ouvido a mensagem de Deus através de Micaías. 

Enfim, Acabe era malandrinho e foi disfarçado pra luta, enquanto Josafá (muito ingênuo) foi com suas roupas reais. Mas Deus já tinha decretado o fim de Acabe. Um soldado sírio atirou para o alto uma flecha, a esmo, e essa danadinha acertou em cheio Acabe, bem nas juntas da armadura, onde não havia proteção. Acabe morreu e aconteceu direitinho o que já tinha profetizado Elias.

Não dá pra brincar de esconde-esconde com Deus.

  

Dia 116: Salmos 72-73

(*** 26 de Abril de 2011 ***)

Uma oração pelos governantes
Leia: Salmos 72

Quantas vezes você reclamou do seu prefeito, do governador ou do presidente do País? Quantas vezes você já protestou contra o seu professor, diretor de escola, reitor da universidade? Quantas vezes você falou mal do seu chefe pelos corredores da empresa? Isso sem falar das vezes em que você se revoltou contra os seus pais... Mas, seja sincero: quantas vezes você orou por eles? Você se lembrou de tirar um tempo para pedir a Deus sabedoria e sucesso para suas autoridades nesta semana? Não?

Nem sempre nossas autoridades são legais conosco. Mas no dia em que entendermos que o sucesso de uma pessoa que está sobre nós pode significar também o nosso sucesso, talvez amplie nossa visão das coisas. Aliás, você já parou para pensar que talvez o fato de que a política nacional ou a organização em que você trabalha não estão assim tão bem por falta de oração?

Davi nos deixa um exemplo fantástico de oração pelas autoridades. Ele ora para que Deus faça com que as autoridades:

1 - Sejam justas.
2 - Cuidem dos pobres e necessitados.
3 - Prosperem.
4 - Sejam respeitadas.
5 - Tenham misericórdia e boa vontade.
6 - Honrem à Deus.


Sempre que lembrar, coloque algumas das autoridades que te cercam em sua listinha de oração. Isso pode causar uma revolução muito maior do que uma passeata, uma greve, ou uma manifestação violenta. Você muda o mundo quando se ajoelha diante do Senhor! Acredite nisso!


Será que o crime compensa?
Leia: Salmos 73

Você já deve ter pensado nisso. Afinal, porque na vida real os bandidos geralmente se dão bem? Por que a maioria dos crimes não são solucionados e os criminosos conseguem sair impunes? Será que vale a pena manter a dignidade e a honestidade, mesmo quando estamos rodeados de sujeira? O carinha que bagunça o dia inteiro mas cola na prova tira notas altas, enquanto você rala estudando até de madrugada, faz a sua prova sem olhar para o lado e tem dificuldades para conseguir alcançar a média... Será que vale a pena? Não é melhor colar também? Não é melhor me dar bem a qualquer preço? 

O salmista tinha as mesmas dúvidas. Ele chegou até mesmo a quase abandonar os caminhos de Deus. Ele teve inveja dos maus e dos desonestos, e ficou revoltado contra o Senhor... Ele quis ter vida mansa e dinheiro fácil, assim como os outros. Ele olhou para a própria vida e ficou sem entender o porquê. O salmista cometeu o erro de se comparar com o mundo.
O cristão do texto passou por uma baita crise existencial até que teve um insight quando foi à igreja (17). Ele entendeu que, ainda que essas pessoas tenham sucesso e enriqueçam às custas de negociatas, violência ou corrupção, seu tempo é curto... elas um dia cairão. E mais: a recompensa dos bons é no céu, onde ela é eterna... Quem pratica a maldade tem mesmo é que tentar aproveitar ao máximo aqui na Terra, porque depois daqui mano... a punição é para sempre (20,27)!

O crime, afinal, não compensa! Ainda que você escape das mãos da polícia e da sociedade, jamais vai conseguir escapar das mãos de Deus. O que procura ser correto, porém, pode viver tranquilo e buscar a ajuda do Senhor sempre que precisar. Pense nisso e tome uma decisão!