segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Dia 024: Êxodo 17-19


Tirando àgua de pedra
Leia: Êxodo 17

É sexta-feira. Seu patrão chega no fim do expediente e pede um relatório. Você diz que sim, mas por dentro pensa: “Esse cara quer que eu tire água de pedra!” Esse ditado antigo, que em algumas regiões muda de versão, com leite no lugar da água, pode muito bem ter sua origem no texto de hoje (1-7). Tirar água da pedra significa fazer milagre, tentar resolver uma situação muito difícil, conseguir recursos de onde aparentemente não há nada. E foi isso que Moisés fez, quando o povo de Israel abriu o bocão para reclamar, de novo! Moisés, coitado, ficava numa “sinuca-de-bico” danada, entre Deus e o povo. Mas daí reconhecemos outra verdade sobre liderança: quando as coisas vão bem, você pode até ser elogiado, mas se algo dá errado... aaaaaahh! O líder é o primeiro a tomar pedrada!

Ergueeeei, as mãaaos...

Israel perambulava no deserto, cheia de gado, ouro e outros badulaques de valor trazidos do Egito. Uma multidão de escravos, sem treinamento para a guerra. Um bando de foragidos. Presa fácil, certo? Pensando nisso, os amalequitas, nação beligerante e ávida por tesouros, resolveu cair matando pra cima dos judeus. Foi a primeira batalha que Israel enfrentou (e olha que serão muitas ao longo da Bíblia e até hoje!!!). É a primeira vez também que a Bíblia cita o nome de Josué, que posteriormente vai ocupar o lugar de Moisés como líder do povo de Deus.

E acontece uma coisa bem legal aqui. Enquanto Moisés ficava com os braços levantados, segurando seu cajado (sim, aquele mesmo, o que virou cobra, o que abriu o mar, o que tirou água da rocha) o povo de Israel – sem treinamento, sem armas... lembra? – vencia. Quando Moisés abaixava os braços, os amalequitas venciam... Moisés, coitado, cansou. O sangue desceu né? Solução: Arão e Hur seguraram os braços do homem até o dia acabar, e assim Israel venceu. Outra lição importante: todo líder precisa de pessoas de confiança para segurar a onda quando o cansaço bate! (8-16)

O princípio do “empowerment”
Leia: Êxodo 18

A Bíblia lança as bases da Administração. Consigo ver em várias passagens princípios que até hoje são aplicados nas organizações. Isso porque eu sou administrador. Se você for médico, com certeza encontrará princípios de medicina; se for advogado, vai achar bases do direito; se for professor, de pedagogia... e assim por diante, porque a Bíblia é uma coisa viva, uma Palavra que fala especificamente a cada um. E pra mim, aqui ela tá falando de Administração (hehehe).

Jetro, sogrão de Moisés, veio encontrá-lo (1-6). No dia seguinte, depois de jogar conversa fora e falar sobre as peripécias do povo (7-9), Jetro percebeu que Moisés passava o tempo todo julgando os problemas do povo e ensinando as leis de Deus. Moisés estava agoniado, sem tempo pra nada. Ele centralizava tudo e assim tornava todo o processo muito lento e pesado, tanto para ele quanto para o povo (13-18). Jetro, um cara sagaz, deu um ótimo conselho a Moisés: “empoderar” (19-27). O empowerment, palavra de origem inglesa e difícil tradução, significa, no vocabulário da Administração, “delegar”, “dar poder”. É uma forma de compartilhar responsabilidades para gerar comprometimento e descentralizar os processos, dando assim maior velocidade e eficiência nos processos decisórios da organização. Seguindo o conselho do sogro, Moisés delegou funções, conforme o organograma abaixo:

Desafio365 - O Conselho de Jetro
Muito show de bola, né? Assim, Moisés tinha mais tempo para a família, mais tempo para se dedicar ao estudo e ensino dos mandamentos de Deus, mais tempo para descansar!!! E o povo não precisava esperar tanto para ter uma questão resolvida.

Agora veja os pré-requisitos para ser um líder em Israel, naquela época (21): pessoas capazes, tementes a Deus, confiáveis e honestos... em TUDO! Será que você seria um dos escolhidos para liderar o povo junto com Moisés? O que está faltando?

Contagem regressiva para os Dez Mandamentos
Leia: Êxodo 19

Neste capítulo, Deus começa a preparar o terreno para firmar as bases da ética e da moral cristã: os Dez Mandamentos. O povo deveria se purificar e guardar distância segura do monte Sinai. Apenas Moisés poderia subir. O povo renovou os votos de obediência a Deus e Moisés foi ouvir o que Ele tinha para dizer...


Alterações na conta Google

Caros Leitores!

Estou efetuando algumas alterações na minha conta Google. Por conta disso, os vídeos postados no meu canal no YouTube poderão ficar indisponíveis. Além disso, é possível que as atualizações do Feed RSS e dos encaminhamentos via email sofram algum tipo de problema. Estou me esforçando para que tudo seja solucionado até quarta-feira. Caso você pare de receber os posts em seu correio eletrônico, por favor, efetue aqui seu recadastro.

Obrigado!