domingo, 10 de abril de 2011

Dia 099: 1º Samuel 26-29

Uma lição sobre respeito às autoridades
Leia: 1º Samuel 26





Davi sabia respeitar suas autoridades. Ele reconhecia que quem está no poder só está lá por causa da vontade e da permissão de Deus. Por isso, ele nos ensina uma importante lição: não importa se a autoridade que está sobre você é chata, desagradável, incapaz ou tirânica – você deve respeitá-la (11). Sim, é uma palavra difícil de digerir, mas é isso mesmo! É por isso que você precisa ficar atento. Você pode questionar, tentar compreender, buscar motivos nas atitudes de suas autoridades, mas jamais desrespeitá-la (18). Deus não diz que quem está no topo está sempre certo! Se você percebeu uma falha, talvez seja sua missão informar seu líder e ajudá-lo a corrigir o curso (21). Mas lembre-se: sempre com respeito.

Quem são suas autoridades? Seus pais, seus professores, seu chefe, seu pastor, seu líder de grupo pequeno, seu prefeito, seu governador, seu presidente... e todas as pessoas que, de certa forma, foram colocadas por Deus numa posição de liderança, acima da sua. Deus com certeza tem um propósito para você e também para ela a cada situação que acontece.

Como você desrespeita uma autoridade? Além das clássicas, que são as insubordinações, a resposta atravessada, o comportamento indisciplinado e o desprezo, há outras, mais sutis: falar mal pelas costas, fazer piadinhas, "puxar o tapete"... Pare um pouco e pense em quem são as suas autoridades hoje e o que você tem feito em relação a elas... Cuidado! Veja bem o que diz o verso 9:

Mas Davi respondeu: - Não o mate, pois o SENHOR Deus castigará quem levantar a mão para matar o rei que ele escolheu.

Sujo de sangue

Sim, Davi era sanguinário. Depois que ele passou a viver entre os filisteus, para sair do raio de ação de Saul, Davi atacava os povos vizinhos e matava todo mundo: homens, mulheres, crianças... A Bíblia não esconde os "podres" de ninguém! Davi detonasse apenas os povos pagãos, que não adoravam a Deus. Mas isso também não era legal. Você vai ver, depois, que Deus não permite que Davi construa o Templo justamente porque tinha as mãos sujas de sangue, pelas muitas batalhas que enfrentou: afinal, Davi era um pastor de ovelhas, transformou-se num grande soldado e, somente bem depois, foi rei. E como rei também se envolveu em muitas e muitas guerras.

Não vou meter meu nariz aqui

Olá, caro leitor! Se você veio até aqui doido pra saber o que eu acho a respeito do episódio da médium, tenho que lhe informar que, desta vez, vou ficar devendo. Ainda que eu tenha minha opinião pessoal e tenha batido (muito) a cabeça para entender o texto, qualquer comentário que eu fizesse aqui seria apenas uma visão limitada. Por isso, deixo alguns links que poderão dar algumas ideias. Acesse e tire suas conclusões, mas lembre-se disso aqui. Quem sabe no próximo ano eu resolva meter meu nariz nessa polêmica:


"Davi não é bem-vindo"

Foi exatamente isso que os governadores filisteus disseram, quando ficaram sabendo que Aquis, filisteu que acolheu Davi por mais de um ano em Ziclague, iria levá-lo a uma batalha contra os judeus. Ficaram com medo de que Davi pudesse se voltar contra eles no meio da briga. E há 3 coisinhas nesse capítulo que eu gosto muito:

1) Aquis era crente? Aquis era filisteu, mas acho que Davi deve ter evangelizado o cara. Veja como ele fala em Deus pelo menos umas duas vezes!
2) Aquis defendeu Davi: O filisteu botava a mão no fogo por Davi!
3) Davi continuava obediente: Veja que, mesmo do outro lado, Davi continuava obediente à autoridade, ou seja, servia a Aquis, mesmo sendo ele um filisteu. E o servia muito bem, com fidelidade!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário