domingo, 3 de abril de 2011

Dia 088: Rute 1-4

Aonde você for, eu vou!
Leia: Rute 1

Noemi passou por maus bocados em Moabe. Depois de ter saído de Israel por causa de um período de fome, viu seu marido, Elimeleque e seus dois filhos morrerem num intervalo de 10 anos (1-5). Em dez anos, Noemi ("feliz") perdeu tudo o que tinha, e quis ser chamada de Mara ("amargura", 20-21)

Sem ter nenhuma perspectiva em Moabe, Noemi arrumou suas trouxas e tomou o caminho de volta para Israel. Suas duas noras, Orfa e Rute, a seguiram. Mas Noemi deu argumentos suficientes para que qualquer pessoa desistisse. Orfa voltou para a casa de seus pais. Mas Rute não (6-15). E eis que acontece um dos textos bíblicos mais lindos:
 

"Porém Rute respondeu: - Não me proíba de ir com a senhora, nem me peça para abandoná-la! Onde a senhora for, eu irei; e onde morar, eu também morarei. O seu povo será o meu povo, e o seu Deus será o meu Deus. Onde a senhora morrer, eu morrerei também e ali serei sepultada. Que o SENHOR me castigue se qualquer coisa, a não ser a morte, me separar da senhora!" (Rute 1:16-17)

Rute grudou na sogra! Que nem carrapato! Igual aquele "Sombra" que faz tudo o que o imitado faz! Rute decidiu deixar sua terra, sua família, sua zona de conforto. Tudo para servir à sua sogra! Tem gente que não faria isso nem pela mãe, que dirá pela sogra! Mas Rute fez... e fez bem feito!

Quando chegaram a Belém, a cidadezinha ficou agitada (19)! Cidade pequena é fogo! Tudo é notícia quente...

Ralação
Leia: Rute 2 



Os tempos estavam mesmo difíceis, e Rute foi arrumar trabalho catando espigas nos campos de Boaz. Mas ela não era contratada dele. Para entender esse capítulo, você precisa lembrar que Moisés deixou uma lei para os judeus, em Levítico 19:9-10; Deuteronômio 23:25; 24:19. A lei dizia que os pobres e os estrangeiros poderiam pegar as espigas que caíssem no chão durante a colheita. Era muita ralação, e Rute trabalhou o dia todo.Boaz, dono daquelas terras, ficou sabendo de tudo e foi bondoso para com Rute.

Jogando com o regulamento debaixo do braço
Leia: Rute 3 

Ao saber do que havia acontecido nos campos, Noemi percebeu que era a oportunidade de garantir um bom futuro para Rute. Então a sogra, conhecedora da Lei de Moisés, enviou Rute numa missão secreta. Rute cumpriu à risca as determinações da sogra, deitou aos pés de Boaz e pediu para que ele fosse o seu "resgatador" (entenda o conceito em Levítico 25:25; Deuteronômio 25:5). Boaz ficou muito feliz com tudo aquilo e decidiu que ia resolver a parada ao amanhecer.

Assinatura reconhecida em cartório? Que nada! Toma aqui meu chinelo!
Leia: Rute 4 

Seguindo à risca a Lei, Boaz foi falar com o parente mais chegado de Noemi. Mas o cara, quando soube que, além das terras, teria que ficar com a mulher também, resolveu deixar quieto e, com prazer, abdicou do seu direito em favor de Boaz. Na época, ninguém assinava contrato: na presença dos líderes da cidade, o tal parente entregou a Boaz sua sandália, mostrando que o acordo estava fechado! Então Boaz se casou com Rute. Tiveram um filho chamado Obede e viveram felizes para sempre!!!

O que acontece quando um homem de Deus encontra uma mulher de Deus


Rute era uma mulher de Deus. Bora espiar suas qualidades:
- Fiel e companheira (1:16-17).
- Decidida, não se deixava abalar (18).
- Trabalhadora e virada (2:2,7,15,17,23).
- Obediente (3:5).
- Boa reputação, garantida pelas atitudes (3:11).

Boaz também era cabra-macho do Senhor:
- Temente a Deus e bom patrão (2:4,22).
- Bom coração (2:9,13,15-16,20).
- Honesto (3:12-13).
- Cuidado com a aparência do mal (3:14).
- Generoso (3:15).
- De palavra (4:13).

E quando um homem temente a Deus encontra uma mulher obediente ao Senhor, só pode dar em uma coisa: BÊNÇÃO!!! Só pra lembrar, Boaz e Rute são antepassados de Davi e, consequentemente, de Jesus (4:17-22).

Manual: "Como tratar uma mulher"

Boaz era um homem no qual os homens precisam se espelhar. Ele era muito zeloso com a mulher. Cuidava das necessidades dela. Ele simplesmente fazia de tudo para que Rute fosse bem tratada. Mas mulheres, reparem que Rute fazia por merecer! (hehehe)

- Boaz alimentou Rute (2:14): Já esteve no mesmo ambiente que um mulher faminta? E sobreviveu? Brincadeiras à parte, prover a mulher sempre foi uma missão de Deus para o homem. Engraçado como mulher, mesmo sendo independente, gosta de saber se o cara vai ter como segurar a onda caso seja necessário...
- Boaz deu oportunidades para Rute crescer por si mesma (2:8): Boaz sabia que é importante que a mulher trabalhe, para preservar sua auto-estima.
- Boaz valorizou o que Rute tinha de melhor, e dizia isso pra ela (2:11-12; 3:10-11). 
- Boaz protegeu Rute (2:9,15-16; 3:14): Mesmo sem saber, Rute estava protegida por causa das atitudes de Boaz. Protegia inclusive sua reputação.
- Boaz deu segurança emocional para Rute (3:11a,13).
- Boaz não enrolou Rute (3:13b,18; 4:10,13): Prometeu, cumpriu logo e resolveu a parada. Simples assim!
Cara, como nós homens precisamos pegar o bizu com Boaz...

Observações interessantes

- Rute era MESMO trabalhadora. Além de catar espigas do chão, ela ainda debulhava o tribo e carregava o produto pra casa... a pé! E olha que era pra mais de 20 quilos (2:17-18)!!! Devia dar uma baita dor nas costas...
- Quando Rute optou por seguir Noemi, também escolheu servir a Deus (1:16c).
- Imagino que Rute era uma mulher nova e bonita, porque Boaz ficou surpreso quando foi escolhido para ser resgatador da moça (3:10).
- Rute não foi "requenguela" pra falar com Boaz não. Ela tomou banho, se perfumou e se ajeitou (3:3).
- Será que Boaz levou embora as sandálias do parente de Noemi e mandou o cara ir pra casa descalço? Ou era só mesmo simbólico?
- O nome OBEDE, do filho de Rute, significa "Servo".
- Apesar de querer ser chamada de Mara, a Bíblia continuou chamando-a de Noemi, porque a história ia ter um final feliz.


A grande sacada do livro de Rute

Não dá pra negar que a história de Rute é uma história de amor, digna de comédia romântica. Me surpreende até agora não ter virado minissérie! Mas a grande sacada de Rute é apresentada mesmo no comecinho do livro, comparado ao final do livro de Juízes:

"Naquele tempo, não havia rei em Israel, e cada um fazia o que bem queria." (Juízes 21:25)
"No tempo em que Israel era governado por juízes (...)" (Rute 1:1)

Percebeu? Não? Vimos que, no período dos Juízes, a coisa era meio anárquica em Israel. A imoralidade, a cobiça, a idolatria dominavam o povo. Caos total, assassinatos, abusos, insegurança... E todos eram infiéis, certo? Era difícil achar alguém justo e honesto, mas daí entra o livro de Rute e nos apresenta pelo menos 3 pessoas que não se deixaram contaminar por essa onda maligna. Veja que Noemi, Rute e Boaz seguiam à risca a Lei deixada por Moisés, adoravam a Deus e não tiravam vantagem dos outros. Rute poderia ter ficado em Moabe, ou ter escolhido um marido mais novo. Boaz poderia ter se casado com Rute sem consultar ninguém. Noemi poderia ter se tornado realmente uma mulher amarga e sem esperança. Mas a diferença é que eles temiam a Deus... e isso fez toda a diferença! A minha oração é para que, quando Deus olhar para a Terra, possa encontrar VOCÊ fazendo o que Lhe agrada, mesmo que todo mundo em volta esteja fazendo besteira! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário